A KUYA – Centro de Design do Ceará, espaço cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, foi homenageada como “Instituição de Apoio ao Design” por sua contribuição à valorização e fortalecimento do design brasileiro. Realizado pela ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design, o 14º Prêmio Brasileiro de Design 2024 é a maior premiação do setor no país, reconhecendo projetos e iniciativas que impactam o design no Brasil e no cenário internacional.
A cerimônia aconteceu no dia 3 de dezembro, no Teatro Bravos, em São Paulo, e reuniu profissionais e iniciativas que moldam o futuro do design no Brasil. A KUYA foi premiada como referência de instituição que apoia o design no Brasil, sua atuação junto à comunidade dos designers conectando o design à política pública da cultura para o desenvolvimento social e econômico.
KUYA: design como política pública e ferramenta de transformação
Desde sua inauguração, em dezembro de 2022, a KUYA tem se consolidado como uma política pública inovadora no Brasil. Mais do que um espaço cultural, tornou-se um centro estratégico que utiliza o design como motor para a economia criativa, valorizando as identidades locais e promovendo conexões globais.
Baseada em quatro pilares – design decolonial, ecoeficiente, regenerativo e político –, a KUYA abraça um modelo que respeita saberes ancestrais, promove práticas sustentáveis e impulsiona ações com impacto social.
“Essa homenagem reflete um trabalho coletivo e uma visão estratégica do design como vetor de transformação. Nosso objetivo é valorizar o potencial local, ampliando o impacto no cenário global. A KUYA é fruto de uma política pública da Secretaria da Cultura do estado do Ceará, gerida em parceria com o Instituto Mirante, para o campo do design. Precisamos fortalecer o ecossistema do design no Brasil e construir uma política pública inclusiva e forte para o setor.” destaca Rodrigo Costa Lima, diretor da KUYA.
Contribuição nacional e global
Em dois anos de existência, a KUYA realizou iniciativas que extrapolam as fronteiras do Ceará, consolidando-se como uma referência nacional:
Fomento à formação em design: cursos presenciais e online, oficinas e palestras que já alcançaram milhares de pessoas em diversas regiões do país;
Ateliês de cooperação formativa em design: em três edições, o projeto contemplou 4 ateliês em design no Ceará, com o objetivo de valorizar os saberes locais e promovendo inovação em comunidades;
Fomento à pesquisas em design: ações e programas voltados a memória do que já foi produzido no design feito no Ceará, para se pensar no presente e em inovações para o futuro;
Programa de Pesquisa SANKOFA: em duas edições, o programa tem foco na memória e na inovação, tendo realizado duas exposições, sendo uma delas com foco nos territórios, a partir da cocriação no ateliê_VinCO;
Festival KUYA Design Sul-Americano: conectando profissionais e temas interessantes para se pensar em políticas públicas para o design no cenário nacional.
Destaque no maior prêmio de design do Brasil
O 14º Prêmio Brasileiro de Design 2024 celebrou 13 categorias e 85 subcategorias, premiando os melhores projetos e homenageando iniciativas que fortalecem a diversidade, inclusão e internacionalização no design.
A KUYA foi destacada por sua capacidade de transformar o design em uma ferramenta de impacto social e cultural, criando pontes entre o local e o global.
O futuro do design no Ceará
A homenagem chega em um momento especial para a KUYA, que celebra seus dois anos de atuação. Para Mônica Rodrigues, assessora executiva da KUYA, o reconhecimento reafirma a importância de continuar ampliando ampliando diálogos e conexões:
“Queremos continuar sendo um ponto de conexão entre o local e o global, mostrando que o Ceará é um pulsar de inovação no design.”
Sobre a KUYA
Localizada no Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, a KUYA foi criada para inserir o design no pensamento de gestão cultural, posicionando-o como uma área estratégica.
“A gente tem muitas experiências privadas onde o design é visto sempre como um negócio, mas esse posicionamento do design como cultura a gente tem poucas referências no mundo”, afirma Rodrigo Costa Lima.
—
KUYA – CENTRO DE DESIGN DO CEARÁ
Dias de funcionamento: Quinta a domingo
Horários: Quinta a sábado: 10:00 às 17:00 | Domingo: 10:00 às 15:00
Local: KUYA — Centro de Design do Ceará | Complexo Cultural Estação das Artes
Endereço: Rua Senador Jaguaribe, 323, Moura Brasil, Fortaleza, Ceará
Redes sociais: linktr.ee/kuyadesignceara