Edital de Seleção Pública para profissionais com interesse em trabalhar no Instituto Mirante, Centro de Design, Estação das Artes, Mercado AlimentaCE, Museu Ferroviário e Pinacoteca do Ceará é divulgado nesta sexta-feira (01/07)

O Instituto Mirante de Cultura e Arte divulga o Edital de Seleção Pública para profissionais com interesse em trabalhar na instituição e nos equipamentos do Complexo Cultural Estação das Artes, nesta sexta-feira (01/07). Interessados(as) devem realizar a inscrição no site do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), entre os dias 11 e 20 de julho de 2022. O Edital contempla o total de 79 vagas de trabalho e 79 vagas para composição de cadastro de reserva.

As vagas disponíveis irão compor o quadro de trabalhadores da sede do Instituto Mirante e dos equipamentos culturais sob sua gestão. São eles: Centro de Design, Estação das Artes, Mercado Gastronômico – AlimentaCE, Museu Ferroviário e Pinacoteca do Ceará.

Confira aqui o Edital
Dúvida sobre o edital: [email protected]

A vagas são para profissionais nas seguintes áreas:

Instituto Mirante (sede) – Analista (Administrativo-Financeiro), Analista (Compras), Analista (Departamento Pessoal), Analista (Mídias Sociais), Analista (Planejamento), Analista (Protocolo) e Designer.

Estação das Artes – Analista (Administrativo-Financeiro), Analistas (Mídias Sociais),
Designer, Fotógrafo, Intérprete de Libras, Recepcionista, Técnico de Equipamentos (Manutenção) e Técnico Especialista II (TI).

Mercado AlimentaCE – Analista (Administrativo-Financeiro), Analista (Mídias Sociais), Encarregado de Loja e Vendedor.

Centro de Design – Analista (Administrativo-Financeiro), Analista (Mídias Sociais), Designer, Recepcionista, Técnico de Equipamentos (Pesquisa e Criação), Tecnico de Equipamentos (TI, Áudio e Vídeo) e Técnico de Pesquisa (Laboratório).

Pinacoteca do Ceará – Analista (Administrativo-Financeiro), Analista (Programação Artística), Analista de Pesquisa (Documentação e Pesquisa), Arte Educador, Auxiliar Educativo, Designer, Fotógrafo, Galerista, Intérprete de Libras, Recepcionista, Técnico de Equipamentos (Áudio e Vídeo), Técnico de Equipamentos (Som e Iluminação), Técnico Especialista II (Museólogo), Técnico Especialista II (Preservação e Restauração), Técnico Especialista II (TI) e Videomaker.

Museu Ferroviário – Analista de Pesquisa (Documentação e Pesquisa) e Auxiliar Educativo.

Inscrição
Os(As) interessados(as) em participar do processo seletivo devem preencher a ficha de inscrição no site do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), entre os dias 11 e 20 de julho de 2022. É necessário ainda um cadastro prévio no Sistema Emprega Brasil, realizado através do site da instituição (empregabrasil.mte.gov.br), no link “cadastrar”, ou pelo atendimento presencial em uma das Unidades de Atendimento do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

A análise documental será feita entre os dias 21/07 e 02/08, enquanto a divulgação do resultado preliminar da primeira etapa ocorrerá no dia 3 de agosto, com período de recurso até 05/08. O resultado do recurso da primeira etapa será divulgado no dia 11/08, com a devida convocação dos(as) candidatos(as) para a segunda etapa do processo seletivo no dia 12/08.

A segunda etapa da seleção consiste na análise do perfil profissional dos(as) selecionados(as), que ocorrerá do dia 18 a 30 de agosto, com divulgação do resultado preliminar em 31/08. O período de recebimento de recurso da segunda etapa será nos dias 01 e 02 de setembro, com resultado final da etapa a ser divulgado no dia 08/09.

O processo segue para a banca de heteroidentificação (15 a 16/09), com resultado preliminar no dia 19/09, período de recursos de 20 a 21/09 e publicação de resultado final e convocação de candidatos no dia 23 de setembro.

Cotas e Banca de Heteroidentificação
O Instituto Mirante irá disponibilizar 25% das vagas para autodeclarados negros/as pretos, negros/as pardos ou indígenas. Candidatos/as que se autodeclararem indígenas deverão confirmar seu pertencimento étnico mediante apresentação de declaração de sua respectiva comunidade, assinada por, pelo menos, duas lideranças reconhecidas.

Já os/as candidatos/as que se autodeclararem negros/as pretos e negros/as pardos serão submetidos a uma banca de heteroidentificação, procedimento complementar a autodeclaração. Composta por pessoas com notório saber na área das relações étnico-raciais, a banca é responsável por analisar traços fenotípicos dos/as candidatos/as, como cabelo, cor da pele e traços faciais, a fim de evitar o desvio de finalidade da política afirmativa. A iniciativa foi estruturada pela Assessoria de Políticas Afirmativas, Articulação Social e Comunitária do Instituto Mirante, em parceria com a Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Ceará e a Bantu Consultoria.

A chamada pública também irá contemplar candidatos com deficiência, disponibilizando 5% das vagas, enquadradas nas categorias definidas no art. 4º do Decreto Federal nº 3.298/99.

Complexo Cultural Estação das Artes
O Complexo Cultural Estação das Artes passou por restauro estrutural e modernização do conjunto de prédios e galpões localizados em frente à praça Castro Carreira (Praça da Estação), pertencentes à antiga Estação Ferroviária João Felipe. Integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

Com 67 mil m², o Complexo Cultural Estação das Artes implanta no ano de 2022, gradualmente, os seguintes equipamentos: o Mercado AlimentaCE, o Centro de Design, o Museu Ferroviário e a Pinacoteca do Ceará, além da novas sedes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE). O espaço promove atualmente programação cultural gratuita nos fins de semana.

Serviço
Edital de Seleção Pública para profissionais com interesse em trabalhar na sede do Instituto Mirante e no Complexo Cultural Estação das Artes (Centro de Design, Estação das Artes, Mercado Gastronômico – AlimentaCE, Museu Ferroviário e Pinacoteca do Ceará)
Período de inscrição: 11/07 a 20/07
Resultado preliminar da 1ª etapa: 03/08
Período de recurso da 1ª etapa: até 05/08
Resultado final da 1ª etapa: 12/08
Análise dos selecionados: 18 a 30/08
Resultado da análise: 31/08
Período de recursos: 01 e 02/09
Resultado final da análise: 08/09.
Banca de heteroidentificação: 15 e 16/09
Resultado preliminar da banca de heteroidentificação: 19/09
Período de recursos: 20 e 21/09
Resultado final e convocação de candidatos: 23/09.

Dúvida sobre o edital: [email protected]

Confira aqui o Edital