Na última semana de agosto, a Pinacoteca do Ceará realiza atividades para refletir sobre arte e tecnologia, além de oficina para confeccionar uma câmara escura. A programação ainda inclui as tradicionais atividades voltadas para crianças e visitas mediadas temáticas. O público pode participar gratuitamente da programação do museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
A programação tem início na quarta-feira (28), e os visitantes são convidados para praticar a meditação Sahaja Yoga na atividade “Yoga ao pôr do sol”, que será conduzida por Ceci Shiki no pátio da Pinacoteca do Ceará, das 17h30 às 18h30. Para participar, basta vir com uma roupa confortável. A atividade é voltada para todas as idades, com até 30 vagas a serem ocupadas por ordem de chegada.
Na quinta-feira (29), o “Percursos Entrelaçados + Ateliê: Entre territórios: Imagens Espectrais” vai até a exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” para uma visita mediada que dialoga com as obras e o trajeto da artista pela fotografia a partir de sua chegada ao Brasil. Os participantes também criarão suas próprias imagens espectrais com o auxílio de materiais educativos. A atividade será realizada das 16h às 18h e conta com interpretação em Libras.
Também na quinta-feira (29), o museu realiza a “Conversa de Ateliê Síntese: Arte, Ciência, Arte-Ciência”, com Leno Veras, Trojany e Milena Szafir. A atividade acontece às 18h no auditório da Pinacoteca do Ceará e conta com interpretação em Libras. Em parceria com o Itaú Cultural, o objetivo é fazer uma contextualização transdisciplinar que envolve os conteúdos e dados presentes na exposição em cartaz por meio do diálogo com os conteúdos que vêm sendo trabalhados no ambiente universitário e com a produção da artista cearense Trojany. A roda de debate se propõe também a criar um espaço com o objetivo de conectar instituições culturais e comunidades criativas que trabalham com dados digitais no contexto local.
Na sexta-feira (30), o museu realiza a aula aberta “Data Art – entre Obsolescências Tecnológicas e Estéticas dos Bancos de Dados”, com Milena Szafir, pesquisadora e professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). A atividade tem classificação indicativa livre e acontece às 18h no auditório da Pinacoteca do Ceará. O encontro terá como objetivo debater sobre como a humanidade cria arte, com o uso da Inteligência Artificial (IA), levando em consideração as questões de diversidade de gênero, sustentabilidade em rede, catástrofes climáticas e gentrificação nos espaços urbanos.
Na sexta-feira (30) e no sábado (31), o público é convidado para as visitas mediadas livres, que acontecem das 15h às 16h, com mediação da equipe educativa. O percurso apresenta aos visitantes as principais obras das exposições em cartaz. A classificação indicativa é livre e há interpretação em Libras. Para participar, basta comparecer à recepção 15 minutos antes do horário ofertado e fazer a inscrição. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.
No sábado (31), o museu realiza a oficina “Confecção de Câmara Escura: Os caminhos da luz”. A atividade propõe investigar a possibilidade de criação de imagens a partir de uma visita à exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”. Em seguida, o público é convidado a confeccionar, no Ateliê 2, uma câmara escura a fim de experimentar o fenômeno da formação das imagens. A atividade tem interpretação em Libras e é voltada para pessoas a partir de 14 anos.
No domingo (1), o Ateliê Criança Cria traz a temática do autorretrato para o público infantil. Na proposta, as crianças são estimuladas a explorarem a criação de autorretratos a partir das obras de Antonio Bandeira. A mediação é de Beatriz Gurgel. A atividade ocorre em dois horários, das 10h às 11h e das 15h às 16h. A recomendação da atividade é para crianças a partir de 5 anos.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.
SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 28 de agosto a 1 de setembro
> Quarta-feira, 28.8
17h30 às 18h30
Yoga ao pôr do sol
Meditação Sahaja Yoga, com Ceci Shiki
Onde: pátio da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Gratuito
> Quinta-feira, 29.8
16h às 18h
Percursos Entrelaçados + Ateliê: Entre territórios: Imagens Espectrais
Mediação: Wallison Azevedo
Onde: Exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” e Ateliê 3
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Quinta-feira, 29.8
18h
Conversa de Ateliê Síntese: Arte, Ciência, Arte-Ciência
Com Leno Veras, Trojany e Milena Szafir
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sexta-feira, 30.8
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sexta-feira, 30.8
18h
Aula Aberta Data Art – entre Obsolescências Tecnológicas e Estéticas dos Bancos de Dados
Com Milena Szafir
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sábado, 31.8
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sábado, 31.8
15h às 18h
Oficina – Confecção de Câmara Escura: Os caminhos da luz
Mediação: Beatriz Gurgel
Onde: Exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” e Ateliê 2 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Para pessoas a partir de 14 anos
10 vagas
Acessível em Libras
> Domingo, 1.9
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Antonio Bandeira para crianças: autorretratos
Mediação: Beatriz Gurgel
Onde: Exposição Amar se aprende amando e Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Recomendado para crianças a partir de 5 anos
Acessível em Libras
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.
Em cartaz:
“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024
Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 15 de setembro de 2024
“Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
“Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” – até 6 de outubro de 2024
Visitas de quarta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.