As inscrições ficam abertas entre 22 de outubro e 7 de novembro. Bolsistas contemplados terão atividades na terceira semana de dezembro.

Foto: Felipe Petrovsky

Começam neste sábado (22/10) as inscrições para o processo de seleção do festival multicultural Trama Afetiva 2022. Por meio de edital, o Centro de Design do Ceará oferece 15 vagas para estudantes de Design de Moda, Design de Produto e Design Gráfico para a participação de painéis formativos e oficinas práticas. As inscrições serão realizadas por meio do Mapa Cultural do Ceará até o dia 7 de novembro. O espaço integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

Os(as) candidatos(as) contemplados receberão bolsa para ajuda de custo. Serão dez vagas para integrar a oficina têxtil e cinco vagas para a oficina gráfica. O edital reserva três vagas para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas e duas vagas para pessoas com deficiências.

O Centro de Design do Ceará sediará as atividades do festival entre os dias 14 e 18 de dezembro.

Confira aqui o edital
Confira aqui o link de inscrições

Dúvidas sobre o edital: [email protected]

O processo seletivo seguirá três etapas:

  • Inscrição dos candidatos dentro do Mapa Cultural do Ceará
  • Leitura dos portfólios e/ou produções enviados pelos candidatos, considerando criatividade e inovação, comprometimento com o tema da sustentabilidade, reutilização de materiais e relação com grupos e cooperativas de artesanato
    Análise de texto ou vídeo de intenção enviado pelos candidatos
  • Envolvendo design, moda, arte e sustentabilidade, o festival também terá painéis online gratuitos e abertos para o público em geral, sem limite de participantes e com emissão de Certificado de Participação.

A parceria do Centro de Design do Ceará com a Trama Afetiva propõe um novo olhar para o processo criativo de moda e design. O objetivo é fortalecer conhecimentos sobre sustentabilidade e estimular ações coletivas na perspectiva de uma economia circular.

O que é a Trama Afetiva 2022?

Criada em 2016 por Jackson Araujo e Luca Predabon, Trama Afetiva é uma plataforma de convergência de pesquisa e estudos práticos sobre inovação para resíduos da indústria têxtil dentro do conceito da Economia Afetiva.

Ambiente de diálogo entre pensadores, ativistas, cientistas, empresários, marcas e sociedade civil, o festival multicultural volta-se para a construção de uma indústria diversa, criativa, sustentável, lucrativa e 100% comprometida com o meio ambiente, compreendendo que a moda não é mais sobre roupas, mas sobre pessoas.

O que é o Centro de Design do Ceará?

O Centro de Design do Ceará é um equipamento em processo de implementação que fomenta o pensamento de design no Ceará, com exposições, cursos e demais ações voltadas para difundir os conceitos e possibilidades da linguagem. O prédio está localizado no Complexo Cultural Estação das Artes, no Centro de Fortaleza.

O Complexo Cultural Estação das Artes integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

Serviço

Edital Trama Afetiva 2022 – Festival Multicultural: Design • Moda • Arte • Sustentabilidade

Lançamento do Edital: 21/10
Inscrições: 22/10 a 07/11
Período de avaliação dos inscritos: 08 a 15/11
Recurso: 18 a 22/11
Resultado de recursos: 24/11
Divulgação do resultado final: 30/11
Período das atividades dos bolsistas: 14 a 18/12
Confira aqui o Edital
Confira aqui o link de inscrição

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.