Dia do Ferroviário é celebrado com programação no Museu Ferroviário Estação João Felipe neste domingo (28)

Programação gratuita reúne entrega da Homenagem Memória Viva Ferroviária e apresentação artística de Chaplin Cearense ambientada em estação de trem
Montagem da Exposicao "Nos trilhos do tempo", no Museu Ferroviario Estacao Joao Felipe. Fortaleza, 29/08/23 Foto: Fernanda Siebra

A história ferroviária no Brasil começou há exatos 170 anos, em 30 de abril de 1854, com a
inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis no Rio de Janeiro. O Dia do Ferroviário, uma alusão à data, é celebrado neste domingo (28) pelo Museu Ferroviário Estação João Felipe — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. A programação é gratuita e aberta ao público.

A manhã de atividades começa às 10h30 no auditório da Pinacoteca do Ceará com a exibição de materiais audiovisuais sobre a história viva da ferrovia produzidos pelo Estúdio Voa. A seguir, o Museu Ferroviário realiza um cerimonial de homenagem à Sociedade Beneficente do Pessoal da Rede Viação Cearense (SBPRVC), à União dos Ferroviários do Brasil (UFB) e à Federação Nacional das Associações Ferroviários Aposentados e Pensionistas (FENAFAP), representantes do segmento ferroviário.

Conhecido como Chaplin Cearense, o artista Apolinário Alves apresenta a performance “O Circo do Chaplin”, ambientado em uma estação de trem, e continua a comemoração. A obra une a mímica chapliniana para construir um enredo de uma apresentação circense protagonizada pela Pulga. Neste cenário, tudo pode acontecer: uma troca de sorriso, um romance… e até um casamento. Afinal, “são só dois lados da mesma viagem”.

Para encerrar a programação, o Museu Ferroviário entrega a Homenagem Memória Viva Ferroviária aos trabalhadores Jonas Rodrigues Feitosa, Luís Bezerra Filho, Antônio José da Silva e Luiz Sales Matias, referências na história ferroviária.


Parceria entre espaços do Complexo Cultural Estação das Artes

O Museu Ferroviário Estação João Felipe embarca na programação do PAKU – Encontro Popular da Cultura Geek, promovido pela Kuya – Centro de Design do Ceará.

O evento, que acontecerá no Complexo Cultural Estação das Artes, é uma celebração da cultura geek, pop e nerd. O Núcleo Educativo do Museu Ferroviário vai realizar três visitas mediadas à exposição de longa duração “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará”, com miniaturas de trens e acontecimentos históricos.

As visitas serão realizadas no sábado (27), às 15h e às 17h; no e domingo (28), às 10h30. O ponto de encontro é no sino da Gare do Complexo Cultural da Estação das Artes.

 


SERVIÇO

Dia do Ferroviário no Museu Ferroviário Estação João Felipe
Quando: Domingo, 28.4, a partir das 10h30
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro, Fortaleza)
10h30: Exibição de vídeos
11h: Cerimonial de homenagem ao segmento ferroviário
11h30: Apresentação artística O Circo de Chaplin, com Chaplin Cearense
12h: Entrega da Homenagem Memória Viva Ferroviária