A Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — torna público, nesta terça-feira (30.04), o Edital de Projetos Artísticos para integrar sua programação entre agosto e dezembro de 2024. Serão selecionadas até 52 propostas, totalizando um investimento de R$ 126.000,00 (cento e vinte e seis mil reais). O cadastro de projetos será gratuito e ocorrerá até às 23h59 de 20 de maio de 2024.
O objetivo do Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes nº 011.2024 é promover uma programação cultural aberta, diversa, democrática, acessível e gratuita no espaço, composta por diferentes manifestações. A iniciativa visa, ainda, fomentar a difusão de manifestações culturais, fortalecendo a economia e as políticas para as artes do Estado do Ceará. Neste ano, o Edital recebeu um acréscimo de R$16.000,00 em relação ao de 2023, ampliando o valor de cachês da maior parte dos projetos aprovados.
A Convocatória Pública, compreendendo a vocação do espaço no Complexo Cultural Estação das Artes, contempla quatro linguagens: Artes cênicas (Apresentações de teatro, circo, dança, intervenções, teatro de rua e teatro de bonecos), Performance (Performances cênicas, urbanas, visuais, intervenções), Música (Concertos, recitais, shows, apresentações de DJ e outros formatos de apresentações musicais) e Cultura Popular (Festejos, cordões, danças, entre outras manifestações e grupos populares que caibam nesse conceito).
Os projetos devem apresentar propostas associadas a três programas em atividade na Estação das Artes:
Quinta em Cena – Programa dedicado a valorizar espetáculos de artes cênicas e performances, realizado sempre às quintas-feiras.
Arte na Estação – Programa multilinguagem, dedicado a receber espetáculos musicais e de cultura popular, além de apresentações de DJs, preferencialmente às sextas e sábados.
Domingo na Estação – Realizado sempre aos domingos, reúne atrações de caráter infanto-juvenil e adulto, em uma dinâmica que inclui apresentações de DJs e de artes cênicas.
Inscrições via Mapa Cultural até 20 de maio
A inscrição será efetivada somente pela internet, por meio do preenchimento de ficha on-line na plataforma Mapa Cultural do Ceará: mapacultural.secult.ce.gov.br. Podem participar artistas, grupos e coletivos, nascidos e/ou residentes no Ceará há pelo menos dois anos, com representante legal acima de 18 anos. Cada proponente poderá inscrever até duas (2) propostas, mas apenas uma (1) será selecionada.
A Banca Avaliadora será composta por integrantes da Estação das Artes, do Instituto Mirante de Cultura e Arte e por especialistas das linguagens presentes no Edital. O resultado final será divulgado no dia 03 de julho de 2024.
Reserva de vagas como Políticas de Ações Afirmativas
A Política de Ações Afirmativas, na modalidade Cotas Raciais, é uma política social adotada pelo Instituto Mirante de Cultura e Arte e pela Secult-CE. O Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes, portanto, reserva vagas aplicando a seguinte proporção: 25% para pessoas negras (negro-preto/negro-pardo), 5% pessoas trans e não-bináries, 5% quilombolas, 5% indígenas, 5% pessoas com deficiência, seguindo a diretriz adotada até agora pela O.S. Tal política está alinhada com o Plano Estadual de Cultura e a Lei Estadual 17432/21.
Quaisquer questionamentos à presente Convocatória podem ser enviados, a qualquer tempo, para o endereço de e-mail: [email protected]. Os e-mails serão respondidos em até 72 horas. As dúvidas técnicas relacionadas ao sistema do Mapa Cultural do Ceará devem ser sanadas no endereço eletrônico [email protected].
Serviço
Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes nº. 011.2024
Lançamento do Edital: 30/04
Inscrição para candidatos: 01/05 a 20/05
Período de avaliação das propostas: 21/05 a 04/06
Divulgação do resultado preliminar com suplentes: 05/06
Envio de recursos: 06/06 e 07/06
Resultado de recursos: 11/06
Divulgação do resultado preliminar após recursos: 12/06
Envio da documentação jurídica: 12/06 a 19/06
Análise da documentação jurídica: 20/06 a 02/07
Divulgação do resultado final com suplentes: 03/07
Início das Atividades: Agosto de 2024
Prazo de execução final: Dezembro de 2024