Centro Cultural Cariri e Viametro articulam rotas gratuitas de ônibus para ampliar acesso da população ao equipamento

Com previsão de que as rotas comecem a operar ainda em 2024, a iniciativa amplia o potencial de descentralização e incentivo à cultura do equipamento na região.
Foto por Samuel Macedo

Em parceria com o Programa Cientista-Chefe da Cultura (CCCult), o Centro Cultural Cariri Sérvulo Esmeraldo – equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte – se reuniu, no último sábado (21), com a Viametro Cariri, para discutir a criação de rotas de ônibus gratuitas ao equipamento. A iniciativa busca facilitar o deslocamento e acesso da população, especialmente aos fins de semana, promovendo uma maior participação nas atividades culturais e contribuindo diretamente para a melhoria da mobilidade urbana.

Participaram da reunião João Wilson Damasceno, Diretor Executivo do Instituto Mirante; Fabiana Barbosa, Assessora Executiva do Centro Cultural; André Luis Eskinazi, empresário representante da Viametro Cariri; e Márcio Mattos, prof. da Universidade Federal do Cariri, cientista e pesquisador do CCCult. A proposta é criar um serviço de transporte gratuito que conecte o centro do Crato, com saídas do Largo da RFFSA, até o equipamento, em intervalos de 30 minutos.

Para João Wilson Damasceno, a iniciativa aumenta o raio de alcance de populações de cidades do Cariri, proporcionando mais opções de lazer e cultura. “O ponto de partida será em um local estratégico no centro do Crato, o lugar de convergência das rotas que atendem as cidades de Juazeiro do Norte e Barbalha, com linha pelo Caldas e Arajara, assim como zonas rurais e periféricas do município, à exemplo o distrito do Baixio das Palmeiras, os bairros Vila Lobo e Barro Branco”, afirma.

Com previsão do início da operação ainda em 2024, o Centro Cultural do Cariri reafirma seu compromisso com a descentralização e incentivo da cultura na região. Fabiana Barbosa, conta que “A oportunidade amplia o nosso potencial com a promoção da acessibilidade, inclusão social e do fortalecimento da presença da comunidade nas atividades do Centro Cultural do Cariri, além disso, contribui diretamente para a criação de um ambiente urbano mais dinâmico e culturalmente rico”.

Esta iniciativa fomenta diretamente as ações de cidadania cultural implementadas pela Secretaria da Cultura do Ceará e foi estruturada com base no levantamento de necessidades realizado pelo Programa Cientista-Chefe da Cultura.