Instituto Mirante de Cultura e Arte

O Instituto Mirante é uma Organização Social, sem fins lucrativos, constituída no ano de 2021, com o objetivo primordial de contribuir com a gestão de políticas culturais do Ceará, por meio da proteção, da valorização, do incentivo e do fomento às iniciativas artístico-culturais e ao patrimônio histórico e cultural do Estado.

REDE DE EQUIPAMENTOS CULTURAIS SOB GESTÃO DO INSTITUTO MIRANTE

Instagram

• Pinacoteca do Ceará •

A Pinacoteca do Ceará prorroga as inscrições para o II Ateliê de Pesquisa e Crítica da Pinacoteca do Ceará até amanhã (06). A formação oferece 30 vagas, com 50% delas destinadas às políticas afirmativas. Para saber mais sobre a inscrição no processo seletivo, acesse o site da Pinacoteca do Ceará, disponível na bio do perfil @pinacotecadoceara.

O professor e pesquisador Pablo Assumpção coordena a segunda edição do Ateliê, que tem como tema “O social como pele da obra: estudos críticos em artes visuais". Os ciclos formativos serão realizados de setembro a novembro de 2023, divididos em três ciclos temáticos com dois módulos cada. O acompanhamento dos módulos será de Tieta Macau, Rodrigo Lopes, Yuri Firmeza, Zwanga Nyack, Enrico Rocha e Andréia Pires.

📌 A Pinacoteca do Ceará é um equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da @secultceara, gerido em parceria com o @institutomiranteceara.

#pratodosverem as imagens possuem recurso de texto alternativo!

#PinacotecadoCeará #SecultCE #InstitutoMirante #GovernodoCeará
• Pinacoteca do Ceará •

A Pinacoteca do Ceará convida para uma experiência imersiva do Ateliê do Pirambu, com o artista Garcia, integrante do ateliê coletivo criado por Chico da Silva na década de 1960. A ação ocorre entre os meses de setembro a outubro de 2023, aos sábados, no equipamento cultural. A atividade oferece 25 vagas por encontro, por ordem de chegada, sem necessidade de inscrição prévia.

A primeira edição do evento ocorre neste sábado (2), das 15h às 17h, no ateliê 3, com mediação de Carlos Macêdo, assessor de pesquisa e documentação da Pinacoteca. 

Garcia guiará os participantes em seus processos de imersão criativa, buscando conectar práticas do artista com o público, que poderá dialogar com o pintor, além de trazer seu material de pintura para criar junto com ele. Durante os encontros, Garcia também receberá os artistas Hélio Rôla e Descartes Gadelha para partilhar suas experiências.

~ A Pinacoteca do Ceará é um equipamento da @secultceara, gerido em parceria com o @institutomiranteceara.

📸: Fernanda Siebra

#PinacotecadoCeará #SecultCE #InstitutoMirante #GovernodoCeará
O Instituto Mirante parabeniza e deseja boa sorte ao professor Custódio Almeida, novo reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), para o mandato 2023 - 2027. A cerimônia de posse, aberta ao público, ocorre nesta sexta-feira (25), às 17h, na Concha Acústica da Reitoria da UFC. 

Em sua trajetória profissional, Custódio assumiu diversos cargos de gestão administrativa na UFC. É professor titular do Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC) e cientista chefe da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE/ Funcap), desde 2021. Grande entusiasta da arte e cultura cearense, Custódio colaborou com a concepção e criação do Instituto Mirante de Cultura e Arte, junto a outros professores, gestores e pesquisadores do Estado. 

Custódio foi nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em 3 de agosto deste ano. A posse, que normalmente se dá em Brasília, ocorrerá na UFC em uma exceção acordada com o Ministério da Educação (MEC), garantindo a participação de estudantes, docentes, servidores e colaboradores da Universidade, além do público interessado.

Desejamos bons ventos para a Educação e para a Cultura do Estado do Ceará. 

~ Saiba mais

Custódio é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestre em Sociologia pela UFC, graduado em Computação pela UFC e licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente da UFC desde 1993, ele atuou como coordenador do Curso de Filosofia, chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, diretor do ICA, pró-reitor de Graduação entre 2007 e 2015 e vice-reitor da UFC de 2015 a 2019.

📷: @thiagomatine/ Estação das Artes

#custodioalmeida #ufc #educacao #culturaceara #institutomirante #universidadefederaldoceará
O Complexo Cultural Estação das Artes recebe, nesta quinta-feira (24), às 19h, o anúncio dos editais da Lei Paulo Gustavo.

A Lei Paulo Gustavo, de 08 de julho de 2022, dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19. 

Repost @secultceara | 💥 A LEI PAULO GUSTAVO VEM AÍ | O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, convida todas as pessoas para o anúncio dos editais da Lei Paulo Gustavo no Ceará nesta quinta-feira (24), às 19h, na @estacaodasartes.ce.

O evento contará com a presença do governador do Estado, Elmano de Freitas, e da secretaria da Cultura, Luisa Cela. Participe!

#LPGCeará #SecultCeará #GovernoDoCeará
• CCCariri •

Inaugurando o espaço expositivo, o Centro Cultural do Cariri (@centroculturaldocaririce) abre as portas, nesta sexta-feira (18), às 18h, para receber a mostra "Encarnado", de Efrain Almeida. A mostra é resultado de um longo processo de pesquisa, iniciado em 2020, com a produção do documentário "Ensaios para outros instantes: rasgos da paisagem" e constitui-se, também, do trabalho realizado pelo artista em três décadas.

Ao todo, os visitantes vão poder observar 25 obras que apresentam dimensões dos trânsitos e deslocamentos de um “Corpo-Pássaro”, que conecta a natureza do Cariri com a beleza do ato de criação artística. Um “Corpo-Pássaro” capaz de representar características do povo cearense quando alça voo em busca de novos horizontes. Uma metáfora sobre os fluxos contínuos e o movimento da vida. A poética do artista Efrain Almeida atravessa diferentes territórios e ativa relações entre a paisagem, o corpo, o sagrado e a autobiografia. 

A exposição “Encarnado” ficará aberta ao público até fevereiro de 2024 e seu acesso ocorre nos horários de funcionamento do Centro Cultural.

Serviço 
Abertura da exposição "Encarnado"
18 de agosto | Pequeno Palco - Piso 0 | Às 18h

📍 Centro Cultural do Cariri, Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, N 01 - Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato - CE.

~ O Centro Cultural do Cariri é um equipamento da @secultceara, gerido em parceria com o Instituto Mirante.

#centroculturaldocariri #governodoceara #institutomirante #culturaceara
• Pinacoteca do Ceará •

Na próxima sexta-feira, dia 18 de agosto, às 18h, a Pinacoteca recebe a crítica de arte, curadora independente, pesquisadora e escritora Lisette Lagnado. Ela realizará a aula aberta "Da Fratura Colonial às Histórias Coletivas". A atividade será no auditório do museu, com entrada gratuita e acessibilidade em Libras. 

🖼️ Se é verdade que as coleções museológicas foram erguidas em cima de mortes e bens saqueados, de que maneiras sacudir os valores perpetuados ao longo de séculos? A partir de uma breve recapitulação de exposições escolhidas no período de 2017 até hoje, que denunciaram a ideia de “raça” na construção do capitalismo mundial e o conceito de “colonialidade do poder” (Aníbal Quijano), responsável pela constituição de museus eurocêntricos, a aula pretende apresentar caminhos para a curadoria ir além do trauma do apagamento e das culturas silenciadas em nome do progresso.

📌  Sobre Lisette Lagnado: 
Crítica de arte, curadora independente, pesquisadora e escritora. Formou-se em Jornalismo pela PUC-SP, onde também defendeu mestrado em Comunicação e Semiótica. Tem doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Em 1993, fundou e coordenou o Projeto Leonilson, para organizar obras e documentos do artista cearense. 

🕗 PROGRAME-SE: 
Aula aberta "Da Fratura Colonial às Histórias Coletivas"
com Lisette Lagnado 
Sexta-feira, 18, às 18h
no Auditório da Pinacoteca

Obras presentes no card: "Xirê de Cura", Cecília Calaça, 2021. Acervo MAC-CE; "Cordel do sonho alheio", Merremii Karão, 2021. Coleção da Artista; "Rio-coral", Kulumym-Açu, 2020. Coleção do Artista; "Ferramentas Ancestrais", Gerson Ipirajá, 2020. Acervo da Pinacoteca do Ceará. 

📷: Lia de Paula.

#PraTodoMundoVer: este post possui texto alternativo.

~ A Pinacoteca do Ceará é um equipamento da @secultceara, gerido em parceria com o @institutomiranteceara.

#PinacotecadoCeará #SecultCE #GovernodoCeará #InstitutoMirante #AulaAberta #LisetteLagnado
• Edital de Seleção Pública •

[RESULTADO DEFINITIVO]

Já está no ar o resultado final do Edital de Seleção Pública 03/2023, destinado às pessoas com interesse em trabalhar na sede da instituição, na Estação das Artes e no Museu Ferroviário João Felipe. Ao todo, foram ofertadas 14 vagas de trabalho e 14 vagas para o cadastro de reserva.

Confira o resultado no link na bio.

Após a divulgação do resultado, os profissionais listados como aprovados deverão aguardar as datas de convocação dos respectivos cargos. Ressaltamos que a contratação e o início das atividades laborais estão condicionados às necessidades e ao planejamento orçamentário da instituição, e deve obedecer a ordem classificatória desta seleção. As pessoas em situação de Cadastro de Reserva e de Classificáveis ficarão em nosso banco de talentos durante um prazo de até 2 (dois) anos, como está descrito no item 12.8 do Edital. Dúvidas devem ser encaminhadas ao e-mail selecao@institutomirante.org.

O certame disponibiliza 45% das vagas para política afirmativa, sendo 25% para pessoas negras pretas e negras pardas, 5% para quilombolas, 5% para para povos originários/indígenas e 10% para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. A iniciativa foi estruturada pela Assessoria de Políticas Afirmativas, Articulação Social e Comunitária do Instituto Mirante.

~ A Estação das Artes e o Museu Ferroviário João Felipe são equipamentos da @secultceara, gerido em parceria com o @institutomiranteceara.

#EstacaoDasArtes #MuseuFerroviario #InstitutoMirante #SecultCeará #GovernodoCeara
This error message is only visible to WordPress admins
There has been a problem with your Instagram Feed.

YouTube

[youtube-feed]

parceria