Em janeiro, o equipamento recebe ações voltadas para formação e difusão em design. O público também pode visitar a exposição “Tempo Presente em Nós” nas quintas aos domingos.

Como pontapé inicial para 2023, o Centro de Design do Ceará promove, entre os meses de janeiro e fevereiro, a programação ‘Férias no Centro de Design’, que inclui uma série de cursos livres, oficinas e atividades de formação abertas ao público. O período também abarca as ações do Mutuá – Encontros sobre Design e Inovação, encontros do projeto Leitura de Portfólios e visitas à exposição “Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação”.

O Centro de Design do Ceará fica no Complexo Cultural Estação das Artes, localizado no Centro. O espaço integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Confira aqui a programação completa do Férias no Centro de Design

Inaugurado em dezembro de 2022, o equipamento fomenta o pensamento de design no Ceará, com exposições, cursos e demais ações voltadas para difundir os conceitos e possibilidades da linguagem.

OFICINAS E CURSOS LIVRES

As atividades de formação incluem cinco cursos com duração de 20 horas, quatro oficinas e quatro palestras, com temas que variam entre jogos virtuais, moda, sustentabilidade, design gráfico, joalheria e literatura infantil. Todos os cursos e oficinas são abertos ao público, mas com limitação de vagas para cada atividade.

As ações são voltadas para pessoas a partir dos 13 anos de idade. Os interessados devem fazer inscrição por meio de formulários online, disponíveis na programação completa (ver abaixo).

O primeiro curso “Vire o Jogo – os games como ferramenta na transformação do cidadão” ocorre entre 9 e 13 de janeiro, ministrado pelo professor Daniel de Menezes Gularte, especialista na aplicação de jogos e gamificação em diferentes campos. Já entre os dias 16 e 20 de janeiro, o ilustrador e artista de storyboard Rafael Mourão do Carmo comanda o curso “Criação de Personagem”.

De 23 a 27 de janeiro, ocorrem as aulas de “Design Gráfico (básico e prático) para projetos sociais”, ofertada pelo designer Wesley Freitas. Entrando no tema da ecoeficiência, os dois últimos cursos são “Recupere Ecobags” e “Do lixo ao luxo, o upcycling na moda no desenvolvimento de produtos”, ministradas, respectivamente, pela designer de moda Vaneska Rebouças e pelo professor, designer de moda e arte educador Marcelo Belisário. Ambas ocorrem aos sábados, nos dias 14, 21 e 28 de janeiro, 04 e 11 de fevereiro.

Entre as oficinas, a primeira acontece no domingo, 8 de janeiro, com o tema “Upcycling e transformações Têxteis”, ofertada pela consultora e designer de moda Graziela Maciel. A oficina “Experimentações criativas em joalheria” ocorre no dia 15 de janeiro, ministrada pela designer de jóias Nathalia Canamary. Para encerrar, o ilustrador e artista visual Cauê Páscoa oferece duas turmas da oficina “Ilustração para Livros infantis”, a primeira no dia 22 e a segunda no dia 29 de janeiro.

As atividades promovidas foram selecionadas dentre as propostas submetidas no Edital de Credenciamento de Designers no Centro do Design do Ceará, ocorrido entre julho e setembro de 2022.

ENCONTROS DO MUTUÁ

Em janeiro, o equipamento recebe os últimos eventos do Mutuá – Encontros sobre Design e Inovação. O nome foi escolhido para a série de conversas sobre a cultura do design, envolvendo os mentores e mentorados do Programa de Mentoria INOVDESIGN Ceará, que ocorre em parceria do Centro de Design com o programa de aceleração de desenvolvimento de hardware do CriarCE. As atividades são abertas ao público.

Na sexta-feira, dia 6 de janeiro, acontece a palestra “Design: Entre forma e função política”, com a professora Camila Barros. Já no dia 13, o designer Érico Gondim fala sobre “Design e Tecnologia de Materiais”. Os encontros terminam no dia 20 de janeiro, com o designer industrial Antônio Carlos ministrando a palestra “Noções básicas de estratégia de comunicação e imagem nas empresas”.

Cada evento começa com uma palestra aberta ao público, com reflexões trazidas pelos mentores do programa. Após o momento da palestra, o encontro segue com discussões sobre os projetos de startups que vêm sendo acompanhados na mentoria desde outubro de 2022. Não é necessário realizar inscrição para participar dos encontros.

LEITURA DE PORTFÓLIOS

Também no equipamento, o público poderá participar dos encontros do projeto Leitura de Portfólios. Durante os encontros, estudantes e jovens profissionais do design apresentam seus portfólios e recebem orientações de professores e profissionais com vasta experiência na área.

Os encontros serão realizados nas quartas-feiras, dias 11, 18 e 25 de janeiro, a partir das 19 horas. Interessados em submeter portfólios para leitura devem realizar inscrição por meio de formulário online (https://bit.ly/3GGpZrJ). As pessoas interessadas em apenas acompanhar as discussões não precisam realizar inscrição.

O projeto é uma das ações de difusão do equipamento, com encontros programados entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, realizados em parceria com a Associação Ceará Design.

SEMANA DE MODA

O equipamento também promove, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, a Semana de Moda com Ruth Aragão. Criadora do projeto VesteResto e professora de moda, ela aborda temas como figurino, criação e cidade. As atividades também são abertas ao público.

No dia 30 de janeiro, Ruth Aragão ministra a palestra “VesteResto é Conversa Fiada entre Moda-Figurino-Cidade na Estação”, a ser realizada das 19h às 21h. A programação inclui também quatro dias da oficina “VesteResto na Estação: oficina de criação de figurino”, entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, das 19h às 21h e no dia 4 de fevereiro, das 14h às 16h.

EXPOSIÇÃO

A programação do mês envolve, ainda, a visita à exposição “Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação”, que possui aproximadamente 200 peças, partindo do fazer ancestral como principal saber do design, com a premissa que não há fronteiras entre a cultura popular, o design e a arte. Desta forma, a mostra reúne criações de designers contemporâneos, povos indígenas e quilombolas e mestres da cultura do Ceará.

A exposição foi inaugurada em dezembro de 2022, como parte das ações de abertura do equipamento ao público. Os horários de visitação são das quintas aos sábados, das 12h às 20h, e aos domingos, das 10h às 18 horas.

Serviço
Férias no Centro de Design
Data: 6 de janeiro a 11 de fevereiro
Local: Centro de Design do Ceará (Complexo Cultural Estação das Artes – Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA (clique aqui)

Mutuá – Encontros sobre Design e Inovação
Aberto ao público

Sexta, 6 de janeiro
8h – Design: Entre forma e função política
10h30 – Design e Inovação: apresentação de Startups EdukaBraile, Smart SOCK, Trama
Palestrante: Camila Barros
Local: Auditório do Centro de Design do Ceará

Sexta, 13 de janeiro
8h – Design e Tecnologia de Materiais
10h30 – Design e Inovação: apresentação de Startups OpentDTS, MedGastro, IasEG
Palestrante: Érico Gondim
Local: Auditório do Centro de Design do Ceará

Sexta, 20 de janeiro
8h – Branding – Noções básicas de estratégia de comunicação e imagem nas empresas
10h30 – Design e Inovação: apresentação de Startups FotoQuantum, ARM e Smap
Palestrante: Antônio Carlos da Silva
Local: Auditório do Centro de Design do Ceará

 

CURSOS LIVRES
Aberto ao público mediante inscrição online

9 a 13 de janeiro (segunda a sexta)
14h às 18h – Vire o Jogo – os games como ferramenta na transformação do cidadão
Professor: Daniel de Menezes Gularte
Local: Auditório do Centro de Design do Ceará
Limite de inscrições: 12 participantes
Inscrição: https://forms.gle/sAUV8w4kHCn1WsB68

16 a 20 de janeiro (segunda a sexta)
14h às 18h – Criação de Personagem
Professor: Rafael Mourão do Carmo
Local: Auditório do Centro de Design do Ceará
Limite de inscrições: 15 participantes (a partir de 13 anos)
Inscrição: https://forms.gle/bw9FmkTnKBa5uDWh7

23 a 27 de janeiro (segunda a sexta)
14h às 18h – Design gráfico (básico e prático) para projetos sociais
Professor: Francisco Wesley Freitas do Nascimento
Local: Auditório do Centro de Design do Ceará
Limite de inscrições: 12 participantes
Inscrição: https://forms.gle/HQGjUTTUvjVa3wmU9

14, 21 e 28 de janeiro, 4 e 11 de fevereiro (sábados)
08h às 12h – Recupere Eco Bags
Professora: Vaneska da Silva Rebouças
Local: Auditório do Centro de Design do Ceará
Limite de inscrições: 20 participantes
Inscrição: https://forms.gle/eKp7iA6og9MyWbY46

14, 21 e 28 de janeiro, 4 e 11 de fevereiro (sábados)
14h às 18h – Do lixo ao luxo, o upcycling na moda no desenvolvimento de produtos
Professor: Marcelo Augusto Belisário
Local: Auditório do Centro de Design do Ceará
Limite de inscrições: 20 participantes
Inscrição: https://forms.gle/cNVn5UrMHv6cgSyv6

OFICINAS
Aberto ao público mediante inscrição online

Domingo, 8 de janeiro
08h às 15h – Upcycling e transformações Têxteis
Professora: Graziela Maciel Santos de Oliveira
Local: Centro de Design do Ceará
Inscrição: https://forms.gle/iZVbLreMW2v8AcubA

Domingo, 15 de janeiro
08h às 15h – Experimentações criativas em joalheria
Professora: Nathalia Canamary
Local: Centro de Design do Ceará
Inscrição: https://forms.gle/JwD5rNwFXVFxCtTR8

22 e 29 de janeiro (domingos)
08h às 12h – Ilustração para Livros infantis
Professor: Cauê Pascoa
Local: Centro de Design do Ceará
Inscrição: https://forms.gle/xba9tkVasq819kdn6 (Turma 1 – dia 22)
https://forms.gle/myfYrBWAqox3PVYN8 (Turma 2 – dia 29)

LEITURA DE PORTFÓLIOS
Aberto ao público

11, 18 e 25 de janeiro (quartas-feiras)
19h – Leitura de Portfólios
Local: Centro de Design do Ceará
Inscrição para quem deseja levar seu portfólio: https://bit.ly/3GGpZrJ

SEMANA DE MODA

Segunda, 30 de janeiro
19h às 21h – Palestra VesteResto é Conversa Fiada entre Moda-Figurino-Cidade na Estação
Professor: Ruth Aragão
Local: Centro de Design do Ceará

Terça a sexta, 31 de janeiro a 2 de fevereiro e sábado, 4 de fevereiro
19h às 21h | 14h às 16h (apenas sábado) – VesteResto na Estação: oficina de criação de figurino
Professor: Ruth Aragão
Local: Centro de Design do Ceará

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.