Um baile para celebrar os sons e sabores do Pará e uma programação acessível, pensada em diálogo com o Dia Nacional do Surdo (26/9), ocuparão o Complexo Cultural Estação das Artes neste sábado (24) e domingo (25), respectivamente. O espaço, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult – CE), com gestão em parceria com o Instituto Mirante – receberá apresentações musicais, feira gastronômica, exposição e ateliês criativos para o público infantil.

Os ritmos quentes e dançantes da região Norte do País farão uma parada na Estação com o “Baile da Jamburana”, proposto pelo Moto Libre. O Coletivo Catiguria, formado pelos DJs Albano Seletor e Thales Aurelio, e a banda Piracema, que mistura diversas influências – da guitarrada paraense ao brega romântico, do pop nacional ao clássico regional – dão o tom das 16h às 21h do sábado (24).

A programação, voltada para maiores de 18 anos, investirá em uma experiência sensorial, incluindo bebidas exclusivas feitas com especiarias paraenses como o jambu. Somada a isso, a Feira AlimentaCE do Mundo, também vai garantir os pratos típicos daquele Estado, com a presença de expositores de restaurantes dedicados a essa gastronomia. Na ocasião serão distribuídas, gratuitamente, 2 mil pulseiras na entrada.

Os visitantes poderão conferir ainda a exposição “Legado dos Mestres”, que segue na Gare e na Plataforma, com fotos gigantes dos mestres da cultura cearense ainda vivos, uma singela homenagem aos que já se foram, além de vídeos e objetos pessoais da lida cotidiana que resgatam a importância de 106 mestres de várias regiões do Ceará.

Programação acessível

A visita à exposição segue no domingo (25), de 9h às 12h. Além disso, a programação vem com uma proposta acessível, voltada ao Dia Nacional do Surdo, com a presença de intérpretes de libras. Em parceria com o Sesc, a Estação traz para a Gare o trabalho do DJ André Garan, que tem a inclusão e a interação como marco em seus trabalhos. Conhecido pela experiência “Pulso”, projeto sonoro que tem a comunidade surda como público-alvo, o profissional dialoga com as pessoas por meio do som (autoral e remix) e da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

O ator Apolinário Alves, da Cia Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras, traz para o domingo uma ação performática de situação que dialoga com aspectos da arte de rua, traz referências do cinema mudo e do universo chapliniano. A atividade também é viabilizada a partir da parceria com o Sesc.

A criançada vai poder desfrutar também do ateliê livre “Trem das Cores: Dia do Surdos”, que, neste mês, convida o grupo de pesquisa Dança-Libras para propor uma experimentação simples. A partir de sinais icônicos da Língua Brasileira de Sinais, os artistas Clarissa Costa e Jhon Morais vão criar uma narrativa transmitida por imagens desenhadas no papel kraft, ilustrando o universo lúdico da Libras e da construção imagética.

A tradicional feira gastronômica do Mercado AlimentaCE estará à disposição do público para fazer um lanche ou até mesmo adiantar o almoço de domingo.

Serviço

Fim de semana na Estação das Artes

Sábado
Dia 24/09, das 16h às 21h

Domingo
Dia 25/09, das 9h às 12h

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro.
Entrada gratuita | Aberto ao público*
*No sábado, a programação é voltada para maiores de 18 anos e serão distribuídas 2 mil pulseiras na entrada.
Recomenda-se o uso de máscara.
É proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro.
Mais informações: @institutomiranteceara

Programação completa

Sábado (24/09)
Horário: 16h às 21h

[Classificação: 18 anos]

Estação Pará – Baile da Jamburana
– Coletivo Catiguria
– Banda Piracema
– Feira AlimentaCE do Mundo – Culinária paraense
– Exposição “Legado dos Mestres”

Domingo (25/09)
Horário: 9h às 12h

[Programação com intérpretes de libras]

– DJ André Garan (Parceria Sesc)
– Performance Chapliniana, com a Cia Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras (Parceria Sesc)
– Oficina Trem das Cores – Especial Dia Nacional do Surdo, com Clarissa Costa e Jhon Morais
– Exposição “Legado dos Mestres”
– Feira Gastronômica do Mercado AlimentaCE

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.