A Pinacoteca do Ceará encerra o mês de janeiro com visitas mediadas, oficina de bordado e atividades infantis na programação de férias. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, convida ainda o público para visitar as quatro exposições em cartaz.
A programação tem início na quinta-feira (25), com o “Percursos Entrelaçados: linhas e gestos do Leonilson”, das 16h às 17h. A atividade propõe um olhar sensível para as obras da exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”, buscando os gestos, linhas, técnicas e temporalidades poéticas do artista. A visita tem classificação indicativa livre e será mediada por Amanda Oliveira e Weverson Martins.
Na sexta-feira (26) e no sábado (27), das 15h às 16h, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com tradução em Libras.
Também no sábado (27), das 14h às 16h, o museu inicia a Oficina de Ateliê – Bordado, com o objetivo de estimular os processos de expressão, criação e reflexão, explorando diferentes temáticas e matrizes estéticas. O encontro busca ainda enriquecer a vivência dos participantes por meio de distintos contextos e expressões artísticas, aprimorar a percepção e estimular o imaginário. Em janeiro, as ações são dedicadas ao bordado a partir das inspirações da exposição “Leonilson e Das amizades”. A mediação é de Bárbara Abril, Beatriz Gurgel e Lígia Bessa, com 15 vagas para pessoas a partir de 15 anos.
Já no sábado (27), o “Percursos entrelaçados: crônicas do inconsciente” explora diferentes formas de expressão e comunicação além dos gestos e das palavras. A atividade, que ocorre das 16h às 17h, tem o objetivo de instigar uma visita cinestésica. A visita tem classificação indicativa de 16 anos e mediação de Liza Maria e Janaína Bento.
PINACOTECA PARA AS CRIANÇAS
A programação do fim de semana chega ao último dia com o Ateliê Criança Cria “Maraponga/ Majorlândia: Paisagens de Leo” no domingo (28). Nesta edição, Beatriz Gurgel e Érica Xita partem das pinturas de Leonilson que trazem o simbolismo das montanhas e dos locais por onde ele passou. O objetivo é produzir pinturas de paisagens. A atividade é recomendada para crianças a partir de 3 anos e ocorre em dois horários, das 10h às 11h e das 15h às 16h.
O domingo conta ainda com o “Teatro de lambe lambe Calango Chuvoso – Formas animadas no Museu”, com o artista João Andirá. A atividade será das 14h às 17h e tem classificação indicativa livre. A performance de animação é feita com teatro de bonecos em miniatura e apresenta um jogo de pequenas cenas dentro da caixa dos antigos fotógrafos lambe-lambe. Ao longo da apresentação, o ator/performer transita nos espaços comuns do museu e convida o público a vivenciar a experiência teatral.
SOBRE A PINACOTECA
Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.
SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 25 a 28 de janeiro
> Quinta-feira, 25.1
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Linhas e Gestos de Leonilson
Mediação: Amanda Oliveira e Weverson Martins
Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: livre
Inscrições por ordem de chegada
Acessível em Libras
> Sexta-feira, 26.1
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: livre
Acessível em Libras
> Sábado, 27.1
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Crônicas do Inconsciente
Mediação: Liza Maria e Janaína Bento
Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação Indicativa: 16 anos
> Sábado, 27.1
14h às 16h
Oficina de ateliê – Bordado
Mediação: Bárbara Abril, Beatriz Gurgel e Lígia Bessa
Onde: exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Ateliê 1
15 vagas | Inscrição por ordem de chegada
Para pessoas a partir de 15 anos
> Sábado, 20.1
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Domingo, 28.1
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Maraponga/ Majorlândia: Paisagens de Leo
Mediação: Beatriz Gurgel e Érica Xita
Onde: Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” e Ateliê 1
Classificação indicativa: para crianças a partir de 3 anos
> Domingo, 28.1
14h às 17h
Teatro de lambe lambe Calango Chuvoso – Formas animadas no Museu, com João Andirá
Onde: Hall da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: livre
> Todas as atividades são gratuitas.
> As exposições têm classificação livre para todos os públicos. Obras que possam ser consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estarão indicadas na sinalização do espaço.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis
Exposições em cartaz:
Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” – até o primeiro trimestre de 2024.
Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024.
Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.