Visitas mediadas temáticas, ateliê de arte urbana e atividades infantis em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente são destaques da programação de 6 a 9 de junho na Pinacoteca do Ceará. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, tem entrada gratuita e oferece diversos recursos de acessibilidade.
A visita mediada temática “Percursos Entrelaçados: Traços Solares” anuncia o início das atividades no museu. A ação, que acontece na quinta-feira (6), das 16h às 17h, vai explorar o desenho do artista cearense Aldemir Martins, com especial atenção aos traços que se repetem nas obras e remetem à fauna e à flora do Ceará, que contribuíram para a sua técnica. A visita será realizada na exposição “No lápis da vida não tem borracha”, tem classificação indicativa livre e acessibilidade em Libras.
Na sexta-feira (7) e no sábado (8), o público é convidado para as visitas mediadas livres, que acontecem das 15h às 16h, com a condução da equipe educativa. O percurso apresenta aos visitantes as principais obras da Mostra Bonito pra Chover, com as exposições de Antonio Bandeira e Aldemir Martins, além da Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, que reúne cerca de 20 trabalhos de Chico da Silva, Garcia e Chica da Silva. A classificação indicativa é livre e há interpretação em Libras. Para participar, basta comparecer à recepção 15 minutos antes do horário ofertado e fazer a inscrição. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo.
Também no sábado (8), de 16h às 17h, os visitantes são convidados a conhecer a exposição “Amar se aprende amando” em mais uma edição do Percursos Entrelaçados, que desta vez tem como tema “Corporeidades e Movimento em Antonio Bandeira”. A proposta é dialogar sobre as imagens que suscitam questões sobre o corpo, suas apresentações e representações.
No mesmo dia, o “Ateliê de Arte Urbana: lambe lambe” convida os participantes para o segundo momento da atividade. O objetivo da ação é estreitar os saberes-fazeres dos participantes em seus diferentes contextos artísticos, além de estimular os processos de expressão, criação e reflexão. No último sábado (1º), os visitantes puderam realizar a pintura e produção dos lambes. Agora, será o momento de pôr em prática a colagem dos materiais. A atividade acontece de 14h às 16h no Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará.
NATUREZA E INFÂNCIA
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a Pinacoteca do Ceará realiza no domingo (9) o “Ateliê Criança cria: Bicho folha”. A atividade vai dialogar com os pequenos sobre as plantas e árvores que fazem parte do cotidiano na cidade, além de propor a criação de seres encantados a partir da utilização de folhas e elementos da natureza. Em duas edições, das 10h às 11h e das 15h às 16h, a ação é recomendada para crianças a partir de 3 anos e acontece no Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará.
SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 6 a 9 de junho
> Quinta-feira, 6.6
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Traços Solares
Mediação: Renata Damasceno
Onde: Exposição No Lápis da vida não tem borracha
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sexta-feira, 7.6
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra Chover
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sábado, 8.6
14h às 16h
Ateliê de Arte Urbana: lambe lambe
Mediação: Beatriz Gurgel e Érica Xita
Onde: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará
Classificação Indicativa: Livre
Para pessoas a partir de 14 anos
Inscrição por ordem de chegada | 10 vagas
Acessível em Libras
> Sábado, 8.6
15h às 16h
Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra Chover
Classificação indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Sábado, 8.6
16h às 17h
Percursos Entrelaçados: Corporeidades e Movimento em Antonio Bandeira
Mediação: Janaína Bento
Onde: Exposição “Amar se aprende amando”
Classificação Indicativa: Livre
Acessível em Libras
> Domingo, 9.6
10h às 11h | 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Bicho folha
Mediação: Beatriz Gurgel
Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
Classificação indicativa: para crianças a partir de 3 anos
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis
Em cartaz:
Mostra “Bonito Pra Chover”:
“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 1º de setembro de 2024
“Amar se Aprende Amando” – até 1º de setembro de 2024
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará:
Com trabalhos de Chico da Silva, Garcia e Chica da Silva pertencentes à coleção do museu.
Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.