Já faz um tempo, mais precisamente dois anos, que a Estação das Artes combina encontros semanais com o público, consolidando-se como um espaço de convergência, onde as pessoas se reúnem para compartilhar experiências pessoais e culturais singulares.
E de 28 a 31 de março, durante o feriado da Semana Santa, o espaço, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, celebra o segundo aniversário com uma programação de shows gratuita.
Entre as atrações confirmadas estão Eliane, a Rainha do Forró (parceria com a XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará), Letrux, Lorena Nunes, Moreno Veloso e Bem Gil, Mãeana, Marcelo Di Holanda e Mateus Farias, Martins, além de DJs como Nego Célio, Darwin Marinho e os residentes da Festa Lá em Cima: Thales Aurélio, Tomé Braga e Vicente de Castro. Os shows contarão com acessibilidade em Libras.
“Neste segundo ano de atividades, queremos reforçar a importância de se fazer cultura em coletivo, combinando o que há de melhor no Ceará, no Nordeste e no restante do Brasil. A Estação nasce dos bons encontros e garanti-los semanalmente é o que nos move”, ressalta a diretora da Estação das Artes, Uliana Lima.
Desde o dia 30 de março de 2022, quando a Estação Ferroviária Dr. João Felipe deu lugar a esta nova história, já passaram por ali mais de 200 mil pessoas, desfrutando de mais de 400 atividades, incluindo festivais, exposições e apresentações artísticas nas mais diversas linguagens. “É importante destacar algumas conquistas nesse tempo, e ter tanta gente construindo esse novo espaço conosco com certeza é uma delas”, completa Uliana.
Parceria com Acidum Project
Ainda na perspectiva de comemoração, o equipamento cultural teve a identidade visual do aniversário de dois anos desenvolvida pelo duo de artistas visuais Terezadequinta e Robézio Marques, que juntos formam o Acidum Project (@acidumproject). A ilustração feita especialmente para a Estação das Artes traz referências da arquitetura neoclássica e também dos trilhos característicos da ferrovia, além de apresentar dois personagens que se encontram para se multiplicar.
“Ali tem um mix de técnicas, que simboliza a nossa forma de pintar não só as telas, mas também a nossa pintura da rua. A gente quis trazer essa lembrança, essa memória que a gente tem de pintar no Centro, um dos primeiros lugares de pesquisa do Acidum”, conta Robézio.
A obra foi concebida ainda tendo como referência o mote da campanha de dois anos do equipamento, cuja frase-guia é “A gente combina”. “A gente trabalha com isso, a gente vive disso, a gente se movimenta a partir disso, nas nossas viagens, nos nossos trabalhos. A Estação das Artes é a nossa vida. A gente tá nessa Estação, vivendo há bastante tempo com arte”, afirma Tereza.
Mais novidade
Além dos quatro dias de festa, integra o programa de aniversário o lançamento do novo Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes. Ainda no mês de abril, artistas residentes no Ceará poderão se inscrever por meio do Mapa Cultural da Secult-CE para compor a programação do equipamento no segundo semestre de 2024. Outras informações serão disponibilizadas em breve nos sites do Instituto Mirante e da Secult-CE.
Dois anos de valorização da cultura alimentar cearense no Mercado AlimentaCE
Também neste fim de semana, o Mercado AlimentaCE se une à Estação celebrando dois anos de atividades. Foram quase 100 mil pessoas alcançadas em ações de Pesquisa e Desenvolvimento e Feiras e Festivais no último ano. Ao todo, foram mais de 10 mil quilômetros percorridos em 12 macrorregiões do Ceará.
“Temos, cada vez mais, buscado fazer um trabalho de valorização e construção coletiva desta política pública”, afirma Marina Araujo, diretora do Mercado AlimentaCE. “A cultura alimentar é uma expressão viva, e essa é nossa motivação para trilhar os caminhos da cidadania cultural, trazendo cada vez mais pautas acessíveis a todos os públicos, democratizando o acesso às belezas da gastronomia cearense”.
Para celebrar, haverá um almoço especial no domingo (31) com a presença de novos restaurantes na ocupação. A música fica por conta do cantor e compositor pernambucano Martins e os cearenses Marcelo Di Holanda e Matheus Farias. Além disso, o equipamento irá receber a maior panelada do mundo, título dado pelo Guiness Book ao prato gigante feito pelo Mercado São Sebastião. Serão mais de 200 quilos da iguaria.
Na ocasião, também será feito o lançamento do Guia de Fornecedores de Produtos da Gastronomia Cearense. Feiras de Empório e Agroecológica, aula-show e a mostra audiovisual Cine Pra Tu Ver compõem o início do mês de programações no Mercado.
SERVIÇO
Aniversário da Estação das Artes – Ano II
28 a 31 de março de 2024
Entrada gratuita
*Mais informações sobre a forma de acesso em breve, nos canais oficiais da Estação das Artes (@estacaodasartes.ce)
Programação
28 de março (quinta)
A partir das 18h
Abertura da Bienal Internacional de Dança do Ceará e do Aniversário da Estação das Artes
DJ Nego Célio
Eliane, a Rainha do Forró + Atração Surpresa
29 de março (sexta)
A partir das 18h
DJs da Festa Lá em Cima
DJ Darwin Marinho
Letrux
30 de março (sábado)
A partir das 18h
Lorena Nunes
Bem Gil e Moreno Veloso
Mãeana canta JG
31 de março (domingo)
A partir das 10h
Aniversário do Mercado AlimentaCE
Mercado recebe “a maior panelada do mundo”, do Mercado São Sebastião
Marcelo Di Holanda e Mateus Farias
Martins