O Museu Ferroviário Estação João Felipe comemora, neste mês, um ano desde sua inauguração. Para celebrar a data, a programação de novembro inclui oficinas infantis, rodas de conversa com ferroviários e diversas atividades alusivas ao aniversário. Uma novidade para o público será a oferta de visitas mediadas sem agendamento prévio sobre aspectos da ferrovia, chamadas “Trechos” e “Trechinhos”, voltadas para adultos e crianças, respectivamente. Com acesso gratuito, o espaço integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sendo gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Em um ano, cerca de 70 mil visitas foram registradas em um ano nas mais de 320 atividades promovidas pelo espaço cultural. O Museu Ferroviário foi o quinto equipamento a integrar o Complexo Cultural Estação das Artes, que aglutina Estação das Artes, Mercado AlimentaCE, Kuya – Centro de Design do Ceará e Pinacoteca do Ceará.
A primeira exposição de longa duração na estrutura, “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia no Ceará”, segue em cartaz de quarta-feira a sábado, das 12h às 20h, e domingos, das 9h às 17h, com visitação gratuita e aberta ao público. A curadoria é assinada por André Scarlazzari e Marcus Braga. A entrada é permitida até 30 minutos antes do fechamento do Museu, situado em um dos pavilhões da Pinacoteca do Ceará, antigos galpões da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA).
Nos trilhos do tempo
No dia 17 de novembro, das 14h às 15h, haverá falas institucionais sobre a história do equipamento e seu acervo, cujos objetos são remanescentes do extinto Museu do Centro de Preservação da História Ferroviária do Ceará, em atividade de 1982 a 1999 nas antigas Oficinas Demosthenes Rockert — conhecidas como Oficinas do Urubu.
No mesmo dia, das 15h às 15h30, serão apresentadas as esquetes “Da fazenda à padaria” e “Estação final”, com a Trupe “Caba de Chegar”. As obras inéditas foram concebidas por Haroldo Aragão e Cupertino Freitas a partir de textos sobre a via férrea.
Oficinas infantis
Nos domingos 10 e 24 de novembro, as crianças poderão participar de atividades de pintura. A oficina “Colorindo as Locomotivas” será realizada das 14h às 16h, no domingo (10). Ideal para os pequenos de 4 a 10 anos, a prática utiliza peças de gesso, tintas, pincéis e muita criatividade para dar cor aos trenzinhos.
Já a oficina “Pequeno Maquinista” ocorrerá das 10h às 12h, no domingo (24). A experiência apresenta, de forma lúdica, a importância do maquinista na ferrovia, sua função e os desafios da profissão. Os participantes levarão para casa um porta-retrato com sua foto como maquinista de um trem. Cada uma das atividades oferecerá 15 vagas, com inscrições por ordem de chegada.
Afrocearensidades
Dentro da programação comemorativa, haverá, ainda, a aula aberta “O lugar das negritudes no patrimônio e nos museus cearenses”, com o doutor em História Arilson dos Santos Gomes. A atividade será realizada na sexta-feira (22), e integra o II Festival Afrocearensidades, evento que marca as celebrações do Novembro Negro, mês da Consciência Negra.
Um passeio entre museus
Para encerrar a programação, o Museu Ferroviário e o Museu da Indústria realizam uma parceria inédita no dia 30 de novembro com a atividade Café nos trilhos: um passeio entre museus. A ação compreende visitas mediadas às exposições “Caminhos do Café no Ceará”, no Museu da Indústria, seguida de um percurso até a mostra “Nos Trilhos do Tempo: Histórias da Ferrovia do Ceará”, no Museu Ferroviário, das 15h30 às 17h.
Essa imersão explora o universo do café, desde sua origem na África até sua expansão por outros continentes e a chegada ao Ceará. A construção das linhas ferroviárias no estado foi essencial para facilitar o transporte dos grãos de áreas produtoras para os centros de comercialização, reduzindo custos e aumentando a competitividade do café cearense.
A atividade conta com 30 vagas, com inscrições virtuais no perfil do Instagram @museudaindustria na última semana deste mês.
Programação
Exposição “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará”
Quarta a sábado, 12h às 20h
Domingo, 9h às 17h
Entrada na exposição até 30 minutos antes do fechamento do Museu
6.11, quarta-feira, 14h às 16h
Roda de Conversa com Ferroviários
Tema: As pontes ferroviárias do Ceará
Onde: Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará
9.11, sábado, 16h às 16h30
Trechos, visitas mediadas espontâneas*:
Tema: A diversidade de trabalhadores da ferrovia e suas funções, com Yasmin Aiub
Onde: Museu Ferroviário Estação João Felipe
10.11, domingo, 14h às 16h
Oficina infantil Colorindo as Locomotivas
Onde: Ateliê 2 da Pinacoteca do Ceará
13.11, quarta-feira, 14h às 16h
Roda de Conversa com Ferroviários
Tema: Contos e causos ferroviários
Onde: Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará
16.11, sábado, 16h às 16h30
Trechos, visitas mediadas espontâneas*
Tema: A seca, os retirantes e sua relação com a ferrovia, com Jardelson Lima
Onde: Museu Ferroviário Estação João Felipe
17.11, domingo
10h30
Trechinho, visita mediada infantil espontânea*
Tema: “Viagem no tempo”, com Indira Sara
Onde: Museu Ferroviário Estação João Felipe
14h às 15h
Abertura – Falas institucionais | 1 ano do Museu Ferroviário
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
15h às 15h30
Esquetes “Da fazenda à padaria” e “Estação final”, com Trupe ‘Caba de Chegar’
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
22.11, sexta-feira, 16h às 18h
Aula aberta “O lugar das negritudes no patrimônio e nos museus cearenses”, com Arilson dos Santos Gomes
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
23.11, sábado, 16h às 16h30
Trechos, visitas mediadas espontâneas*
Tema: Ferroviário Atlético Clube, a Oficina do Urubu e os trabalhadores, com Amanda Tavares
Onde: Exposição de longa duração, Museu Ferroviário Estação João Felipe
24.11, domingo, 10h às 12h
Oficina infantil Pequeno Maquinista
Onde: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará
28.11, quinta-feira, 14h
Encontro de Museus Ferroviários do Ceará – Reunião autogestionada
Dentro da programação do 8º Fórum Nacional de Museus
30.11, sábado, 15h30 às 17h
Café nos trilhos: um passeio entre museus
Visitas mediadas às exposições “Caminhos do Café no Ceará” e “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará”
Onde: Museu da Indústria e Museu Ferroviário Estação João Felipe
*Sem necessidade de agendamento.