No domingo (20), o Mercado AlimentaCE realiza o Festival de Gastronomia Afro-brasileira em celebração ao Dia da Consciência Negra

Foto: Thiago Matine

Em mais um movimento de ampliação de sua programação semanal, a Estação das Artes – um complexo que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult – CE, com gestão em parceria com o Instituto Mirante – inicia nesta sexta-feira (19/11) o programa “Som na Praça”, trazendo música instrumental, a partir das 17h, para a Praça da Estação.

O intuito é aproximar as pessoas dos espaços culturais, oferecendo novas dinâmicas de sociabilização, criando movimento em ambientes públicos, valorizando a troca de experiências, estimulando a curiosidade e a criatividade popular.

A estreia do programa “Som na Praça” será com o show “BrazCuba in Concert”, encabeçado e dirigido pelo artista Gabriel Padrón Pérez (El Gabri), e selecionado na primeira Convocatória de Projetos Artísticos da Estação das Artes. O evento acontece apenas na Praça, logo, a visitação ao Complexo não estará disponível neste dia.

Natural de Cuba, El Gabri é violonista, cantor, compositor e professor de música. BrazCuba visa trazer ao público um repertório variado de gêneros da música tradicional cubana, passando pela rumba, bolero, latin jazz, salsa, entre outros, sempre com o tempero da música brasileira. Também tem como objetivo diversificar e criar espaços para a música instrumental latina na cidade. O músico se apresentará com Tito Freitas (piano), Nelio Costa (baixo), Marcos Souza (percussão) e os artistas convidados Victoria Andrade (voz) e Michael da Silva (bateria e percussão).

Estação Requebra

No clima de um sábado quente na Estação, o equipamento vai receber, no dia 19/11, três atrações na expectativa de colocar todo mundo para dançar: DJ Negona, Coletivo Capoeira Convida e Superbanda. A festa será para maiores de 18 anos e serão distribuídas 1.500 pulseiras a partir das 17h, horário de abertura dos portões da casa.

DJ Negona é soteropolitana da cidade de Salvador (BA), mulher Cis Negra, artista de linguagens múltiplas, ocupante das terras cearense há sete anos. Atualmente, é pesquisadora de intervenções artísticas independente, estudando possibilidades sonoras como ressignificação de um território. Ela traz no set pagodão, afrobeat, samba-de-roda, entre outros ritmos.

Em parceria com o Sesc, a Estação recebe também no sábado o Coletivo Capoeira Convida, sempre com a presença marcante de mulheres na organização. Concluída a participação das duas atrações, é a vez da Superbanda comandar a festa. Com uma trajetória iniciada em 2015, o grupo mistura ritmos nordestinos a outros tipos musicais nacionais e internacionais, sem amarras de estilo, em uma experimentação que vai do axé ao rock, do frevo ao reggae, do forró ao funk, várias vezes dentro de uma mesma música.

A feira gastronômica do Mercado AlimentaCE também estará com algumas delícias à disposição do público, como de costume.

Festival de Gastronomia Afro-brasileira

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, no domingo (20/11), o Mercado AlimentaCE realiza o Festival de Gastronomia Afro-brasileira, na gare do Complexo Cultural Estação das Artes. O evento acontece de 9h às 14h e terá feiras gastronômica e agroecológica, além de uma programação cultural com roda de conversa, aula-show, discotecagem, oficinas de turbante, apresentações musicais de coco e samba, venda de livros e Feira Negra.

Vale ressaltar que os visitantes que aproveitam a programação cultural do fim de semana podem exercer também a solidariedade. É que para levar a comida que sobra para onde está faltando, a Estação das Artes e o Mercado Gastronômico AlimentaCE estão somando esforços com o programa Mesa Brasil, do Sesc.

Basta fazer uma doação em dinheiro, comprando o equivalente de 2 kg até 40 kg de alimentos, diretamente no site mesabrasil.sesc-ce.com.br ou via pix (03.612.122/0014-41), ambos disponibilizados em uma das TVs da Estação das Artes.

O programa funciona assim: as famílias em situação de vulnerabilidade social se cadastram em instituições sociais com trabalho reconhecido. As instituições são selecionadas pelo Sesc, que promove a arrecadação dos alimentos junto a empresas apoiadoras e pessoas interessadas em colaborar, e a entrega é realizada ao longo de todo o ano.

Serviço

Sexta
Som na Praça
Dia 18/11, de 17h às 19h
Classificação indicativa: Livre
* O Complexo Cultural não estará aberto à visitação do público.

Sábado
Estação Requebra
Dia 19/11, de 17h às 21h
Classificação indicativa: 18 anos
* Serão distribuídas 1.500 pulseiras gratuitamente a partir das 17h, uma por pessoa.

Domingo
Festival de Gastronomia Afro-brasileira
Dia 20/11, de 9h às 14h
Classificação indicativa: Livre

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro.

*É proibida a entrada no equipamento com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

*Recomenda-se o uso de máscara e a vacinação contra a Covid-19 completa.

Mais informações: @estacaodasartes.ce @mercadoalimentace e @institutomiranteceara

Programação completa

Sexta-feira 18/11
Horário: 17h às 19h

Som na Praça

– BrazCuba in Concert

Sábado 19/11
Horário: 17h às 21h

Estação Requebra

– DJ Negona
– Coletivo Capoeira Convida (Parceria Sesc)
– Superbanda
– Feira gastronômica do Mercado AlimentaCE
– Ação Mesa Brasil Sesc

Domingo 20/11
Horário: 9h às 14h

Festival de Gastronomia Afro-Brasileira

– Feira gastronômica com cozinheiros convidados
– Feira agroecológica em parceria com o Instituto Antônio Conselheiro
– Feira Negra, com produtos de empreendedores negros/as/es
– Estação Acarajé, com as baianas Nega Pérola e Adriana de Maria
– DJ Viúva Negra
– Aula-show, com Aline Chermoula
– Oficinas de Turbante, com Yasmin Djalo
– Roda de Conversa “Cozinha Ancestral”, com Dona Carmem Virgínia e mediação de Marina Araújo
– Coco da Praia do Iguape do Mestre Chico Casueira (Parceria Sesc)
– Grupo Samba Terreiro Tradição

 

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.