Visita guiada pelos jardins, roda de conversa e exposição fotográfica marcam primeiro fim de semana de atividades no complexo cultural recém-inaugurado

Foto: Eduardo Abreu | Suspiro Comunicação

A centenária Estação Ferroviária João Felipe, que durante muito tempo foi um espaço de passagens e despedidas no Centro de Fortaleza, trará programação gratuita na manhã deste domingo (3), de 9h às 12h, no primeiro fim de semana de funcionamento com atividades abertas ao público. Hoje lugar de encontros e de convite à permanência, o patrimônio histórico renasceu na noite da última quarta-feira (30) como Complexo Cultural Estação das Artes, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Mirante, após investimento do Governo do Estado do Ceará.

A primeira parada desta nova viagem acontece às 9h, com concentração logo na entrada do complexo. A partir de lá, o paisagista e ambientalista Bruno Ary conduzirá uma visita guiada pelos jardins da Estação das Artes, cujo projeto prioriza plantas nativas e busca integrar simbolicamente a presença dos prédios históricos restaurados com elementos típicos da paisagem original cearense.

Em seguida, às 10h, na arena de eventos, o público será convidado a trilhar sobre as “Memórias da Estação” em uma roda de conversa com dois amigos que trabalharam por lá no século passado. José Hamilton Pereira, engenheiro aposentado pela RFFSA, e Marcos Miranda Cabral, presidente da Associação dos Engenheiros da Rede Viação Cearense, compartilharão lembranças de uma história viva e de um acervo em processo de salvaguarda para apresentação no Museu Ferroviário que funcionará futuramente no complexo.

Em diálogo com essas vivências, a viagem continua por uma exposição na Plataforma da Estação. No ensaio fotográfico “Nos Trilhos do Tempo”, 30 imagens produzidas pelos fotógrafos Chico Gomes e Regivaldo Freitas propõem um singelo passeio pela história sobre trilhos. Partindo de uma perspectiva antropológica, na qual o homem é o centro de interesse, os registros são breves e emblemáticos do que se pode pensar como locomoção de vidas ao longo do tempo.

Sobre o Complexo Cultural Estação das Artes

Com 67 mil m², o Complexo Cultural Estação das Artes implantará, gradualmente, até o mês de agosto, os seguintes equipamentos: a Estação das Artes, o Mercado Gastronômico, a Pinacoteca do Ceará, o Centro de Design e o Museu Ferroviário, além da novas sedes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE). Eles integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Serviço

Domingo na Estação
Dia: 03/04/2022
Horário: 9h às 12h
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540, Centro
Gratuito e aberto ao público

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Imprensa:

[email protected]rg

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.