A cena de música autoral cearense ganha novo palco neste fim de semana na Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. O equipamento promove a primeira edição do programa “Estação Autoral” nos dias 24 e 25 de maio, recebendo cinco atrações do Estado, além de atividades para toda família no domingo (26).
Na sexta (24), a abertura da programação, realizada em parceria com o Sesc, fica por conta de DJ Bruna Queiroz & Maestro Mecânico, a partir das 18h. Com extenso acervo em vinil, a dupla passeia por vários estilos e traz elementos da musicalidade regional e do samba, pop e rock. No repertório estão artistas e grupos consagrados tanto no Brasil, como Raul Seixas, Luiz Melodia e Secos e Molhados, quanto internacionalmente, o que inclui Pink Floyd, Elton John e Bob Marley.
Programa Estação Autoral estreia com valorização da música cearense
Ainda na noite de sexta (24), a Gare acende as luzes para a estreia do programa “Estação Autoral”, cujo protagonista é a música cearense em sua diversidade de ritmos e estilos. A proposta é favorecer a ocupação do palco da Estação das Artes pela produção autoral e proporcionar um espaço para lançamentos de novos artistas, dando visibilidade àqueles que já circulam mostrando seus trabalhos, sejam eles inéditos ou não. As edições acontecem sem uma periodicidade fixa, sempre com destaque dentro da programação da Estação.
Para esta primeira edição, todos os trabalhos foram selecionados a partir do Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes de 2023. O primeiro show do Estação Autoral fica por conta de Georgez, às 20h, que apresenta o repertório de sua carreira solo em celebração ao lançamento do seu mais novo EP, “Gravura”. Georgez é o personagem performático do músico George Alexandrez, que com 20 anos de carreira já passou por bandas como “Dead Leaves”, “Januei” e “Lascaux”. Teatralidade, poesia, filosofia, cultura gótica, synth pop, nostalgia oitentista e new wave são alguns dos ingredientes da produção do artista, sempre em diálogo com novas tecnologias e novos criadores.
Na sequência sobe ao palco o coletivo HolyGhosts, projeto formado pelos músicos Cesar, Hyto, DDZIN e pela multiartista Sy Gomes, que apresenta o novo EP “O Arquipélago”, com elementos de música alternativa, pop, reggaeton, experimental e orgânicos. Em 2023, o coletivo rodou os palcos cearenses com a turnê de mesmo nome, em que apresentou seus dois trabalhos lançados digitalmente, além de canções novas em fase de produção e covers de artistas brasileiros.
Na noite do sábado (25), a Estação Autoral recebe mais três apresentações. Às 18h, sobe ao palco a banda Aborígenes Viajantes com o show “Memórias e sonhos”, que traz em sua essência os trabalhos que o quinteto vem construindo e experimentando musicalmente desde sua criação, em 2017. A banda congrega pitadas de diversos estilos e referências em suas canções, que passeiam pela música popular brasileira, psicodelia, rock, samba-rock, carregando como marca a brasilidade.
Às 19h30, é a vez do multiartista Orlângelo apresentar o espetáculo cenomusical “Valise a estória do meu nome”. Natural de Itapipoca e fundador do grupo Dona Zefinha, ele propõe um misto de performance, humor e música, resultado dos percursos criativos que vem desenvolvendo em busca de sonoridades múltiplas nas percepções e capturas poéticas do seu cotidiano. Assim, produz uma fusão de timbres inusitados por meio de instrumentos como marimbau, flauta nasal e yerba matófono, aliado à tecnologia de loops e pedais de efeitos. O show contará com a participação especial de Alice David.
Encerrando a noite, o show “Encruzilhada” é interpretado pelo cantor e compositor Zéis, às 21h, que convida o público a uma experiência estético-sonora com imersão poética, musical e afetiva. O projeto é fruto de pesquisa desenvolvida no laboratório de criação da Escola Porto Iracema das Artes, que foi acompanhada pelo produtor Kassin. Nos arranjos e nas letras é possível perceber forte referência dos ritmos brasileiros associados à energia do rock, o que cria uma atmosfera nostálgica e atual.
Domingo na Estação tem atividades infantis e roda de samba da Mocinha
Já o Domingo na Estação (25) abraça o público infantil com programação a partir das 10h. Além da oficina infantil “Gravura com Carimbos”, facilitada pelos arte-educadores Fleuri Cardoso e Iuri Tavares, crianças e adultos podem se encantar com o espetáculo “Canções Daqui Contos Do Mundo”, da Cia Pão Doce, promovido em parceria com o Sesc. Figurando entre os principais grupos teatrais do Nordeste, a companhia de Mossoró (RN) traz para a Gare uma contação de histórias que perpassa por contos infantis da África, da China e do Brasil e aborda temáticas como direito à liberdade, cumplicidade, honestidade, amizade, respeito às escolhas e suas consequências.
Para fechar com chave de ouro, o palco da Estação recebe, a partir das 12h30, a intensidade do grupo DTF (De Todas as Formas), que comanda atualmente a tradicional roda de samba no Bar da Mocinha, uma das casas mais prestigiadas da capital cearense. Fundado em meados de 2008 pelo cavaquinista Ítalo Bruno, neto de Dona Mocinha, o coletivo promete um repertório alegre e descontraído, que inclui desde o samba de raiz aos pagodes mais atuais.
Serviço
Semana na Estação das Artes
Dias 24 a 26.05
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em
recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Programação detalhada da semana: dias 24 a 26 de maio
Sexta, 24
Estação Autoral
18h30 às 19h30 – DJ Bruna Queiroz & Maestro Mecânico (Parceria Sesc)
20h às 20h50 – Show “Gravura”, com Georgez
21h às 22h – Show “O Arquipélago”, com HolyGhosts
Acesso gratuito
Entrada sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Sábado, 25
Estação Autoral
18h às 19h – Show “Memórias e sonhos”, com Aborígenes Viajantes
19h30 às 20h50 – Show “Valise a Estória do Meu Nome”, com Orlângelo. Part. Especial: Alice David
21h às 22h – Show “Encruzilhada”, com Zéis
Acesso gratuito
Entrada sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Domingo, 26
Domingo na Estação
10h às 13h – Oficina Infantil “Gravura com Carimbos”, com Fleuri Cardoso e Iuri Tavares
11h às 12h – Espetáculo “Canções Daqui Contos Do Mundo”, com Cia Pão Doce (Parceria Sesc)
12h30 às 14h30 – Samba, com Grupo DTF
Acesso gratuito
Entrada sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre.