Estação das Artes encerra programação de pré-carnaval com a segunda edição de Azul de Prata, Meu Bloco Litoral

O projeto, que estreou em 2024, terá participação do bloco Luxo da Aldeia neste domingo (23). No sábado (22), a folia fica por conta de Iracema Bode Beat, com participação da pernambucana Alessandra Leão. O fim de semana conta ainda com o programa Quinta em Cena (20) e baile de máscaras da festa Voyage na sexta (21)
Espetáculo Corpos Embarcados. Foto: Luís Alves.

Chegou a hora de se despedir do pré-carnaval na Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Mas não haverá espaço para tristeza com as atrações que chegarão para garantir o brilho da Gare. Neste ano, acontece a segunda edição de Azul de Prata, Meu Bloco Litoral, projeto da Estação das Artes que estreou em 2024 e, desta vez, terá a participação do bloco cearense Luxo da Aldeia, no domingo (23).

O clima pré-carnavalesco também será garantido no sábado (22) com o Iracema Bode Beat e participação da pernambucana Alessandra Leão, e com o show “Vamos Comer Caetano” da cantora Soledad. Na sexta (21), os DJs Estácio Facó e Maarji trazem a edição “Baile de Máscaras” da festa Voyage e na quinta (20) a Barlavento Companhia de Artes Cênicas traz ao palco a dança e o teatro com o Espetáculo “Corpos Embarcados”. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, com entrada por ordem de chegada até atingir a capacidade do espaço.

Quinta em Cena (20) retorna à programação com apresentação de fandango cearense

A Barlavento Companhia de Artes Cênicas traz as danças, músicas e personagens do fandango cearense na quinta (20), das 19h30 às 20h30. Neste espetáculo, duas dançarinas-atrizes navegam pelas aventuras de marinheiros, capitães, generais e príncipes mouros. Quando desembarcam, percebem que sua maior batalha é em terra firme, onde seus costumes, crenças e memórias são ameaçadas pelos monstros da grande selva de pedra. A programação terá acessibilidade em Libras.

A companhia desenvolve desde 2017 criações cênicas multilinguagens com foco nas matrizes estéticas tradicionais e populares em diálogos com narrativas contemporâneas; ações formativas em Arte, Cultura e Educação Patrimonial; pesquisa e publicações artístico-acadêmicas sobre Processos Criativos em Artes Cênicas (dança e teatro), Matrizes Culturais Tradicionais e Populares e Patrimônio Imaterial.

Discotecagem com Karolaynne DJ e Baile de Máscaras da festa Voyage agitam a sexta (21)

Das 17h às 18h30, Karolaynne DJ abre a programação da sexta (21) com um set inspirado em suas lembranças dos anos 90 e 2000, quando as rádios embalavam hits de artistas pop que hoje são consagradas como grandes divas. A artista, que integra o Coletivo Artístico As Travestidas, mescla esse repertório com hits atuais que fazem parte da arte drag atual. Em alguns momentos, ela toma a frente para performar músicas, tornando toda a noite interativa com o público.

Das 18h30 às 22h, os DJs Estácio Facó e Maarji trazem mais uma vez a Festa Voyage, com a edição “Baile de Máscaras”. A discotecagem faz um passeio sonoro pelos ritmos experimentais de uma das décadas mais inovadoras da música no Brasil e no Mundo, a chamada “década perdida” de 1980.

Clima pré-carnavalesco toma conta da Gare com Soledad e bloco Iracema Bode Beat no sábado (22)

Com acessibilidade em Libras em todas as atrações do dia, a programação do sábado (22) começa às 18h com o show “Vamos Comer Caetano” de Soledad, que se apresenta até às 19h30. A artista cearense traz um show vibrante que propõe um mergulho na obra de Caetano Veloso, a partir de uma interpretação intensa e pessoal. No repertório, canções marcantes como “Tropicália”, “Eu sou Neguinha”, “O Quereres” e “Funk Melódico” ganham novas leituras, mesclando sonoridades tradicionais e experimentações. Com uma abordagem que respeita a essência das composições, mas também traz releituras autênticas e pulsantes, Soledad convida o público a embarcar nessa celebração ao lado dos músicos Vitor Cozilos e Vitoriano.

Das 20h às 22h, o Bloco Iracema Bode Beat continua a folia com uma proposta de “axé nada convencional”, reunindo um repertório que mescla os clássicos do axé com composições contemporâneas. O Iracema Bode Beat surgiu em 2017 com a proposta de enaltecer a história e a cultura local do Ceará, resgatando a memória afetiva da cidade e o carnaval de rua de Fortaleza.

Nayra Costa e Daniel Groove são acompanhados por um time de musicistas tocando guitarra, baixo, bateria, percussão e metais. O bloco contará com a participação da cantora, compositora e percussionista pernambucana Alessandra Leão que se junta na missão de carnavalizar entre batuques e canções.

Azul de Prata, Meu Bloco Litoral encerra o pré-carnaval no domingo (23)

O Domingo na Estação (23) vai ser especialmente vibrante, com uma programação que se despede do pré-carnaval em grande estilo, na segunda edição de Azul de Prata, Meu Bloco Litoral. Com nome inspirado na canção “Flor da Paisagem”, de Fausto Nilo e Robertinho do Recife, o projeto estreou em 2024, e promove intercâmbios da folia, garantindo a festa para o público de todas as idades. A ideia é que as pessoas possam vir com roupas e acessórios azul e prata, em clima de celebração.

Das 10h às 11h30, o Bloquinho da Aquarela Entretenimento vai embalar a criançada com músicas infantis em ritmo de carnaval para ninguém ficar parado.

Das 10h às 13h, os pequenos também poderão participar da Oficina de Pintura Infantil “Desenhos animados”, com Fleuri Cardoso e Talita Késsia. A atividade propõe uma experimentação da animação em uma brincadeira que inclui dobraduras simples no papel antes de desenhar, criando a possibilidade do movimento nas imagens.

Das 12h às 13h30, Paula Tesser apresenta o show “LeeGal”, em homenagem às duas grandes artistas que nos deixaram em 2024, Rita Lee e Gal Costa. A cantora sobe ao palco ao lado dos artistas Vitoriano na guitarra, Bob no teclado, Ayla Lemos na bateria e Daniel Lima no baixo.

Das 14h às 16h, o Luxo da Aldeia sobe ao palco com o repertório já consagrado de tantos carnavais, com frevos, marchas, sambas e maracatus que exaltam as diversas vertentes da música cearense. O público vai ter a chance de também conferir e despencar com as canções próprias do Bloco, em parceria com outros compositores locais, a exemplo de “Serpentina”, “Ó, Linda Fortaleza” e “Um Sol pra Cada Um”, presentes no disco “Tantos Carnavais”, dentre outras músicas.

O Luxo da Aldeia foi criado em 2006 a partir de uma ideia de valorização da música cearense de carnaval. Tem o nome inspirado na música Terral, de Ednardo. O seu grupo é formado por músicos que trabalham na valorização da música local no intuito de reforçar os laços culturais do nosso povo com o local de origem.

A programação musical do domingo terá acessibilidade em Libras.

Serviço

Estação Férias | Pré-Carnaval 2025

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Quinta, 20

Quinta em Cena
19h30 às 20h30 – Espetáculo “Corpos Embarcados”, com Barlavento Companhia de Artes Cênicas
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre

Sexta, 21

17h às 18h30 – Karolaynne DJ
18h30 às 22h – Voyage – Edição “Baile de Máscaras”
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos

Sábado, 22

18h às 19h30 – Soledad apresenta “Vamos Comer Caetano”
20h às 22h – Bloco Iracema Bode Beat, com participação de Alessandra Leão
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos

Domingo, 23

Domingo na Estação | Azul de Prata, Meu Bloco Litoral
10h às 13h – Oficina de Pintura Infantil “Desenhos animados”, com Fleuri Cardoso e Talita Késsia
10h às 11h30 – Bloquinho infantil com Aquarela Entretenimento
12h às 13h30 – Show Leegal, com Paula Tesser
14h às 16h – Bloco Luxo da Aldeia
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre