Nos dias 20, 21, 22 e 23 de junho de 2024, Fortaleza será o cenário da Semana de Moda MONEGRIN — MODA, NEGRA, INDÍGENA E PERIFÉRICA. Realizada no KUYA — Centro de Design do Ceará, um equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, a MONEGRIN surge com o propósito de ser uma plataforma para difundir, circular e visibilizar a moda produzida nas periferias por profissionais negros e indígenas. “Queremos criar um espaço onde designers dessas comunidades possam expressar suas histórias e visões através do design, desafiando os padrões estéticos convencionais e promovendo uma moda mais inclusiva e autêntica”, afirma a coordenadora do evento, Tea Marcelo.
A programação, que se estende pelos quatro dias de evento, inclui rodas de conversa, oficinas, bailes, desfiles de marcas cearenses e muito mais. Entre as atrações confirmadas estão nomes de destaque do universo da moda, música e design cearense, como David Lee, DJs Viúva Negra e Rapha Anacé.
Além de sua rica programação cultural, a MONEGRIN está comprometida com práticas regenerativas e ecoeficientes, visando não apenas minimizar o impacto ambiental, mas também contribuir ativamente para a restauração do meio ambiente. “Através da moda, revisitamos questões de igualdade, justiça social e direitos humanos, desafiando as estruturas de poder e potencializando a voz de comunidades marginalizadas”, ressalta Tea Marcelo.
As atividades da semana incluem palestras, oficinas, desfiles, mostras e feiras de moda autoral. A mostra exibirá as criações de designers inspirados nas tradições e na diversidade de seus povos, buscando evidenciar suas histórias e belezas. Palestras e oficinas explorarão temas como design decolonial, regenerativo, ecoeficiente e político, enquanto desfiles e feiras servirão como plataformas para fomentar a interação e celebrar a diversidade e riqueza da moda e cultura indígena e negra cearense presentes nas periferias do estado.
MODA PRA TODES é MONEGRIN
A KUYA — Centro de Design do Ceará reconhece o design de moda como uma narrativa poderosa, capaz de contar histórias, desafiar normas e transcender fronteiras. A MONEGRIN — MODA NEGRA, INDÍGENA E PERIFÉRICA é mais do que uma semana de moda; é parte de um movimento que reivindica espaço e visibilidade para designers, artesãs e artistas cujos trabalhos muitas vezes são marginalizados. “A MONEGRIN nasce com o propósito de ser uma plataforma para difundir, circular e visibilizar esses trabalhos inovadores”, explica Tea Marcelo.
A MONEGRIN proporciona um espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências, onde a moda é uma ferramenta de transformação social e cultural. Assim, a MONEGRIN é um desdobramento da experiência coletiva, estimulando um pensamento crítico a partir do Ceará.
SOBRE A KUYA
O KUYA — Centro de Design do Ceará é um espaço dedicado à valorização e difusão do design feito no Ceará, sendo um equipamento da Secretaria de Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Mirante. Sua missão é fomentar a cultura do design no estado, por meio de ações que envolvem memória, reflexão e inovação em suas múltiplas manifestações e linguagens.
O KUYA oferece cursos, pesquisas, exposições, feiras e outras atividades que incentivam a criatividade, a memória, a inovação e o desenvolvimento sustentável no campo do design. Suas atividades se baseiam em quatro princípios norteadores: um design local e popular (decolonial), diverso e inclusivo (político), que contribui para a conservação das comunidades e do planeta (ecoeficiente e regenerativo), abordando temas contemporâneos e da cultura cearense.
SERVIÇO:
Semana de moda MONEGRIN — MODA NEGRA, INDÍGENA E PERIFÉRICA
Data: 20 a 23 de junho de 2024 (quinta a domingo)
Horário: 14h às 21h (quinta), 10h às 18h (sexta e sábado) e 10h às 16h (domingo)
Local: KUYA — Centro de Design do Ceará
Endereço: Rua Senador Jaguaribe, 323 – Moura Brasil – Fortaleza – Ceará
Programação completa: https://www.instagram.com/p/C8VRfO8PEug/?img_index=1
EVENTO GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO