Artista Alexandre Heberte participa de live sobre Corpo-tecelão em performatividade promovida pelo Sobrado

O Café do Zé virtual será gratuito e com classificação etária de 16 anos

O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante, realiza o Café do Zé virtual com o tema “O que pode o fio na arte contemporânea?”, com o artista visual Alexandre Heberte, na próxima terça-feira, 20/02, às 19h, pelo Google Meet.

A live será uma vivência artística do Corpo-tecelão em performatividade que apresenta os conceitos urdume aberto e as tramas experimentais através dos artistas brasileiros Cildo Meireles, Hélio Oiticica, Lygia Clark, entre outros. Heberte convoca um vocabulário inventado para dividir com os/as participantes e os desdobramentos artísticos que o fio percorre, a trama em trânsito, desde os tempos remotos das cavernas.
A atividade proposta é prosa tecida, organizada, estruturada, pensada como enredo do artista em performance. Ação tecida de conhecimento e experiência prática desde que a tecelagem e as tramas experimentais entraram na vida de Alexandre Heberte. A tradição e contemporaneidade se entrelaçam na história da arte e em nossa cultura. O fio se reinventa.

Durante a live, o artista compartilhará a pesquisa de mestrado com o tema “Corpo-tecelão: urdume aberto às tramas experimentais, a partir de obras de artistas contemporâneos brasileiros” que refletirá sobre práticas artísticas a partir do elemento têxtil em performance, bem como, a trama como rede de conhecimento e conexões que se entrelaçam através da experiência coletiva.

Sobre o palestrante
Alexandre Heberte é natural de Juazeiro do Norte, no Ceará. É artista, professor, tecelão-performer. Mestre em Artes no PPGArtes pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), na linha Arte, Experiência e Linguagem. É licenciado em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes (2018). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em tecelagem e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa, produção, prática, ensino e reflexões das tramas experimentais e uso das linhas e dos fios no contemporâneo. Desenvolve projeto de pesquisa independente, com ações performativas em diferentes espaços da cidade.

Sobre o Percursos
A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado Dr. José Lourenço, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Serviço
Café do Zé – Live “O que pode o fio na arte contemporânea?
Ministrante: Alexandre Heberte
Classificação etária: 16 anos
Dia(s): 20 de fevereiro de 2024 (terça)
Horário(s): 19h às 21h
Local: Pelo Google Meet – Link: https://meet.google.com/xjr-jcnq-nyn