O Centro de Design do Ceará prorroga o prazo de inscrições do Edital do Programa de Cooperação Formativa, no ateliê Antônio Rabelo, em Quixeramobim-Ceará. Interessados(as) têm até o dia 16 de setembro para se inscrever no Mapa Cultural do Ceará, com link disponível no site da Secult Ceará (confira aqui). O Centro integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

O Edital contempla dez alunos, acima de 18 anos e com Ensino Fundamental completo, a desenvolverem práticas de ateliê de joias em Quixeramobim, no Sertão Central cearense. Os selecionados serão orientados pelo designer e artesão Antônio Rabelo, cujo ofício transforma a natureza ao seu redor em peças como brincos e colares com alto valor agregado.

No programa, os participantes aprenderão a produzir joias utilizando pedras e espinhos de cactos, como mandacaru e xique-xique, já disponíveis em grande escala no contexto natural da região onde o Ateliê está localizado. Serão fornecidas bolsas mensais de R$350 durante os quatro meses de aulas.

A cooperação com o Ateliê Antônio Rabelo tem como direcionamento priorizar o acesso das pessoas que moram no Sertão Central Cearense. A iniciativa também busca contemplar políticas públicas de ações afirmativas para pessoas pretas ou pardas, LGBTQIA+, oriundas do território do Bairro do Sabonete (localizado na cidade de Quixeramobim – Ceará), de comunidades periféricas bem como de demais grupos de vulnerabilidade social descritos no Edital. Dessa forma, as vagas serão ofertadas para outros públicos em caso de não serem preenchidas pelos grupos prioritários.

Iniciativas de desenvolvimento econômico em regiões de maiores vulnerabilidades sociais possibilitam que jovens com menos acesso a oportunidades de aprendizado possam desempenhar um ofício e desenvolver o seu protagonismo de forma autônoma.

O que é o Ateliê Antônio Rabelo

Liderado por Antônio Rabelo, fundado em 2002, no município de Quixeramobim, no Ceará, o ateliê usa de sua experiência no contexto do semiárido (regiões do sertão) para orientar futuros(as) artesãos(ãs), por meio da formação e da capacitação, a ter um compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Assim, o Ateliê Antônio Rabelo busca estimular a prática de um design responsável e a serviço da vida no interior do Estado do Ceará. O ateliê está presente nas principais capitais do País por meio de loja virtual, exportando jóias para a América Latina, Europa e Ásia, peças exclusivas, feitas a mão, que carregam a força do sertão.

O que é o Centro de Design do Ceará

O Centro de Design do Ceará é um equipamento em processo de implementação que deverá fomentar o pensamento de Design no Ceará, com exposições, cursos e demais ações voltadas a difundir os conceitos e possibilidades da linguagem. O prédio está localizado na Estação das Artes, no Centro de Fortaleza. O Complexo Cultural Estação das Artes implanta, gradualmente, os seguintes equipamentos: a Estação das Artes, o Mercado Gastronômico, a Pinacoteca do Ceará, o Centro de Design e o Museu Ferroviário, além da novas sedes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE). Eles integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Confira o link para inscrição

Serviço

PROGRAMA DE COOPERAÇÃO FORMATIVA – ATELIÊ ANTÔNIO RABELO
Lançamento do Edital: 19 de agosto de 2022
Inscrição para candidatos: até 16 de setembro de 2022
Divulgação do resultado final: 23 de setembro de 2022
Início das atividades dos (das) bolsistas: 3 de outubro de 2022
Término das atividades do Programa e encerramento da bolsa: 25 de janeiro de 2023

Editais e mais informações:
institutomirante.org
editais.cultura.ce.gov.br

Dúvidas sobre os editais: [email protected]

 

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.