A diversão começa mais cedo nesta semana: a Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — oferece atrações artísticas a partir de quinta-feira (8). No feriado, o espaço recebe o projeto “Batuque do Dipas”, do artista Felipe de Paula. Nos demais dias, o Bloco Pra Quem Gosta é Bom, o grupo Mais Melanina e os músicos Marcelo Di Holanda e Mateus Farias são alguns dos destaques da programação do Complexo. As atividades são gratuitas e abertas ao público.
“Batuque do Dipas” teve início no ano de 2018 e consiste na experimentação e pesquisa de um repertório em samba, que caminha entre sambas tradicionais e modernos, além de um trabalho autoral. A trajetória do artista na música é marcada pelo projeto “Filho de Manicure”, seu primeiro álbum, lançado em setembro de 2014. O mais novo trabalho vem representado pelo single “Tipo Chet Baker”, que anuncia o retorno a produções inéditas, influenciado pelas linguagens do trap, rap, funk e pagode. Das 19h às 21h desta quinta (8), Dipas apresenta toda sua sonoridade na Gare da Estação das Artes.
Já na sexta (9), é a vez da alegria carnavalesca ocupar a Praça da Estação das Artes com o bloco Pra Quem Gosta é Bom, entre 18h30 e 20h30. Criado em junho de 2017 com objetivo de colaborar com a pluralidade do carnaval de rua de Fortaleza, o bloco traz um repertório único e vibrante. A DJ Julyanna, integrante do Pra Quem Gosta é Bom, abre a programação com discotecagem a partir das 17h30.
Sábado de samba, domingo de forró
No sábado (10), o show “Minha pele, meu legado” toma conta do palco da Estação das Artes entre 17h30 e 20h30. A apresentação é do grupo Mais Melanina, formado por músicos das periferias de Fortaleza e outras regiões do Estado, que mescla reggae e samba para desenvolver possibilidades de aprimorar esses ritmos oriundos das vielas do Brasil e da Jamaica.
O show “Minha pele, meu legado” traz releituras de clássicos do reggae e flerta com sambas e pagodes que fizeram sucesso no passado e estão na memória afetiva do público. De Edson Gomes a Raça Negra, passando pelas músicas autorais, a apresentação traz um destaque a compositores e cantores negros, mergulhando cada vez mais no brilho da melanina do povo que construiu o Brasil.
Para encerrar a programação do fim de semana, o já tradicional Domingo na Estação chega com atividades para toda a família: das 9h às 12h, a pintura infantil estará garantida para a criançada. A partir das 11h, a cantora e compositora Keyliane Cristian realiza um show com repertório de música brasileira, homenageando artistas com releituras.
Mercado AlimentaCE
A programação do Mercado AlimentaCE, equipamento localizado no Complexo Cultural Estação das Artes, também oferece sabores e sons diversos ao público. Na sexta (9), o Happy Hour conta com set da DJ Lolost. A artista, que toca das 20h30 às 22h, resgata a cultura da música periférica com forró, funk, brega, e soul.
Já no domingo (11), o Almoço do Mercado reúne os novos cardápios dos restaurantes Mira Cozinha, Lamarca, Let’s bora, Jão Burguer, Oyá Murá e chef Noah Passos e muita música nacional: das 13h às 15h, Marcelo Di Holanda e Mateus Farias apresentam o show Brasilidades, com destaque à produção nordestina, com sons acústicos e forte presença da flauta.
Serviço
Fim de semana na Estação das Artes
Dias 08 a 11 de junho
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita e aberta ao público.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Quinta (8)
Batuque do Dipas
17h30 – Abertura do equipamento
19h às 21h – Batuque do Dipas
Acesso
Gratuito e livre. Entrada até 21h30 e/ou até atingir a capacidade máxima do equipamento. Saída com retorno.
Sexta (9)
Pra quem gosta é bom
17h30 às 18h30 – DJ Julyanna
18h30 às 20h30 – Ensaio aberto: Bloco Pra quem gosta é bom
20h30 às 22h – DJ Lolost no Mercado AlimentaCE
Acesso
A programação acontecerá na Praça da Estação das Artes. Dentro do equipamento, a entrada é gratuita e livre até 21h30. Saída com retorno.
Sábado (10)
Mais Melanina
16h – Abertura do equipamento
17h30 às 20h30 – Grupo Mais Melanina
Acesso
Gratuito e livre. Entrada até 21h30 e/ou até atingir a capacidade máxima do equipamento. Saída com retorno.
Domingo (11)
Domingo na Estação
9h às 12h – Pintura infantil
11h às 12h30 – Keyliane Cristian e banda
13h às 15h – Marcelo Di Holanda e Mateus Farias no Mercado AlimentaCE
Acesso
Gratuito e livre. Saída com retorno até atingir a capacidade máxima do equipamento.