Além do credenciamento para cursos, oficinas e palestras ministrados por designers, equipamento busca mapear profissionais da área no Ceará

Nesta quarta-feira (27), o Centro de Design do Ceará inicia as inscrições no Edital de Credenciamento de Designers para Realização de Oficinas, Palestras e Cursos para atuação nas ações promovidas pelo equipamento. Interessados(as) devem realizar as inscrições no Mapa Cultural do Ceará, com link disponível no site do Instituto Mirante, até o dia 10 de agosto de 2022.

O Edital contempla a contratação de nove oficinas, seis palestras e cinco cursos livres que contarão com orçamento total de R$31.700 para a realização das ações produzidas nos meses de agosto de 2022 a fevereiro de 2023.

Para participar do Edital de credenciamento, é necessário também se inscrever no Mapeamento de Designers do Estado do Ceará, cuja proposta é a formação de banco de dados de designers que atuam no Ceará.

Confira aqui o Edital de Credenciamento
Confira aqui a Ficha de Inscrição do Credenciamento
Confira aqui o Mapeamento de Designers
Confira aqui a Ficha de Inscrição para o Mapeamento de Designers
Dúvida sobre o edital: [email protected]

Inscrição

A inscrição se dará por meio do Mapa Cultural do Ceará até 10 de agosto de 2022, às 23:59. Só serão considerados aptas as pessoas inscritas que preencherem todo o formulário e estiverem devidamente cadastradas no Mapeamento de Designers do Estado do Ceará, na plataforma virtual do Mapa Cultural do Ceará, com seus dados e comprovações de atuação na área por meio de fotos, vídeos, links, portfólio e currículo atualizados.

Cada pessoa poderá se inscrever nas categorias 1, 2 e 3 mas será contemplado em, no máximo, duas delas, garantindo a democratização do acesso às políticas públicas culturais e, assim, a rotatividade de designers. É importante destacar que os credenciamentos visam democratizar o acesso aos recursos para os designers no Ceará, porém não representam qualquer garantia de contratação.

O Centro de Design do Ceará e o Instituto Mirante garantirão reserva de: 10% para pessoas com deficiência, 10% para pessoas que se autodeclararam negras pretas ou negras pardas ou indígenas, 10% para pessoas LGBTQIAP+ e 50% para mulheres.

Candidatos/as que se autodeclararem indígenas deverão confirmar seu pertencimento étnico mediante apresentação de declaração de sua respectiva comunidade, assinada por, pelo menos, duas lideranças reconhecidas.

Já os/as candidatos/as que se autodeclararem negros/as pretos e negros/as pardos serão submetidos a uma banca de heteroidentificação, procedimento complementar a autodeclaração. Composta por pessoas com notório saber na área das relações étnico-raciais, a banca é responsável por analisar traços fenotípicos dos/as candidatos/as, como cabelo, cor da pele e traços faciais, a fim de evitar o desvio de finalidade da política afirmativa. A iniciativa foi estruturada pela Assessoria de Políticas Afirmativas, Articulação Social e Comunitária do Instituto Mirante, em parceria com a Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Ceará e a Bantu Consultoria.

Caso não haja inscrições suficientes para preencher os requisitos dispostos nas ações afirmativas, as vagas remanescentes serão distribuídas pela Comissão de Seleção a depender da demanda.

Quem é o Centro de Design do Ceará

O Centro de Design do Ceará é um equipamento em processo de implementação que deverá fomentar o pensamento de Design no Ceará, com exposições, cursos e demais ações voltadas a difundir os conceitos e possibilidades da linguagem. O prédio está localizado na Estação das Artes, no Centro de Fortaleza.

Serviço
Credenciamento de designers para realização de oficinas, palestras e cursos
Lançamento do Edital: 27 de julho de 2022
Inscrição para candidatos: até 10 de agosto de 2022
Período de avaliação das propostas: 11 a 31 de agosto de 2022
Divulgação do resultado preliminar: 01 de setembro de 2022
Recurso: 02 e 04 de setembro de 2022
Resultado recurso: 05 de setembro de 2022
Divulgação do resultado final: 05 de setembro de 2022

Editais e mais informações:
institutomirante.org
editais.cultura.ce.gov.br

Dúvidas sobre os editais: [email protected]

 

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.