Com atividades entre 13 e 18 de dezembro, o festival multicultural estimula a criatividade, a reflexão e o design a partir de resíduos têxteis descartados

Pensar o design e a moda como ventos para uma mudança socioambiental é o tema que move a nova edição da TRAMA AFETIVA, que chega a Fortaleza com programação entre os dias 13 e 18 de dezembro. O Centro de Design do Ceará abre as portas para receber painéis formativos, oficinas, exposições e diálogos do festival multicultural, trazendo ao público cearense processos voltados para o aprendizado coletivo e o design regenerativo.

A programação marca o mês de atividades de abertura do Centro de Design do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

A TRAMA AFETIVA é uma plataforma especializada em estudos práticos sobre design regenerativo, com direção criativa do cearense Jackson Araújo, um dos principais pesquisadores e estudiosos brasileiros de movimentos e expressões ligados à economia circular. O projeto realiza edições desde 2014, estimulando a reflexão como vetor de transformação social, econômica e ambiental.

Em Fortaleza, o festival traz o tema “Novos Ventos”, fazendo alusão ao novo momento do design cearense — como a chegada do Centro de Design do Ceará — e aos talentos que emergem para movimentar a atmosfera criativa do Ceará, assim como agem as ventanias nas pranchas de kitesurf que colorem o céu do litoral.

O intuito é incentivar o diálogo sobre design, moda e inovações sustentáveis sob a perspectiva da valorização dos processos criativos e produtivos que privilegiam a inclusão e diversidade aliadas aos conceitos de lucratividade, transparência e comprometimento ambiental.

Atividades abertas ao público

A abertura da Trama Afetiva será realizada na terça-feira (13/12), com programação a partir das 19 horas. O momento será iniciado com a fala de Rodrigo Costa Lima, diretor do Centro de Design do Ceará.

Em seguida, haverá a projeção do documentário “Amanhã chegou”, dirigido por Renata Simões. A jornalista e pesquisadora já teve experiências nos canais Multishow e GNT e estará presente após a exibição da obra para roda de conversa. O documentário fala sobre atividades predatórias e danos ambientais, despertando para a necessidade de um consumo consciente. As atividades abertas ao público, como a programação de abertura e os painéis, serão transmitidos ao vivo no canal da Secult Ceará no Youtube.
Dos dias 14 a 17/12, serão realizados painéis a partir das 10 horas no auditório do Centro de Design do Ceará. Na quarta-feira (14/12), Jackson Araujo e Luca Predabon, diretores da Trama Afetiva, abordam o tema “Economia Afetiva”. Em seguida, o painel “Designers Tutores” reúne os profissionais à frente das oficinas realizadas na Trama, conversando sobre formas de atuar no gráfico, no produto e no ativismo.

Na quinta-feira (15/12), o tema será “Identidade Gráfica”, abordado sob diferentes perspectivas por Allyson dos Reis (Estúdio Abracadabra), Joana Lira e Vinicius Teixeira (MOOC).
O quinto painel acontece na sexta-feira (16/12) e reúne Claudia Marinho (Universidade Federal do Ceará), Márcia Ganem e Rodrigo Tremembé, com mediação de Paloma Gervásio Botelho. Com o tema “Design decolonial”, os convidados irão abordar questões relacionadas ao design como uma força produtiva de pessoas negras e indígenas.
Com participação de Carol Garcia (Belas Artes SP), Itiana Pasetti (Revoada) e Flávia Vanelli (Ratorói), o sexto painel fala sobre “Design Circular” no sábado (17/12). Na mesma data, será encerrada a série de painéis com Ruth Aragão (Veste Resto) e Musamara Mendes (Associação Rosa Virgínia) defendendo o tema “Lixo Não Existe”.

Oficinas

Dentre as atividades realizadas, a Trama Afetiva contará com duas oficinas voltadas para estudantes previamente selecionados por meio de edital lançado pelo Centro de Design do Ceará. Ambas acontecem entre os dias 14 e 18 de dezembro, das 10h às 17h, no Laboratório de Prototipagem do equipamento.
A Oficina Trama Têxtil conta com orientação de um time de designers tutores. Pela primeira vez na trama estarão Érico Gondim, especialista em processos cocriativos com comunidades de artesãos, e Celina Hissa, da marca Catarina Mina. Também integram o time o pernambucano Jorge Feitosa, costureiro e alfaiate especialista em modelagem de resíduo zero, e a paulistana Paloma Gervásio Botelho, artivista e diretora de racialidade da Trama Afetiva.

As atividades acontecem em um ambiente de ateliê de costura e prototipagem de produtos, com maquinário e um time de quatros costureiras, onde 10 participantes selecionados poderão soltar a imaginação para promover soluções criativas ao náilon das pipas de kitesurf.

“Nossa ideia é provocar um pensamento sobre novas possibilidades para o design de produtos, recuperando materiais tóxicos ao meio ambiente se descartados incorretamente”, explica Jackson Araujo. “Sabemos que esse material já é ressignificado por marcas de bolsas e jaquetas, por exemplo, mas o que buscamos aqui é uma reflexão maior sobre como, a partir de um material, podemos aprender sobre design regenerativo, decolonial, circular e afetivo, com a certeza de que lixo não existe”, conclui.

A segunda oficina é a Trama Gráfica, ministrada pela designer gráfica e artista visual pernambucana Joana Lira, que ficou conhecida por criar a identidade do Carnaval pernambucano e por levar suas pesquisas sobre cultura popular para uma gama diversa de produtos: papel de parede, cerâmica, pisos hidráulicos, embalagens, louças, identidades gráficas e papelaria.
Dentro do comprometimento com a democratização e acesso ao conteúdo gerado pelo projeto, a Trama Afetiva irá disponibilizar os resultados e experiências obtidas nesta edição através de uma exposição dos looks desenvolvidos durante a Oficina Trama Têxtil. Também haverá a produção de um mini documentário em vídeo e da publicação digital “Trama Afetiva: O Novo Inteiro”, colaborando com o estudo, pesquisa e reflexão sobre Economia Afetiva.

Serviço
Trama Afetiva – Festival Multicultural
Data: 13 a 18 de dezembro
Horário: 10h às 12h – 13h às 17h
Local: Centro de Design do Ceará
Complexo Cultural Estação das Artes
Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro – Fortaleza

Programação completa:

ATIVIDADES ABERTAS AO PÚBLICO

Terça-feira, 13 de dezembro

Abertura

Exibição do filme “Amanhã chegou” – Como podemos mudar o jogo da devastação por meio do consumo consciente e da educação ambiental
Convidada: Renata Simões
Mediação: Rogério Zé

Horário: 19h
Local: Auditório (Térreo)

Transmissão ao vivo: Youtube da Secult Ceará

Quarta-feira, 14 de dezembro

Painéis

Economia Afetiva – Uma forma de reinventar o design pela valorização de ganhos coletivos
Convidados: Jackson Araujo e Luca Predabon
Horário: 10h às 11h
Local: Auditório (Térreo)

Transmissão ao vivo: Youtube da Secult Ceará

Designers Tutores – Diversas formas de atuar no gráfico, no produto e no ativismo
Convidados: Celina Hissa (CE), Érico Gondim (CE), Jorge Feitosa (CE), Joana Lira (PE) e Paloma Gervásio Botelho (SP)
Mediação: Jackson Araujo

Horário: 11h às 12h
Local: Auditório (Térreo)

Transmissão ao vivo: Youtube da Secult Ceará

Quinta-feira, 15 de dezembro

Painel

Identidade Gráfica – Como contar histórias consistentes por meio de elementos visuais
Convidados: Allyson dos Reis (Estúdio Abracadabra), Joana Lira e Vinícius Teixeira (MOOC)
Mediação: Luca Predabon

Horário: 10h às 11h
Local: Auditório (Térreo)

Transmissão ao vivo: Youtube da Secult Ceará

Sexta-feira, 16 de dezembro

Painel

Design Decolonial – Design como força produtiva de pessoas negras e indígenas
Convidados: Cláudia Marinho, Marcia Ganem e Rodrigo Tremembé
Mediação: Paloma Gervásio Botelho

Horário: 10h às 11h
Local: Auditório (Térreo)

Transmissão ao vivo: Youtube da Secult Ceará

Sábado, 17 de dezembro

Painéis

Design Circular – Como pensar produtos que sejam ambientalmente responsáveis em todos os seus estágios
Convidados: Carol Garcia, Itiana Pasetti e Flávia Vanelli
Mediação: Paloma Gervásio Botelho

Horário: 10h às 11h
Local: Auditório (Térreo)

Transmissão ao vivo: Youtube da Secult Ceará

Lixo Não Existe – A ressignificação de resíduos sólidos
Convidados: Ruth Aragão e Musamara Mendes
Mediação: Jackson Araujo

Horário: 11h às 12h
Local: Auditório (Térreo)

Transmissão ao vivo: Youtube da Secult Ceará

ATIVIDADES PARA ESTUDANTES SELECIONADOS POR EDITAL

14 a 18 de dezembro

Oficina Trama Têxtil

Atividades para 10 alunos selecionados por meio de edital, com co-criação, prototipagem e confecção de peças em resíduos sintéticos.
Mediação: Jackson Araujo e Luca Predabon

Horário: 10h às 17h
Local: Laboratório de Prototipagem (1º andar)

Oficina Trama Gráfica

Atividades para 5 alunos selecionados por meio de edital, com criação de produtos gráficos em risografia.
Tutoria: Joana Lira

Horário: 10h às 17h
Local: Laboratório de Prototipagem (1º andar)

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.