Barbara Matias realiza a performance Ané das Pedras na Pinacoteca do Ceará

Na semana em que se comemora a luta dos povos indígenas, a Pinacoteca do Ceará traz Barbara Matias, indígena do Povo Kariri, para realizar a performance “Ané das pedras”, parte da exposição “Se Arar”, da mostra Bonito pra Chover. No sábado, 22 de abril, a partir das 17h, a artista irá percorrer os espaços da Pinacoteca e da Praça da Estação, onde encerra sua apresentação com a plantação de pedra.

Com direção e atuação de Barbara Matias, atuação de Idiane Crudzá, produção de Joedson Kariri, visualidade do Artesanato das Mamas Kariri e realização Coletiva Flecha Lançada Arte, a performance Ané das Pedras é uma obra performativa que está dentro do conceito de ecoperformances, que são artes voltadas para a alerta do cuidado com a natureza e vinculada à ancestralidade.

“Ané é sonho. Sonhar pelas pedras, pedir a ancestral pedra para nascer com saúde. Escutá-la. A pedra sente e fala. A pedra é como o sonho, acolhe todo corpo da terra. A pedra é mais experiente que meu corpo de carne e osso, por isso, já fui pedra. A pedra escutou a história da mãe da avó. Essa performance é um ritual de plantação de pedra como quem conta o sonho”, explica a artista.

Sobre Barbara Matias

Indígena do Povo Kariri, [1993,CE]. Nasceu na comunidade do Marreco (Aldeia Marrecas), Quitaius, Lavras da Mangabeira. Artista curiosa, transita entre as artes da cena audiovisual e escrita. Sua prática é um caminho não-linear que usa a corpa como suporte para denunciar o memoricídio, “se- acontece” em diferentes plataformas artísticas para resgatar memórias originárias e recontar memórias nativas que foram apagadas devido o etnocídio/genocídio da nação Kariri. Artista no Coletivo Arruaça Escoamento. Roteirista e atriz na Produtora de Cinema Anauá Filmes. Doutoranda em Artes da Cena pela UFMG. Autora do livro Pensando a pedagogia do teatro da sala de ensaio para a escola pública (Ed. APPRIS,2020).

SERVIÇO

O que? Performance “Ané das pedras”, parte da exposição “Se Arar”, da mostra Bonito pra Chover.
Onde? Pinacoteca do Ceará (rua 24 de Maio, s/n, Praça da Estação, Centro)
Quando? Sábado, 22 de abril, a partir das 17h
Quem? Bárbara Matias, indigena do Povo Kariri
Quanto? Entrada franca