Documentário sobre Claudia Andujar e atividades infantis abrem programação de agosto na Pinacoteca do Ceará

Na primeira semana de agosto, o museu também destaca as visitas mediadas temáticas nas exposições em cartaz

A Pinacoteca do Ceará abre o mês de agosto com exibição do documentário “A Senhora das Flechas”, sobre o profundo relacionamento da fotógrafa e artista suíça Claudia Andujar com os indígenas Yanomami, além de atividades infantis na nova exposição imersiva. O museu integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Produção da diretora suíça Heidi Specogna, “A Senhora das Flechas” foi exibida duas vezes no Brasil: durante a abertura da exposição Claudia Andujar. Minha Vida em dois mundos, na Pinacoteca do Ceará, e no festival “É tudo verdade” (SP). Em Fortaleza, o público poderá ver o documentário nos dias 3 e 17 de agosto, no Auditório da Pinacoteca do Ceará. A atividade integra a programação associada à exposição, que segue em cartaz no equipamento até dezembro.

Na primeira semana de agosto, o Ateliê Criança Cria amplia os limites da criatividade e convida as crianças a inventarem seu próprio jardim com papel celofane e palitos, em um diálogo com a exposição interativa Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú. A programação desta semana ainda inclui as visitas mediadas temáticas nas exposições em cartaz.

Na quinta-feira, uma visita mediada busca responder perguntas como “o que é a imagem?” Ou melhor: “ela é apenas o que é visto ou percebido?” “As imagens podem produzir sensações no corpo?” O Percursos Entrelaçados “Entre a opacidade e a transparência: o que a imagem dá a dançar?” propõe aos visitantes, para além da visualidade, uma experiência sensorial ao público, que será instigado a corporificar, em uma dança, as percepções imagéticas. A atividade acontece das 16h às 17h, na exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”, com classificação indicativa de 16 anos.

O público também pode participar de visitas mediadas livres com os arte educadores da Pinacoteca do Ceará nas exposições em cartaz. Para participar, é preciso chegar pelo menos 15 minutos antes próximo à recepção do equipamento. Nesta semana, as visitas acontecem na sexta-feira (2) e sábado (3) das 15h às 16h. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.

No sábado (3), das 16h às 18h, os visitantes são estimulados a observar os efeitos no desenho provocados pelas resoluções visuais de uma composição. No Percursos Entrelaçados + Ateliê “Tons e Sombras”, o público vai conhecer a técnica de hachura em uma visita na exposição “No lápis da vida não tem borracha”, que homenageia o centenário do artista Aldemir Martins.

No mesmo dia, das 17h às 18h30, a Pinacoteca do Ceará exibe o documentário “A Senhora das Flechas”, no Auditório. O filme aborda de forma emocionante a biografia de Claudia Andujar, sua relação com a fotografia e seu ativismo na luta contra a exploração da floresta amazônica.

Já no domingo (4), as crianças ocupam o museu na exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” e botam a mão na massa no Ateliê 1 no “Ateliê Criança Cria: Inventar um jardim”. A partir das obras Objeto Cinético, de Abraham Palatnik, Les Pissenlits, de Edmond Couchot e Michel Bret, e Ultra-Nature, de Miguel Chevalier, que evocam a presença de flores e plantas, os pequenos serão estimulados a criarem suas próprias espécies de plantas com a ajuda de palitos, papel celofane, arames e outros. A atividade acontece em duas edições, das 10h às 11h e das 16h às 17h, e é recomendado para crianças a partir de 3 anos.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 165 mil visitantes.

 

 

SERVIÇO

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 1 a 4 de agosto

> Quinta-feira, 1.8
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Entre a opacidade e a transparência: o que a imagem dá a dançar?
Mediação: Janaina Bento
Onde: Exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos”
Classificação indicativa: 16 anos
Acessível em Libras

> Sexta-feira, 2.8
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 3.8
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 3.8
16h às 18h
Percursos Entrelaçados + Ateliê: Tons e Sombras
Mediação: Érica Xita
Onde: Exposição “No lápis da vida não tem borracha” e Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras

> Sábado, 3.8
17h às 18h30
Exibição do documentário “A Senhora das Flechas”
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: 12 anos
Gratuito

> Domingo, 4.8
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Inventar um jardim
Mediação: Beatriz Gurgel
Onde: Exposição “Síntese: Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” e Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: Livre
Recomendado para crianças a partir de 3 anos
Acessível em Libras

> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

Em cartaz:

“Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 29 de dezembro de 2024

Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 1º de setembro de 2024
“Amar se Aprende Amando” – até 1º de setembro de 2024

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

“Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú” – até 6 de outubro de 2024

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 9h às 17h.