Documentário sobre o bairro Moura Brasil é exibido pela primeira vez no Complexo Cultural Estação das Artes

A programação do Núcleo de Articulação Comunitária (NACA) do Instituto Mirante conta ainda com feira de empreendedores do Moura Brasil, em parceria com o Mercado AlimentaCE
Foto: Douglas Souza

No próximo sábado (13/05), o Complexo Cultural Estação das Artes exibe a estreia do documentário “O Moura Brasil que não te contaram”, obra dirigida pelo coletivo de jovens pesquisadores do Mapeamento Afetivo Moura Brasil. O programa é uma iniciativa do Núcleo de Articulação Comunitária (NACA), da Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária, do Instituto Mirante de Cultura e Arte, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE).

A programação tem início às 14h, na gare da Estação das Artes, com fala institucional sobre o desenvolvimento do Mapeamento Afetivo Moura Brasil e, em seguida, uma visita pela exposição do Museu Ferroviário João Felipe. Após o tour, acontecerá a exibição do documentário, às 16h, na Kuya – Centro de Design do Ceará, equipamento que integra o Complexo Cultural Estação das Artes.

As atividades seguem na Gare da Estação das Artes, a partir das 18h30, com a feira de empreendedores do bairro Moura Brasil. A ação conta com a parceria do Mercado AlimentaCE. Para fechar a programação em melhor estilo, quem estiver presente poderá aproveitar a festa NUMALAJE, com a presença dos DJ Lolost e DJ DDZin (Dudu Ribeiro), até às 21h. A festa possui entrada livre, com classificação indicativa para maiores de 18 anos.

Mapeamento Afetivo Moura Brasil
O evento faz parte da culminância do programa de pesquisa e formação que levou jovens do Moura Brasil a mapear, de outubro de 2022 a fevereiro de 2023, as associações, coletivos, lideranças e patrimônios materiais e imateriais da comunidade.

Durante 4 meses foram realizadas ações formativas dentro do programa do Mapeamento Afetivo. Além de bolsa-auxílio, os participantes receberam oficinas nas áreas de “Patrimônio Material e Imaterial”, “Fotojornalismo”, “Pesquisa” e “Museologia Comunitária e Social”. Na segunda etapa do programa, os jovens desenvolveram uma pesquisa de campo, na qual puderam aplicar o conteúdo trabalhado no processo de coleta de dados e de informações sobre a comunidade.

Segundo a assessora de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária, Dione Silva, o intuito do Mapeamento é “integrar cada vez mais a comunidade moradora do entorno de equipamentos culturais públicos, como o Complexo Cultural Estação das Artes, a uma compreensão e sentimento de pertencimento a estes espaços”, destaca.

No dia 11 de março, o programa realizou uma exposição a céu aberto, dentro do bairro Moura Brasil, reunindo 14 fotografias e 27 textos que contam a história de personalidades e de espaços do bairro.

A iniciativa conta com a parceria da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), da Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará – Sesc/Senac Panorama, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

NACA
O Núcleo de Articulação Comunitária (NACA) tem como objetivo construir políticas de cultura e arte, de forma coletiva, entre os territórios periféricos da cidade e os equipamentos culturais administrados pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte. Inicialmente, as ações do núcleo estão voltadas aos moradores e aos agentes culturais que residem no Moura Brasil e nas adjacências, bairro em que está localizado o Complexo Cultural Estação das Artes. O complexo acolhe o Centro de Design, o Mercado AlimentaCE, o Museu Ferroviário e a Pinacoteca do Ceará.

A iniciativa é uma realização do Instituto Mirante, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Estreia do documentário “O Moura Brasil que não te contaram”
Data: Sábado (13/05)
Hora: a partir das 14h
Local: Kuya – Centro de Design do Ceará (Complexo Cultural Estação das Artes – Rua Senador Jaguaribe, 55)