Da natureza íntima ao voo dos pássaros: Centro Cultural do Cariri abre exposição “Encarnado” do artista Efrain Almeida

Inaugurando o espaço expositivo do equipamento, Encarnado reúne um conjunto de 25 obras, na sua maioria inéditas, além de um documentário que articula questões biográficas e processuais.

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos e Espaços Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte – realiza a abertura da exposição “Encarnado”, de Efrain Almeida, no dia 18 de agosto, a partir das 18h, no Pequeno Palco. Inaugurando o espaço expositivo do Centro Cultural, reúne 25 obras que apresentam dimensões entre a natureza íntima e o voo dos pássaros, articulados no sagrado e no ofício, índices protagonistas na sua poética.

A exposição resulta de uma pesquisa, iniciada em 2020, com a produção do documentário Ensaios para outros instantes: rasgos da paisagem, que narra seus processos criativos. Contudo, constitui-se também do trabalho do artista que já soma 30 anos. Efrain tem obras em importantes coleções públicas e privadas, incluindo MOMA/NY, Caixa Geral de Depositos, Culturgest, Lisboa, Portugal; CGAC – Centro Galego de Arte Contemporânea, Santiago do Compostela, Spain e na Fundação ARCO, Madrid, Espanha.

Bitu Cassundé, curador da exposição, explica que “A pesquisa se inicia investigando a questão do sagrado na obra de Efrain, a partir da relação imagética de casas de milagres no Ceará, especificamente nas cidades de Juazeiro do Norte e Canindé”. O trabalho ainda se direciona a observar e investigar a relação entre a paisagem e o corpo. “A curadoria se deu a partir de dois eixos principais: do corpo versus o sagrado e do corpo versus a paisagem”, completa.

No Cariri, Efrain também percorreu as cidades de Barbalha, Crato, Santana do Cariri, Brejo Santo e Nova Olinda. Unido ao conceito da exposição, outro pensamento presente é o do “Corpo-Pássaro”, que atravessa, a partir das dimensões dos trânsitos e deslocamentos, características do povo cearense que sai em busca de outros horizontes, abordando a relação metafórica e poética da presença dos pássaros e seus fluxos contínuos.

A exposição ficará aberta ao público até fevereiro de 2024 e seu acesso acontecerá de acordo com os horários de funcionamento do Centro Cultural do Cariri. Para Rosely Nakagawa, diretora do equipamento, a mostra de Efrain Almeida, conecta a natureza do Cariri com a beleza do ato de criação artística. Além disso, destaca também um instrumento pouco valorizado na contemporaneidade do ocidente, as nossas mãos.

“Ele é um artista que reinventa a união de pares opostos de conexão sensível. Com a sensibilidade despertada pelo ofício de marceneiro do pai, ele reconstrói o fazer e apresenta obras construídas que têm nas mãos sua dimensão como escala, afeto e percepção”, conta Rosely.

Sobre os espaços expositivos do equipamento, Nakagawa afirma terem o papel de possibilitar mundos criativos para públicos de todas as idades. “O Centro Cultural do Cariri agradece essa presença que reforça a vocação dos nossos espaços que unem o céu e a terra, a mão e o coração, o ser humano e a natureza, através da arte e da cultura”, completa.

Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará, celebra este momento. “O espaço expositivo que abre suas portas é destinado ao encontro entre a arte e o povo num processo imersivo, de contemplação de símbolos e de instinto, do abstrato e do talvez concreto. Este espaço é público, do povo do Cariri e de todo o Ceará.”, ressalta.

Ensaios para outros instantes

O documentário Ensaios para outros instantes (2021/23, 20′) apresenta o percurso do artista pelos centros religiosos do Ceará – Juazeiro do Norte e Canindé -, a partir das Casas de Milagres e da ritualística que ativa nesses espaços a relação entre o corpo e o sagrado. Com duas etapas de gravação, a primeira em 2021 e a segunda em 2023, o filme investiga os vínculos possíveis entre as diferentes paisagens e os processos de deslocamentos e trânsitos do artista.

Um atravessamento biográfico tece a narrativa a partir de uma estreita simbiose entre vida e arte enquanto índices de um ”Corpo-Pássaro”, que configura o processo de pesquisa e de produção poética relacionadas à mostra monográfica “Encarnado”.

Lançamento do livro Efrain Almeida: uma coisa linda

Somando a programação, no domingo, 20 de agosto, a partir das 18h, será lançado o primeiro livro dedicado ao artista em mais de uma década. Efrain Almeida: uma coisa linda reúne o momento atual de sua produção, com reproduções de suas esculturas em madeira e bronze, obras têxteis, aquarelas e pinturas.

Organizada por Wilson Lazaro, a publicação trilíngue conta com textos dos curadores Bitu Cassundé, Clarissa Diniz e Moacir dos Anjos, que abordam aspectos conceituais, históricos, biográficos e simbólicos da obra do artista, formando um panorama crítico de sua produção multifacetada. A programação acontece no Pequeno Palco do Centro Cultural do Cariri.

Efrain Almeida

A poética do artista Efrain Almeida atravessa diferentes territórios, que ativam relações entre paisagem, o corpo e o sagrado, regidos pelo dado biográfico versus a instância da fabulação. Natural de Boa Viagem – CE, moldou as lembranças do fazer de seu pai carpinteiro e das tradições religiosas ainda na infância, que até hoje perpassam sua arte.

Em pequenas esculturas, aquarelas e bordados, Efrain combina elementos da cultura popular nordestina a aspectos autobiográficos e a contemporaneidade. Utilizando entalhes referenciados nos imaginários, suas esculturas são de corpos ou partes do corpo que remetem aos “milagres” e ex-votos – ofertados pelos fiéis ao santo de devoção em agradecimento a uma graça alcançada.

Suas exposições individuais recentes incluem O Sexto Dia, Museu de Arte Sacra de São Paulo, São Paulo, Brasil (2022); A Memória da Mão, MCO Arte Contemporânea, Porto, Portugal (2018) e Trance, James Harris Gallery, Seattle, USA (2017).

Sobre o Centro Cultural do Cariri

Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza, aliadas à tradição cultural e à contemporaneidade, estando aberto aos processos de experimentação e intercâmbio.

O equipamento cultural, que atende toda a região do Cariri cearense, conta com uma infraestrutura de mais de 50 mil metros quadrados, sendo constituída por espaços expositivos, anfiteatro para ensaios e projeções de cinema, teatro escola, salas de aula e ensaio, reserva técnica, restaurante escola, café e planetário, ainda em processos de estruturação.

Atualmente, o Centro Cultural do Cariri está aberto ao público às quintas e sextas, das 15h às 20h, e aos finais de semana, das 8h às 20h, com toda área externa composta por pistas de skates, brinquedopraça, areninha, quadras de vôlei e grande área verde. Toda a programação é gratuita.

Onde estamos localizados

Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, 1, Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato, Ceará

SERVIÇO

Abertura Exposição Encarnado de Efrain Almeida

Data: 18 de agosto

Horário: 18h

Local: Centro Cultural do Cariri, Pequeno Palco – Piso 0

Classificação indicativa: Livre

Com acessibilidade em Libras

Exposição Encarnado de Efrain Almeida

Período: 19 de agosto a 19 de fevereiro

Horários: Quinta e sexta, das 15h às 20h e sábado e domingo, das 8h às 20h.

Local: Centro Cultural do Cariri, Galeria 3 – Piso 2

Classificação indicativa: Livre

Lançamento do livro Efrain Almeida: uma coisa linda

Data: 20 de agosto

Horário: 18h

Local: Centro Cultural do Cariri, Pequeno Palco – Piso 0

Classificação indicativa: Livre

Com acessibilidade em Libras