A representação das populações negras no patrimônio e nos museus cearenses é tema de aula aberta no Museu Ferroviário Estação João Felipe

Com certificado de participação, a atividade com o pesquisador Arilson dos Santos Gomes integra a programação do II Festival Afrocearensidades
Museu Ferroviário. Foto: Marília Camelo

No mês da Consciência Negra, o Museu Ferroviário Estação João Felipe e o Programa Cientista Chefe da Cultura iniciam uma parceria para pesquisar e ampliar debates sobre a presença das populações negras no patrimônio e nos museus cearenses, com o objetivo de fortalecer a construção de políticas públicas culturais. A ação se inicia com uma aula aberta do professor Arilson dos Santos Gomes nesta sexta-feira, 22, das 16h às 18h. Com acesso gratuito, o Museu Ferroviário integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

A aula aberta “O lugar da representação das populações negras no patrimônio e nos museus cearenses” dialoga sobre hierarquia racial, racismo científico e construção imagética nas expografias, além de promover um debate interseccional sobre trabalho, classe e raça. Arilson dos Santos Gomes, que ministra a aula, é professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) nos cursos de Antropologia e Humanidades, realizando Estágio Pós-Doutoral no Mestrado Profissional em Ensino de História da UFC (2024). É também professor do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH/UNILAB) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (PPGH/UFC).

Arilson integra o Programa Cientista Chefe da Cultura, realizado por meio das secretarias da Cultura do Ceará (Secult), da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O objetivo da ação é unir o meio acadêmico e a gestão pública a partir de aplicações diretas de teorias, metodologias e ferramentas.

A atividade tem certificado de participação de 2 horas-aula.

II Festival Afrocearensidades

A aula aberta integra o II Festival Afrocearensidades, uma realização da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secult Ceará. Com o tema “Na Ginga dos Saberes Ancestrais”, o evento celebra o protagonismo negro e os saberes ancestrais dos povos tradicionais de matriz africana, promovendo uma vasta programação cultural que se estenderá ao longo do mês com atividades em todo o estado.

O Museu Ferroviário Estação João Felipe celebra, neste mês de novembro, seu primeiro ano de inauguração. Confira a programação comemorativa, que segue até o próximo dia 30.

Serviço: Aula aberta “O lugar da representação das populações negras no patrimônio e nos museus cearenses”, com Arilson dos Santos Gomes – II Festival Afrocearensidades
Quando: sexta-feira, 22.11, das 16h às 18h
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, s/n – Centro)
Evento gratuito e aberto ao público
Com certificado de participação