Foto: Allan Bastos

A programação cultural deste fim de semana (16 a 18/12) no Centro Cultural do Cariri está repleta de ações diversas e gratuitas ao público, com destaque para as atividades esportivas, feirinhas, recitais e oficinas. O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo é um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

Nesta sexta-feira (16/12), a programação tem início com a palestra Processo de Criação, com Efraim Almeida. A atividade formativa ocorre às 17h, no Átrio do equipamento cultural.

No sábado (17/12), a manhã começa com atividades esportivas nas modalidades Vôlei, Skate, Futsal e abertura da Brinquedopraça, a partir das 8h, no Parque/bosque. No mesmo horário acontecem as Feirinhas, ação em parceria com a Feira do Mano Empreendedor, Feira Cariri Criativo e Feira Beatos, na entrada principal do espaço. Já às 9h, a atração é a Oficina Xilambulando com Carlos Henrique e Luiz Santos, no Parque/bosque.

Durante a tarde, o público pode conferir a palestra “Geologia e Cultura: Uma aproximação simbólica da prática da gravura”, com Dalton de Paula e Rosana Paulino, às 16h, no Átrio; a apresentação Maculelê, com Grupo Arte e Tradição (Mestre Gilberto), no Terreiro dos Mestres, às 17h; e à noite curtir o Recital “Cancioneiro Popular do Nordeste”, com Orquestra Padre Davi Moreira e Camerata Ágio Moreira de Violões, às 19h, no Átrio.

No Domingo (18/12) de manhã a programação segue com a Oficina de Pipa “Bora Brincar”, com Mestre Zé Nilton, no Parque/Bosque, de 8h às 16h; e as Feirinhas e atividades esportivas, no mesmo local. À tarde tem a apresentação “Álbum de Família”, de Schirley França – Cia Carroça de Mamulengos, às 16h, no Bosque; Premier dos filmes “Grão mestre Varonil” e Lamento Sertanejo”, com Manuel Medeiros e João Victor , às 17h30, no Bloco B; e o recital “Cancioneiro Popular do Nordeste”, com a participação da Orquestra Solibel Jovem, Orquestra de Sopro Zequinha de Abreu – OSZA e Grupos de Professores, às 18h, no Bloco B.

A programação é realizada com a parceria da Secretaria da Cultura do Município do Crato, do Instituto Cultural do Cariri, do Instituto Dragão do Mar, da Vila da Música, da Feira Cariri Criativo, da Feira Mano Empreendedor, da Comunidade Indígena Poço Dantas, da Universidade Regional do Cariri – URCA e apoio cultural da Cajuína São Geraldo.

Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo oferece um espaço para a discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação, intercâmbio e encontros para a construção de um futuro sustentável, estreitando as relações da Cultura com a Natureza.

Em processo de implementação, o equipamento cultural atende a Região do Cariri Cearense. Sua infraestrutura ocupa um terreno de mais de 50.000 metros quadrados, sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, Café, Planetário, Laboratórios de Arte e Ofícios, Biblioteca e Residências artísticas; ocupando uma área construída de 20.000 metros quadrados.

Programação

> 16/12 (Sexta)

Palestra: Processo de Criação, com Efraim Almeida
Data: 16/12
Hora: 17h
Local: Átrio

> 17/12 (Sábado)

Atividades Esportivas – Vôlei, Skate, Futsal e Brinquedopraça
* Parceria com a SPAC
Hora: 8h
Local: Parque/Bosque

Feirinhas no Centro Cultural do Cariri
*Parceria com Feira do Mano Empreendedor, Feira Cariri Criativo e Feira Beatos
Hora: 8h
Local: Entrada Principal

Oficina Xilambulando com Carlos Henrique e Luiz Santos
Hora: 9h
Local: Bosque/Parque

Palestra Geologia e Cultura: Uma aproximação simbólica da prática da gravura, com Dalton de Paula e Rosana Paulino
*Parceria com Instituto Dragão do Mar e Porto Iracema das Artes
Hora: 16h
Local: Átrio

Maculelê, com Grupo Arte e Tradição (Mestre Gilberto)
Hora: 17h
Local: Terreiro dos Mestres

Recital “Cancioneiro Popular do Nordeste”, com Orquestra Padre Davi Moreira e Camerata Ágio Moreira de Violões
*Parceria com Instituto Dragão do Mar e Vila da Música
Hora: 19h
Local: Átrio

> 18/12 (Domingo)

Oficina de Pipa – Bora Brincar, com Mestre Zé Nilton
Hora: das 8h às 16h
Local: Parque/Bosque

Feirinhas no Centro Cultural do Cariri
*Parceria com Feira do Mano Empreendedor, Feira Cariri Criativo e Feira Beatos
Hora: 8h
Local: Parque/Bosque

Atividades Esportivas Vôlei, Skate, Futsal, Brinquedopraça
Hora: 8h
Local: Parque/Bosque

Álbum de Família com Schirley França – Cia Carroça de Mamulengos
Hora: 16h
Local: Bosque

Premier filmes “Grão mestre Varonil” e Lamento Sertanejo” com Manuel Medeiros e João Victor
Hora: 17h30
Local: Bloco B

Recital “Cancioneiro Popular do Nordeste”, Orquestra Solibel Jovem; Orquestra de Sopro Zequinha de Abreu – OSZA e Grupos de Professores
*Parceria com Instituto Dragão do Mar e Vila da Música
Hora: 18h
Local: Bloco B

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.