As férias acabaram, mas a programação continua na Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. A primeira semana de agosto traz consigo a retomada do programa Quinta em Cena, voltado para a valorização das artes cênicas, um ano do programa Baila Comigo, shows com Carreteira Sounds e Descendentes da Índia Piaba, além do tradicional Domingo na Estação, que recebe edição da Feira Mais Vinil e show de Agê, no Mercado AlimentaCE.
Quinta em Cena retorna dia 1o com performances na Gare
A largada da semana é dada na quinta-feira (1o), com o retorno do programa “Quinta em Cena”, dedicado a valorizar espetáculos de artes cênicas e performances, realizado desde dezembro de 2023. Em sua sétima edição, o programa inicia às 19h com “Quanto vale o corpo def?”, do educador, performer e escritor João Paulo Lima. Por meio da dança, o artista instiga o público a entender o corpo de uma pessoa com deficiência capturado pelo sistema, que exclui e explora.
Na sequência é a vez de “Mulher Faísca de Mundo”, selecionado no Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024. Criado e performado pela artista Klarissa Faye, o trabalho tem como centro de investigação a relação da dança com o fogo a partir do resgate de uma memória ancestral feminina negra. A proposta aproxima os fazeres da dança e a técnica da pirofagia, incorporando as qualidades de movimento do fogo e do corpo.
Baila Comigo completa um ano transformando a Estação em salão de dança nesta sexta (2)
Inspirado nas danças de salão que acontecem no Centro de Fortaleza, o Baila Comigo chega à 11a edição nesta sexta-feira (2). Voltado para a dança em todas idades, com foco na pessoa idosa da comunidade Moura Brasil, o programa é realizado pela Estação das Artes desde agosto de 2023, e completa um ano este mês.
Para abrir as comemorações, a partir das 18h, o som fica por conta do set de forró e brega do DJ VICTORMSAT. Conhecido pelo projeto “Relance”, que ocupa diversos espaços no centro da capital cearense, Victor promove a valorização da música brasileira em vinil, sobretudo a nordestina, por meio da fusão com gêneros importantes para a cultura de baile, como disco music.
A partir das 19h30, a Gare é embalada pela música de Zé Íris e Forrozão Dedo de Aço. Músico autodidata, José Íris de Souza iniciou a carreira aos 16 anos e atuou em bandas cearenses como Forró Maior, Gaviões do Forró e Forró Número Um. Atualmente acompanhado do grupo Dedo de Aço, o sanfoneiro empolga com forró dançante que transforma a plateia em salão de dança.
A noite conta ainda com a performance plástica e cênica “Cabeção Dançante”, do solista João Andirá. Figura gigante presente nas tradições populares do Nordeste, o boneco cabeção passeia pela Estação para dançar e encantar o público.
Também às sextas, o público pode aproveitar a Hora Boa no Mercado AlimentaCE, tradicional happy hour do espaço. Das 17h às 20h, os restaurantes oferecem descontos em petiscos, chopes e drinks dobrados.
Ritmos amazônicos tomam conta da noite de sábado (3)
A noite de sábado (3) promete muita animação com a projeção dos ritmos amazônicos, a partir das 17h30, pelo “Carretera Sounds”. Formado pelos DJ’s, pesquisadores e produtores Flávio Fonseca e Rodrigo Gadelha, o projeto nasceu em 2021 com objetivo de prestar homenagem à música afro-amazônica, contemplando a sonoridade desde o Atlântico Negro até a América Latina. No repertório estão ritmos como carimbó, lambada, guitarrada, cúmbia e salsa.
Na sequência é a vez da banda “Descendentes da Índia Piaba” subir ao palco com sua mistura inusitada da música paraense com as guitarras distorcidas do rock. Com 13 anos de estrada, o grupo formado por Sérgio Roberto, Lugui Costa, Ercílio Menezes e Júnior Mancha já se apresentou com nomes lendários da música nortista, como Aldo Sena. Em 2020, lançou seu primeiro álbum de estúdio intitulado “O Carimbó Punk de Fortaleza” e agora apresenta o trabalho “Primitivo”, composto por músicas autorais e versões de clássicos em ritmo de carimbó.
Ambos os projetos também foram selecionados pelo Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes de 2024, cujo resultado foi divulgado no mês de julho.
Domingo na Estação tem edição da Feira Mais Vinil
O domingo (4) é de Feira Mais Vinil, de 10h às 15h. Enquanto amantes dos discos podem garimpar raridades musicais, o som fica por conta do DJ Modos Rudes, especialista na arte do “Turntablism”, referente à performance do “disc-jockey” que toca e move as músicas para criar novas sonoridades. Modos Rudes promete um mix com discos de rap, funk, soul e black music.
A criançada tem programação garantida com a Oficina Infantil “Desenho Doodlee e Processo Criativo”, de 10h às 12h30. Mediada por ULYZZZ e Iuri Tavares, a proposta é estimular o desenho livre por meio de referências visuais de trabalhos produzidos fora do padrão das galerias de arte. Já adolescentes podem participar, no mesmo horário, da Oficina “Pintura em Discos de Vinil”, facilitada pelos arte-educadores Fleuri Cardoso e Angelim. Limitado a 12 vagas preenchidas por ordem de chegada, o momento proporciona aprender as manhas da pintura em vinil, usar a imaginação e criar peças únicas.
Para fechar o Domingo na Estação com chave de ouro, o Mercado AlimentaCE adiciona muita animação com o “Novo Baile Soul”, do compositor e multi-instrumentista cearense Agê. O projeto é fruto de anos de pesquisa do artista nascido e criado na periferia de Fortaleza e que transita com fluidez pelo universo da música soul, mesclando referências globais e locais para criar uma linguagem sonora própria, explorando a união de samples, beats e arranjos orgânicos.
SERVIÇO
Semana na Estação das Artes
Dias 1o a 4.08
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em
recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Programação detalhada da semana: dias 01 a 04 de agosto
Quinta, 1o
Quinta em Cena
19h às 19h40 – Performance “Quanto Vale o Corpo DEF?”, com João Paulo Lima
20h às 20h30 – Performance “Mulher Faísca De Mundo”, com Klarissa Faye
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Sexta, 2
Baila Comigo
Especial 1 ano
18h às 19h30 – DJ VICTORMSAT
19h às 20h30 – Performance “Cabeção Dançante”, de João Andirá
19h30 às 21h30 – Zé Iris e Forrozão Dedo de Aço
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Sábado, 3
17h30 às 19h45 – Carretera Sounds
20h às 21h30 – Descendentes da Índia Piaba
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Domingo, 4
Domingo na Estação
10h às 15h – Feira Mais Vinil
10h às 12h30 – Oficina Infantil – Desenho Doodlee e Processo Criativo, com ULYZZZ e Iuri Tavares
10h às 12h30 – Oficina para Jovens “Pintura em Discos de Vinil”, com Angelim e Fleuri Cardoso
10h às 12h30 – DJ Modos Rudes
13h às 14h30 – Novo Baile Soul, com Agê, no Mercado AlimentaCE
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre