Um total de 50 projetos artísticos foi selecionado por meio de convocatória pública para compor a programação da Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Conforme cronograma do Edital nº. 011/2024, as ações contemplam quatro linguagens artísticas e devem se apresentar no equipamento entre agosto e dezembro deste ano.
O objetivo do chamamento público, que foi iniciado em 30 de abril e se encerra nesta quarta-feira (3), é promover uma programação cultural aberta, diversa, democrática, acessível e gratuita, composta por diferentes manifestações. As ações aprovadas estão divididas entre artes cênicas, performance, música e cultura popular em suas mais variadas formas de expressão e abrangem projetos concebidos na capital e no interior do Ceará.
Para seleção das propostas, 13 profissionais experientes em arte e cultura compuseram a banca avaliadora, formada por integrantes da Estação das Artes e do Instituto Mirante de Cultura e Arte, além de especialistas nas linguagens previstas no Edital. Na análise foram considerados critérios como consistência conceitual, capacidade técnica de execução, trajetória artística, relevância artística em relação à linguagem e cumprimento de ações afirmativas.
Os projetos irão compor a programação da Estação das Artes no segundo semestre de 2024, integrando os programas Quinta em Cena, dedicado a valorizar espetáculos de artes cênicas e performances; Arte na Estação, dedicado a receber espetáculos musicais e de cultura popular, além de apresentações de DJs; e Domingo na Estação, que reúne atrações de caráter infanto-juvenil e adulto, em uma dinâmica que inclui apresentações de DJs e de artes cênicas.
Inicialmente, o edital previa a seleção de 52 propostas, mas foram 50 aprovadas na etapa jurídica. Conforme o texto da convocatória, a Estação das Artes pode redirecionar os recursos das duas propostas restantes para a contratação de projetos pela curadoria da equipe de Ação Cultural.
Em breve a equipe de Ação Cultural iniciará os contatos com as pessoas proponentes selecionadas para agendar as apresentações. Em caso de dúvida, é possível se comunicar com o equipamento por meio do e-mail [email protected].
Estação das Artes amplia recursos para difusão e vagas para políticas afirmativas
Desde sua fundação, em 2022, a Estação das Artes já realizou três convocatórias públicas para seleção de projetos artísticos com objetivo de compor a programação do espaço. Neste período, o recurso investido em difusão aumentou 30%, saltando de 97,5 mil reais no primeiro ano para 126 mil reais em 2024. Outra expansão importante foi do número de vagas reservadas para as políticas afirmativas, que cresceu de 30% para 45%.
Seguindo a diretriz adotada pelo Instituto Mirante, em consonância com o Plano Estadual de Cultura e a Lei Estadual no 17.432/2021, o Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes de 2024 reservou 25% das vagas para pessoas negras (negro-preto/negro-pardo), 5% para pessoas trans e não bináries, 5% para quilombolas, 5% para indígenas e 5% para pessoas com deficiência.
SERVIÇO
Divulgação do resultado final do Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes nº. 011/2024
Link para o resultado no site do Instituto Mirante
Link para o resultado no Mapa Cultural do Ceará
Início das Atividades: Agosto de 2024
Prazo de execução final: Dezembro de 2024