Proporcionando a formação de conhecimento em diálogo com as artes visuais, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, realizará a vivência “Ervas medicinais: entre arte, cura e magia” com a arte educadora e pesquisadora Eliana Amorim. A atividade ocorrerá em oito encontros, nos dias 21 e 28 de maio; 04, 11, 18 e 25 de junho e 02 e 09 de julho, das 15h às 18h, no Centro Cultural. Ao todo são 25 vagas, os interessados podem realizar, gratuitamente, a inscrição por meio do formulário disponível aqui, até o próximo dia 18.
Voltada para professores de artes e de áreas de conhecimento em humanas, a ação propõe a criação de um ambiente sensível e acolhedor, promovendo experiências em processos artísticos em que poéticas, procedimentos e técnicas, permeadas pela cura e pela magia, costuram narrativas presentes em obras de artistas brasileiras.
A facilitadora da programação estará acompanhada do olhar da artista e fotógrafa Jaque Rodrigues e do saber de uma mezinheira (nome a confirmar). O processo criativo da produção terá como fio a memória tingida, a partir da extração de tinturas de ervas medicinais e pigmentos naturais de ervas ligadas ao saber de curandeiras que atuam na região da Chapada Nacional do Araripe.
Com a vivência, os participantes poderão ampliar suas referências artísticas, explorar diferentes formas de criar na arte, sensibilizar o olhar sobre o patrimônio vivo da região do Cariri cearense e conhecer procedimentos e ferramentas em artes visuais para a extração e uso de tinturas naturais extraídas de pigmentos vegetais.
Sobre Eliana Amorim
Natural da cidade de Exu, Pernambuco, é pesquisadora, arte educadora e produtora cultural. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri (URCA), é membra do grupo de pesquisa NZINGA: Novos Ziriguindus (Inter)Nacionais Gerados nas Artes CNPq/URCA. Suas pesquisas e produções abordam questões de gênero e raça no Brasil, e, investiga intersecções entre arte, magia e saberes tradicionais de cuidados e curas através da natureza, compartilhados entre mulheres sertanejas curandeiras, os quais têm acessado através da escuta ativa e do encontro com as memórias.
Sobre o Centro Cultural do Cariri
Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo oferece um espaço para a discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação, intercâmbio e encontros para a construção de um futuro sustentável, estreitando as relações da Cultura com a Natureza.
Em processo de implementação, o equipamento cultural atende a Região do Cariri Cearense. Sua infraestrutura ocupa um terreno de mais de 50.000 metros quadrados, sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, Café e planetário.
O Centro Cultural do Cariri abre ao público, atualmente, das 8h às 20h. A área externa conta com pistas de skates, brinquedopraça, areninha, quadras de vôlei e grande área verde, ideal para piqueniques e confraternizações. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
SERVIÇO
Vivência Formativa
Estudo e experimentos com tintura de ervas medicinais. As artes visuais em diálogo com a ciência, caminhos de cura e magia.
Facilitadora: Eliana Amorim
Datas: 16, 23, 30/04; 07/05, 21/05, 30/05; 07 e 14/06
Horário: 15h às 18h
Inscrições: Até o dia 18/05 através do link disponível aqui.
Divulgação do resultado: 14/04, no site do Instituto Mirante
Local: Centro Cultural do Cariri (Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, bairro Gisélia Pinheiro)