O evento se propõe a repensar os heróis e heroínas sob olhar cearense

Casa de Cultura Digital

Afroheroísmos do Ceará é o tema da oficina oferecida pelo Centro de Design do Ceará na programação da III Jornada Mundial do Design. Ministrada pelo designer e ilustrador da oficina de quadrinhos da Universidade Federal do Ceará (UFC), Davi Ferreira, a formação acontece nesta quinta-feira (24/11), das 9h às 12h, na Casa da Cultura Digital, na Praia de Iracema.

A programação ofereceu 20 vagas, voltadas para pessoas ilustradoras, designers e comunidade em geral interessada pelo tema. As inscrições foram realizadas por meio da III Jornada Mundial do Design.

A proposta da oficina “Afroheroísmos do Ceará – Concept Art para uma Ficção Científica Regional” é realocar o olhar das representações visuais de figuras heróicas para o enquadramento regional do Ceará, a partir da cultura preta e do afrofuturismo. Dessa forma, Davi Ferreira propõe repensar as figuras clássicas da cultura estrangeira, deslocando-as para uma visão local.

O que é o Centro de Design do Ceará?

A oficina foi selecionada por meio de um edital de Credenciamento de Designers, proposto pelo Centro de Design do Ceará. O equipamento é um espaço em processo de implementação que fomenta o pensamento de design no Ceará, com exposições, cursos e demais ações voltadas para difundir os conceitos e possibilidades da linguagem.

O prédio está localizado no Complexo Cultural Estação das Artes, no Centro de Fortaleza. Ele integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Jornada Mundial de Design

Entre os dias 23 e 26 de novembro acontece a III Jornada Mundial do Design, seguindo o tema de ‘Design e Literatura para um mundo em crise’. O evento é promovido pela prefeitura da capital, integrando os compromissos da nomeação de ‘Fortaleza Cidade Criativa do Design’, pela Unesco. A programação se divide em mais de 15 espaços da cidade, contando com oficinas, palestras, debates e rodas de conversa, com figuras nacionais e internacionais da área.

Serviço
Oficina “Afroheroísmos do Ceará – Concept Art para uma Ficção Científica Regional”, por Davi Ferreira
Data: 24 de novembro
Horário: 9h às 12h
Local: Casa da Cultura Digital
Rua dos Pacajús, 33 – Praia de Iracema – Fortaleza

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.