Programação acontece de 9h às 13h, com atividades infantis e gastronomia do Mercado AlimentaCE

Foto: Salvino Lobo

Na semana em que recebe a segunda edição do Fotofestival Solar, o Complexo Cultural Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult – CE – mantém o tradicional Domingo na Estação, que neste dia 11/12 acontece de 9h às 13h. A programação conta com apresentações musicais para colocar todo mundo para dançar, com as bandas Cacimba de Aluá e Bandolim do Samba, espetáculo circense, atividades infantis e aquela boa gastronomia cearense a serviço de toda a família.

Logo no comecinho da manhã, a Gare da Estação das Artes recebe o Coral do Trabalho Social com Idosos – TSI, em parceria com o Sesc. O grupo desempenha um papel significativo na inserção social das pessoas idosas e tem como objetivo despertar e estimular o aprimoramento sensorial, o trabalho coletivo, a criatividade artística e o acesso à cultura. Sob a regência do maestro Matheus Barbosa, 30 coralistas farão esta apresentação.

Em seguida, também em parceria com o Sesc, o DJ Rafael Silveira traz em seu set um esboço de seleção musical criativa a partir de álbuns acessíveis da Música Popular Brasileira, ao mesmo tempo, dialogando com sonoridades contemporâneas que trazem elementos básicos do país.

Atividades infantis

Além da pintura infantil característica dos Domingos na Estação, haverá também uma oficina de anjos de revista. Com a proposta natalina do mês de dezembro, o Desenvolvimento Comunitário do Sesc Panorama propõe uma atividade reutilizando revistas antigas para fazer anjos de Natal. O material será disponibilizado para o público.

Outra atração que promete levar a criançada às gargalhadas é o espetáculo “Circo Seven Brothers – Estação Mambembe”, fruto da Convocatória de Projetos Artísticos realizada pela Estação das Artes em outubro deste ano. Círio Brasil, da 2º geração de circenses da Família Brasil, propõe, neste projeto, levar toda a alegria e emoção do espetáculo circense, oferecendo números de malabares, acrobacias de solo e contorção.

Música e gastronomia

Pertinho do almoço, é a vez de se balançar com o som do grupo Bandolim do Samba, também resultado da Convocatória de Projetos Artísticos da Estação das Artes. De 11h às 12h, eles farão releituras dos clássicos do samba e do choro, em uma roupagem contemporânea. De Cartola a Jacob do Bandolim, o quarteto idealizado por Marinaldo “Bandolim no Samba” traz toda a essência da música brasileira.

Logo em seguida, o Grupo Cacimba de Aluá, criado por Dilson Pinheiro e Luigio Amarelo, com a missão de continuar e preservar as músicas nordestinas de Luiz Gonzaga e de outros compositores que enriqueceram a música do Nordeste, farão todo mundo dançar forró na Gare.

Tudo isso acompanhado das delícias das feiras gastronômicas e agroecológicas do Mercado AlimentaCE e também da gastronomia de MuaTuá, Pachamama, Mormaço e Sorvete da Reserva, junto a Tacos Burguer e Cozinha do Deyme, da comunidade Moura Brasil.

Parceria Mesa Brasil Sesc

Vale ressaltar que os visitantes que aproveitam a programação cultural e a feira gastronômica do Complexo, podem exercer também a solidariedade. É que para levar a comida que sobra para onde está faltando, a Estação das Artes e o Mercado Gastronômico AlimentaCE estão somando esforços com o programa Mesa Brasil, do Sesc.

Basta fazer uma doação em dinheiro, comprando o equivalente de 2 kg até 40 kg de alimentos, diretamente no site mesabrasil.sesc-ce.com.br ou via pix (03.612.122/0014-41), ambos disponibilizados em uma das TVs da Estação das Artes.

O programa funciona assim: as famílias em situação de vulnerabilidade social se cadastram em instituições sociais com trabalho reconhecido. As instituições são selecionadas pelo Sesc, que promove a arrecadação dos alimentos junto a empresas apoiadoras e pessoas interessadas em colaborar, e a entrega é realizada ao longo de todo o ano.

Fotofestival Solar

Após o Domingo na Estação, o Fotofestival Solar, que ocupa o Complexo Cultural Estação das Artes desde quarta-feira (7), encerra as atividades. Na ocasião, a Estação seguirá aberta até 0h para a finalização do evento.

A partir das 20h, será anunciado o vencedor do Prêmio de Portfólio SOLAR 2022, que vai premiar uma pessoa entre 25 inscritas e participantes da apresentação de portfólios. A pessoa vencedora será escolhida por uma comissão formada por curadores, editores e fotógrafos e ganhará um prêmio de R$ 6.000 (seis mil reais).

Em seguida, a partir das 22h, o DJ Davi Markan e o VJ Mx Leguiza tocam o som no Pátio do Desing, enquanto rola a projeção Noite Solar, finalizando o Fotofestival.

Serviço

Domingo na Estação
Dia 11/12, de 9h às 13h

– Coral do Trabalho Social com Idosos (Parceria Sesc)
– DJ Rafael Silveira (Parceria Sesc)
– Espetáculo “Circo Seven Brothers – Estação Mambembe”
– Oficina de anjo com revista (Parceria Sesc)
– Show Bandolim do Samba
– Show Cacimba de Aluá (Parceria Sesc)
– Pintura infantil
– Feira gastronômica e agroecológica
– Ação Mesa Brasil Sesc

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita e aberta ao público

Recomenda-se o uso de máscaras e o esquema vacinal completo contra a Covid-19, incluindo as doses de reforço.

Mais informações: @estacaodasartes.ce, @mercadoalimentace, @institutomiranteceara, @solarfotofestival

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.