Manhã de domingo contará ainda com aula sobre moda e sustentabilidade com Ruth Aragão, ação de customização com Luci Sacoleira, música com Sarah Veloso e brincadeiras infantis

Moda circular, upcycling e consumo consciente. Esses são alguns temas que vem tomando conta das discussões sobre Design de Moda no mundo. E o Complexo Cultural Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante – não vai ficar de fora desse debate e, juntamente com o Centro de Design do Ceará, promoverá uma diversificada manhã de ações para tratar sobre o papel do Design em uma moda mais sustentável.

Neste Domingo na Estação, 14/08, as portas se abrirão às 9h já com uma feira de brechós locais que tomará conta da Gare da Estação. Os brechós têm se mostrado mais do que uma alternativa de consumo, mas a primeira opção para quem opta por peças exclusivas, de segunda mão e com consciência socioambiental. Encontrar soluções para fazer da indústria da moda um setor menos poluente e com relações de trabalho mais justas é questão de primeira importância para empresas e público em geral.

Na feira deste domingo, o pátio abrigará oito brechós locais que optam por não apenas vender peças de segunda mão, mas acrescentar valor a cada uma a partir do processo de upcycling – prática que consiste no reaproveitamento de materiais, como tecidos e aviamentos para a criação de novos produtos. Por isso, boa parte dos produtos desses brechós passa por renovações de estilo, bordados, aplicações, lavagens e demais possibilidades de acrescentar um novo valor a uma peça de roupa que seria descartada.

Os brechós confirmados são: Shop Dionisio, Segunda Mão Shop, Brechó Gato 80, Brechó Retroagir, Brechó Pretta, Brechada Brechó, Saturada e Ateliê Mude-me.

Música, bate-papo e mão na massa

Durante toda a manhã, a DJ fashionista Sarah Veloso anima o local com seu repertório com disco music, freestyle, chill baile e outros sons para curtir o dia numa onda diferente. DJ, Publicitária e Designer, Sarah Veloso passeia musicalmente do Disco Music ao Baile Funk, começou logo em destaque na carreira musical com o Coletivo underground 1992 (Dezenovenovedois). Sarah traz o gingado e a boa vibe para aquecer a pista.

Para aprofundar ainda mais o assunto, a partir das 10h30, a designer e figurinista Ruth Aragão explicará em uma mini-aula sobre as possibilidades do upcycling na moda. Ruth é figurinista com atuação intensa em projetos locais e nacionais desde 1996, inventando figurinos como territórios vestíveis que se configuram no fluxo das trocas de subjetividades e materialidades. Com pós-graduação em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Senac – São Paulo, a profissional buscou sistematizar as pesquisas, inquietações, conhecimentos e saberes com o rigor necessário para o seu aperfeiçoamento como professora e criadora de moda e figurino – com especial ênfase na metodologia Upcycling e na condução de coletivos criativos.

Na sequência da mini-aula, um bate-papo entre expositores, a estilista e público discutirá a moda circular e o papel dos brechós nessa promoção de um consumo mais responsável.

Já a artista visual Luci Sacoleira levará para a prática os conceitos contemplados no evento aplicando técnicas de requalificação de peças de vestuário utilizando materiais artesanais e de baixo custo. A artista aplicará na prática os conceitos que estarão sendo discutidos durante o evento, no qual o upcycling será o tema central, demonstrando formas de transformar peças de roupas com aplicação de carimbos e tintas de tecido, adicionando novos valores a uma peça que seria descartada.

Atividades infantis

As manhãs de domingo na Estação das Artes atraem um intenso público infantil e neste dia 14 haverá duas atividades com foco na turminha. Na pintura infantil livre, crianças e adultos, juntos, manusearão ludicamente pincéis, tintas coloridas e papel craft, em ação desenvolvida e orientada pelos monitores do Complexo Cultural.

Já no clima da moda, o evento relembrará uma brincadeira que marcou a infância de gerações. Nela, as crianças recortarão roupas e acessórios de papel para criar diferentes combinações em bonecas e bonecos.

Programação completa

Dia 14/08, de 9h às 12h
Entrada gratuita
Aberto ao público

9h às 12h: DJ Sarah Veloso
9h às 12h: Feira de Brechós e Upcycling com Shop Dionisio, Segunda Mão Shop, Brechó Gato 80, Brechó Retroagir, Brechó Pretta, Brechada Brechó, Saturada e Ateliê Mude-me
9h às 11h: Ação infantil de corte e cola com roupinhas de papel
10h30 às 11h30: Roda de conversa sobre Moda Upcycling com Ruth Aragão
10h às 12h: Ação de customização de roupas utilizando carimbos com Luci Sacoleira
9h às 12h – Pintura infantil
9h às 12h – Feira gastronômica e agroecológica do Mercado AlimentaCE

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540, Centro.

Recomenda-se a apresentação de comprovante de vacinas contra a Covid-19 e o uso de máscara de proteção facial, conforme decreto estadual vigente.

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.