O MUTUÁ – Encontros sobre Design e Inovação são parte do programa de mentoria InovDesign

Entre dezembro e janeiro, o Centro de Design do Ceará promove o MUTUÁ – Encontros sobre Design e Inovação, uma série de conversas entre designers e o público em geral. A ação integra o Programa de Mentoria INOVDESIGN Ceará, que ocorre em parceria do Centro de Design do Ceará com o programa de aceleração de desenvolvimento de hardware do CriarCE. O primeiro encontro será realizado na manhã desta sexta-feira (02/12).

O Centro de Design do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Os cinco encontros terão palestras e conversas, promovendo imersões sobre processos da cultura do design e possibilidades de inovação no cotidiano. Função política do design, posicionamento de marca, sustentabilidade e tecnologia são alguns dos temas propostos. Dentre os convidados, estão designers e professores que atuam como mentores do INOVDESIGN. Nestes encontros, os participantes também discutirão as contribuições propostas para as startups acompanhadas no processo de mentoria.

Nesta sexta-feira (02/12), a série de encontros é iniciada com palestra de Marcus Braga, designer gráfico e de produtos, com o tema “Reflexão sobre o processo criativo”. Durante a manhã, também serão apresentadas as ideias e o desenvolvimento de produtos de quatro startups: Blue Q, GalpãoTec, Pontal e Fazendinha.

Esta troca de experiências permite ao público conhecer detalhes do programa de mentoria, que vem sendo desenvolvido desde outubro deste ano. A programação do MUTUÁ – Encontros sobre Design e Inovação se divide entre a sede do CriarCe e o Centro de Design do Ceará, com encontros em todas as sextas-feiras dos meses de dezembro e janeiro.

O que é o INOVDESIGN Ceará?

O Programa de Mentoria INOVDESIGN Ceará é promovido pelo Centro de Design do Ceará em parceria com o programa de aceleração de desenvolvimento de hardware do CriarCE. Por meio de edital, foram selecionados cinco mentores e dez mentorados para o desenvolvimento de até 20 projetos que conectam design, inovação e empreendedorismo, impulsionando novos produtos com a identidade do Ceará. O programa é realizado entre outubro de 2022 e janeiro de 2023.

O que é o Centro de Design do Ceará?

O Centro de Design do Ceará é um equipamento público em processo de implementação que fomenta o pensamento de design no Ceará, com exposições, cursos e demais ações voltadas para difundir os conceitos e possibilidades da linguagem. O prédio está localizado no Complexo Cultural Estação das Artes, no Centro de Fortaleza.

O Complexo Cultural Estação das Artes integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

O que é o CriarCE?

Mais do que uma aceleradora para apoiar o Desenvolvimento de Soluções em Hardware, o CriarCE é um ambiente de inovação e empreendedorismo, localizado em Fortaleza, destinado a apoiar ideias e empresas que possuam soluções baseadas em hardware.

O CriarCE se propõe a ser esse hub de inovação em Hardware e parceiro de todos os programas de aceleração e pré-aceleração do Estado e fora dele. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE).

Serviço: MUTUÁ – Encontros sobre Design e Inovação
Data: 2, 9, 16 de dezembro e 6 e 13 de janeiro (sextas-feiras)
Horário: 8h às 12h
Local: CriarCe e Centro de Design do Ceará

Programação Completa

2 de dezembro
8h – Palestra: Reflexão sobre o processo criativo (Marcus Braga)
10h30 – Design e Inovação: apresentação das Startups Blue Q, GalpãoTec, Pontal e Fazendinha
Local: CriarCe
Rua Major Facundo, 500 – 10ª andar – Centro

9 de dezembro
8h – Palestra: Branding – Noções básicas de estratégia de comunicação e imagem nas empresas (Antônio Carlos da Silva)
10h30 – Design e Inovação: apresentação de Startups FotoQuantum, ARM e Smap
Local: CriarCe
Rua Major Facundo, 500 – 10ª andar – Centro

16 de dezembro
8h – Palestra: Design e sustentabilidade (Fernanda Loss)
10h30 – Design e Inovação: apresentação de Startups Jupter, Rela, Museu e Calango Laser
Local: CriarCe
Rua Major Facundo, 500 – 10ª andar – Centro

6 de janeiro
8h – Palestra: Design: Entre forma e função política (Camila Barros)
10h30 – Design e Inovação: apresentação de Startups EdukaBraile, Smart SOCK, Trama
Local: Centro de Design do Ceará
Complexo Cultural Estação das Artes – Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

13 de janeiro
8h – Palestra: Design e Tecnologia de Materiais (Érico Gondim)
10h30 – Design e Inovação: apresentação de Startups OpentDTS, MedGastro, IasEG
Local: Centro de Design do Ceará
Complexo Cultural Estação das Artes – Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.