O Museu Ferroviário Estação João Felipe – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e é gerido em parceria com o Instituto Mirante – realiza o I Encontro Cultural de Ferroviários nesta quarta-feira (2). A programação reúne visitas livres ao Complexo Cultural Estação das Artes e Roda de Conversa com 10 grupos do segmento ferroviário cearense. O evento é gratuito e aberto ao público.
A atividade é uma alusão a duas datas importantes: o 30 de setembro, que marca a aprovação dos estatutos e atos constitutivos da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), realizada no ano de 1957; e o 1º de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa, Instituído por meio da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 1990.
A programação do I Encontro Cultural de Ferroviários começa às 13h, com visitas livres aos espaços expositivos do Museu Ferroviário e da Pinacoteca do Ceará, além da Estação das Artes. A partir das 14h, a Roda de Conversa com Ferroviários concentra-se no auditório da Pinacoteca, com a apresentação de grupos compostos por ferroviários em atividade e aposentados, pesquisadores da área, memorialistas e familiares dos trabalhadores das linhas férreas.
Os grupos participantes do Encontro Cultural são: Amigos Ferroviários; Associação Amigos da Ferrovia Cearense; Associação de Preservação da Memória Ferroviária do Estado do Ceará (APREMFECE); Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearense (AERVC); Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará (AFAC); Ferroviários Tamos Juntos; Grupo Amigos Ferroviários; Memória da Ferrovia do Nordeste; Sociedade Beneficente do Pessoal Da Rede De Viação Cearense (SBPRVC) e União dos Ferroviários do Brasil (UFB).
Museu Ferroviário Estação João Felipe
O Museu Ferroviário foi o quinto equipamento a integrar o Complexo Cultural Estação das Artes, inaugurado em março de 2022, que reúne também Estação das Artes, Mercado AlimentaCE, Kuya – Centro de Design do Ceará e Pinacoteca do Ceará. Seu acervo é oriundo dos objetos remanescentes do extinto Museu do Centro de Preservação da História Ferroviária do Ceará, em atividade entre 1982 e 1999 nas antigas Oficinas Demosthenes Rockert — conhecidas como Oficinas do Urubu. Na época, o espaço foi coordenado pela Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), com apoio da Associação de Engenheiros da Rede Viação Cearense (AERVC).
Com um projeto museológico que dialoga com as atuais diretrizes do campo museal brasileiro, o Museu Ferroviário foi inaugurado em 17 de novembro de 2023. Localizado em um dos pavilhões da Pinacoteca do Ceará, antigos galpões da RFFSA, o espaço abriga a exposição de longa duração intitulada “Nos trilhos do tempo. Histórias da ferrovia do Ceará”, com curadoria assinada por André Scarlazari e Marcus Braga.
📌I Encontro Cultural de Ferroviários
Quando: quarta-feira, 2/10, das 14h às 17h
Onde: Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza – CE)