O Instituto Mirante de Cultura e Arte realiza a segunda semana de atividades do 1º Ciclo de Formação do Programa de Desenvolvimento de Pessoas, voltado para o acolhimento e formação dos novos integrantes do Instituto recentemente contemplados no Edital de Seleção Pública do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE).

A ação, que objetiva recepcionar os novos integrantes do corpo de trabalho e apresentar o funcionamento do Instituto e dos equipamentos, abordará nesta semana as políticas culturais do Ceará, bem como as relações entre Organizações Sociais, a rede de equipamentos e a gestão pública.

Na terça-feira (17/05), todos os trabalhadores e trabalhadoras participarão da Mesa Redonda: Políticas Culturais do Ceará, com Fabiano Piúba (secretário da Cultura do Ceará), Valéria Cordeiro (secretária executiva de Cultura) e Mariana Braga (secretária executiva de Planejamento e Gestão), sob mediação de Custódio Almeida, às 9h30, no Theatro José de Alencar.

À tarde, a nova equipe do Museu da Imagem e do Som irá vivenciar a programação “Teatro de Portas Abertas”, com visita guiada e apresentação cênica resultante do Curso de Princípios Básicos.

Na quarta-feira (18/05), haverá as palestras “Contrato de Gestão e Plano de Trabalho”, com Lina Luz (Assessora de Políticas Culturais do Instituto Mirante), às 9h30, e “Prestação de Contas e Relatórios de Gestão”, com Marília Marinho (Diretora Administrativo Financeira do Instituto Mirante), às 10h45, no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE). Na quinta-feira (19/05) e sexta-feira (20/05), os novos profissionais do MIS-CE terão treinamento específico, de acordo com a área profissional respectiva.

Novos profissionais
Após a realização do edital de seleção pública, realizado em abril de 2022, o MIS-CE recebe em sua estrutura organizacional um total de 46 novos trabalhadores, entre os meses de maio e junho, além dos profissionais já contratados no período de implantação da Organização Social.

Entre esses 46 novos integrantes estão técnicos em áreas diversas, como video, fotografia, biblioteconomia, restauração, design, recepção, engenharia de som e muitos outros, totalizando 25 áreas distintas. O ciclo de formação se faz necessário para a compreensão dos equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), geridos pelo Instituto Mirante, além do entendimento das políticas públicas culturais e afirmativas e da ética nas práticas de convivência e atuação profissional.

Instituto Mirante de Cultura e Arte
O Instituto Mirante é uma Organização Social, sem fins lucrativos, voltada para a gestão de políticas públicas e de equipamentos culturais. Em 2022, o instituto inicia a sua atuação, realizando ações de fomento às artes nas múltiplas linguagens e atuando na salvaguarda do patrimônio cultural do nosso Estado.

Inicialmente, o Instituto Mirante é responsável pela gestão e pela execução de atividades de novos equipamentos públicos culturais, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE). São eles: Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e Complexo Cultural Estação das Artes – comportando as estruturas da Pinacoteca do Ceará, do Mercado Gastronômico, do Centro de Design e do Museu Ferroviário.

1º Ciclo de Formação (Programação)

Confira abaixo a programação da segunda semana de formação
“Políticas Culturais do Ceará – Relação entre Organizações Sociais, Rede de equipamentos e gestão pública”

Terça-feira (17/05)
9h – Cerimonial de abertura
9h10 -Boas vindas, por João Wilson e Pedro Domingues
9h30 às 11h – Mesa Redonda: Políticas Culturais do Ceará, com Fabiano Piúba, Valéria Cordeiro e Mariana Braga. Mediador: Custódio Almeida

Programação “Teatro de Portas Abertas”
14h – Visita Guiada ao TJA
15h – Apresentação cênica das turmas do CPBT e programação do Teatro

Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)

Quarta-feira (18/05)
9h – Abertura
9h10 – Boas vindas dos gestores do Equipamento
9h30 às 10h30 – Contrato de Gestão e Plano de Trabalho – Lina Luz (Assessora de Políticas Culturais do Instituto Mirante)
10h30 – Intervalo
10h45 às 11h45 – Prestação de Contas e Relatórios de Gestão – Marília Marinho (Diretora Administrativo Financeira do Instituto Mirante)

Local: Auditório do MIS-CE (Avenida Barão de Studart, 410 – Meireles)

Quinta-feira (19/05)
8h30 às 12h – Formação Técnica Específica
Local: MIS-CE (Avenida Barão de Studart, 410 – Meireles)

Sexta-feira (20/05)
8h30 às 12h – Formação Técnica Específica
Local: MIS-CE (Avenida Barão de Studart, 410 – Meireles)

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.