Estação das Artes promove semana de programação focada na mulher

Atividades gratuitas têm início nesta quarta-feira (08) e seguem até domingo (12)
Espetáculo Vôo para o fim do mundo

A Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult – CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante – promove nesta semana uma programação inteira vinculada à reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher (08/03).

Para dar início, excepcionalmente nesta quarta-feira, o equipamento abrirá das 8h às 12h, com ações sociais na parte interna (Gare) e externa (Praça da Estação); e das 16h às 20h, com espetáculo teatral e shows musicais gratuitos, protagonizados por mulheres da cultura cearense e oferecidos em parceria com o Sesc Ceará.

A Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio do Centro de Referência sobre Drogas, vai realizar um atendimento psicossocial na Praça da Estação das Artes focado no público feminino, com a presença de um enfermeiro, um psicólogo e um assistente social. Na ocasião, também serão entregues kits contendo sabonete, shampoo, perfume, preservativo e absorventes.

Haverá ainda um processo de sensibilização, panfletagem e algumas aproximações abordando a temática de Redução de Danos, envolvendo pessoas em situação de rua do Centro e demais transeuntes do entorno do Complexo Cultural. 

Enquanto isso, na Gare, o Instituto Bia Dote dedicará atenção especial à saúde mental das mulheres, com o movimento Terapia na Cidade, realizando atendimento na modalidade plantão psicológico (acolhimento, escuta empática, orientação), com três psicólogas, além de sessões de auriculoterapia.

À tarde, a partir das 16h, uma programação artística gratuita, toda em parceria com o Sesc Ceará, toma conta do evento. O som da DJ Ada Porã, com o projeto “Sudamérica”, dá início às atividades na Gare. Em seguida, às 17h, é a vez do espetáculo “Final de Tarde”, do Teatro de Caretas. A história de uma mãe, sua filha e seu marido no dia a dia de uma cidade, invadirá a Praça da Estação das Artes.

De volta ao interior do equipamento, sobe ao palco a cantora Luh Lívia, com o show “Dona de Mim”, seguida por Mona Gadelha, com um repertório de canções assinadas por diferentes compositoras, incluindo ela própria, artista que marca sua trajetória de pioneira na cena rock e blues cearense, surgida em meados dos anos 1970. A atividade vai até 20h, acompanhada da Feira Gastronômica do Mercado AlimentaCE.

Fim de semana na Estação
A tradicional programação de sexta, sábado e domingo na Estação também entrega uma produção essencialmente feminina. Na sexta (10), às 17h, a peça “O Circo de uma Mulher só” traz a história da palhaça Florida Pereba, que cansada do papel de “Partner” se aventura em busca de realizar um sonho: ter o próprio espetáculo. 

Às 18h, o som do grupo Batuque de Mulher, formado por 20 mulheres de diversas idades e diferentes periferias de Fortaleza ecoará pela Gare. A programação também contará com o retorno dos restaurantes da ocupação temporária do Mercado Alimentar, acompanhada de apresentação de DJ até 21h.

No sábado (11), às 17h será apresentado o espetáculo “Voo para o fim do mundo”, do grupo Teatro Violetas. Tendo como base as matrizes populares, o trabalho convoca a refletir sobre mulheres, lutas e resistências.

Em seguida, sobe ao palco a banda “Vento Mareia”, com o show “Vento Mareia – Descendo a ladeira do ninho”. Trata-se de um espetáculo musical com canções autorais da trajetória artística do grupo. Elementos como a ancestralidade multiétnica cearense, o rural, a cidade de Fortaleza, o mar e a natureza têm lugar de destaque na poesia e motivam várias composições.

Fechando a noite, o coletivo de mulheres Las Fridas traz um show de rock com participação de Luana Florentino. Os restaurantes do Mercado AlimentaCE garantem as delícias gastronômicas enquanto rolam as apresentações.

Encerrando a semana, o Domingo na Estação contará com música, contação de histórias e pintura infantil, garantindo a diversão da meninada. A partir das 10h da manhã,  Elisabeth Pacheco inicia a apresentação de “Histórias que habitam em mim”, mergulhando nas narrativas do Cariri Cearense, e, em seguida, às 11h, acontece o show “A Sorte Está Lançada – Pantico Rocha Instrumental”, um projeto estimulado pelo sentimento de democratizar a música instrumental feita em Fortaleza.

Serviço
Estação das Mulheres
Dias 08, 10, 11 e 12 de março
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce

 

Programação completa 

Quarta-feira (08)
Atividades sociais
8h às 12h – Praça da Estação das Artes – Estação Móvel com psicólogo, assistente social e enfermeiro, e distribuição de produtos de higiene pessoal, preservativos e absorventes (Parceria SPS)
8h20 às 11h30 – Gare – Ação sobre saúde mental, com plantão psicológico, auriculoterapia e terapia holística (Parceria Instituto Bia Dote)

Atividades culturais
16h às 17h – DJ Ada Porã (Parceria Sesc)
17h às 18h – Espetáculo “Final da Tarde”, com Teatro de Caretas (Parceria Sesc)
18h às 18h50 – Show Luh Lívia (Parceria Sesc)
19h às 20h – Show Mona Gadelha (Parceria Sesc)
Observação: O equipamento estará fechado entre 12h e 16h da tarde.

Sexta-feira (10)
17h às 18h – Espetáculo “O Circo de Uma Mulher Só”, com CIM – Cia. Itinerante de Malabares”
18h às 19h20 – Show Batuque de Mulher
Observação: O equipamento estará aberto de 12h às 21h.

Sábado (11)
17h às 18h – Espetáculo “Voo para o fim do mundo”, do Teatro Violetas
18h às 19h – Show “Vento Mareia – Descendo a ladeira do ninho”, da banda Vento Mareia
19h às 20h20 – Show do Coletivo de Mulheres Las Fridas, com participação de Luana Florentino
Observação: O equipamento estará aberto de 9h às 15h e de 16h às 20h30.

Domingo (12)
9h às 12h – Pintura infantil
10h às 11h – “Histórias que habitam em mim” , com Elisabete Pacheco
11h às 12h45 – Show “A Sorte Está Lançada” – Pantico Rocha Instrumental
Observação: O equipamento estará aberto de 9h às 15h.