O primeiro fim de semana de fevereiro chega com cultura tradicional popular, programação LGBTQIAPN+ e feira de vinil no Complexo Cultural Estação das Artes. Serão três dias de atividades gratuitas e voltadas para todos os públicos no espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Já nesta sexta (03), de 18h às 19h, a Praça da Estação vira palco para o Coco de Praia do Iguape, com Mestre Chico Casueira. A apresentação propõe difundir essa importante manifestação popular, oriunda dos pescadores do litoral do Estado do Ceará. No caso do grupo em questão, há um sapateado diferente, que utiliza-se do contratempo da música. O espetáculo possibilita a interação e participação do público, da mesma forma como a brincadeira é feita nas comunidades.
O sábado (04) é de Estação da Diversidade. A programação artística tem início às 16h com uma Feira de Empreendedorismo LGBT organizada e idealizada pelo Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB). Entre os expositores, artistas, artesãos e produtores independentes. O objetivo é colaborar diretamente para a autonomia financeira e econômica dessas pessoas e incentivar o comércio local, bem como possibilitar a esse público momentos de interação, trocas de experiências culturais e artísticas e, consequentemente, subsidiá-las para o fortalecimento da participação política.
Performances e show
A feira segue até 21h, enquanto vão sendo realizadas outras atividades. A performance “Lugar de Fala”, de Sol Silar, por exemplo, toma conta da Gare da Estação de 17h às 18h. A apresentação reúne músicas autorais que compõem e ampliam a narrativa por equidade sexual e de gênero. Um projeto musical sobre ascensão artístico-social e ressignificação de território, com o intuito de possibilitar outras narrativas e escrever novas trajetórias. O projeto se constrói por meio da pesquisa de ritmos afro-brasileiros e da influência da cultura pop moderna.
Em seguida, de 18h às 19h, é a vez de Lyz Vedra apresentar a performance “Rastros para uma enunciação Ecotravesti”. Este trabalho é uma costura poética que aborda o cultivo de uma relação sensível entre uma corporeidade travesti e as corporeidades planta. A partir da criação de uma prática somática intitulada “Escuta Sensível das Plantas”, a performance articula temas como sobrevivência, ecotransfeminismo, corpo, dança e ancestralidade, ao passo que agencia questões que emergem das relações estabelecidas entre corpo, cidade e meio ambiente.
A noite encerra com o show de Mumutante, que traz ao palco, de 19h às 20h30, composições autorais feitas nos beats de Emiciomar, transitando por suas experiências sentimentais pela cidade, deixando o mar e a rua a conduzir por momentos raros. Do lo-fi, ao rap e soul, a cantora constrói no show “mutação rara” narrativas de uma travesti sonhadora que anda de bike.
O público pode se deliciar ainda com uma feira gastronômica do Mercado AlimentaCE durante toda a programação, já que os restaurantes da ocupação temporária estarão fechados durante o mês de fevereiro para realização de melhorias do espaço físico.
Domingo na Estação
O domingo também promete com a quinta edição da Feira Mais Vinil. O movimento idealizado por Thiago Borges Duarte, proprietário da loja Direct Discos, surge com o propósito de fortalecer cada vez mais a cena do vinil, desde a valorização dos discos como um documento histórico musical que deve ser protegido e apreciado ao longo do tempo, como o fortalecimento e desenvolvimento de novas atividades socioculturais e econômicas do setor.
Para este Domingo na Estação, estão confirmados os expositores Direct Discos, 78 Rotações Discos e Áudio, Freelancer Discos, Hi-FI 6 Discos, Sonoro Discos, Marlee’s Vinyl, Pablo Discos e Afins, Vinil Casagrande, Sebo Benfica e Sergio Almeida. Além disso, o DJ Albano Selector conduz o som na Gare até 12h30.
Durante a manhã, a pintura infantil também é garantida para a criançada, que poderá manusear ludicamente pincéis, tintas coloridas e papel craft, em ação desenvolvida e orientada pelos monitores do Complexo Cultural.
Entre 12h30 e 15h, o Chorinho na Estação chega à quarta cena com o projeto Choro Cabuloso, um laboratório musical que traz como marca principal as experiências de improvisação disparadas entre o jazz e o choro. Trata-se de uma provocação do ogã, percussionista e produtor Tauí Castro. Na formação original, Bob Mesquita (saxofone), Thesco Carvalho (trombone e flauta), Tito Freitas (piano), Lucas Marques (guitarra), Thiago Silva, Tauí Castro e Rodrigo Tembiú (percussões). Mas essa roda na Estação recebe ainda dois grandes músicos que se destacam na cena nacional de choro, jazz e música instrumental: o clarinetista, saxofonista e compositor Caetano Brasil (MG) e o percussionista, ogã e integrante da Orkestra Rumpilezz, Lucas Maciel (BA).
A feira gastronômica e agroecológica do Mercado AlimentaCE também estará em funcionamento até às 15h, acompanhando o som do Chorinho. Lembrando que é proibido o acesso ao equipamento com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsas térmicas.
Confira a programação completa:
Sexta (03/02)
18h às 19h – Coco de Praia do Iguape, com Mestre Chico Casueira
Local: Praça da Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Classificação indicativa: Livre
Gratuito, com último acesso ao equipamento às 19h30.
Sábado (04/02)
16h às 21h – Feira Empreendedora LGBTQIAPN+
17h – Performance “Lugar de Fala”, de Sol Silar
18h – Performance “Rastros para uma enunciação ecotravesti”, de Lyz Vedra
19h às 20h30 – Show Mumutante
21h – Encerramento das atividades
Local: Gare da Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Classificação indicativa: 18 anos. Pessoas menores de idade podem entrar após assinatura do Termo de Responsabilidade pelo responsável legal logo na entrada.
Gratuito, com distribuição de 1.500 pulseiras a partir das 16h, uma por pessoa. Saída com retorno e último acesso às 20h30.
Domingo (05/02)
9h às 12h30 – DJ Albano Selector
9h às 15h – Feira Mais Vinil
9h às 12h – Pintura infantil
12h30 às 15h – Chorinho na Estação – 4ª Cena – Choro Cabuloso, com Caetano Brasil (MG), Lucas Maciel (BA), Bob Mesquita, Thesco Carvalho, Tito Freitas, Lucas Marques, Thiago Silva, Tauí Castro e Rodrigo Tembiú.
Local: Gare da Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Classificação indicativa: Livre
Gratuito. Último acesso às 14h30.
Horário de funcionamento do Complexo em fevereiro de 2023*
Programação da Estação das Artes
Sex – 17h às 20h
Sáb – 16h às 21h
Dom – 9h às 15h
Todas as quartas, a partir das 17h, atividades do Projeto Naca na Praça da Estação das Artes.
Feiras do Mercado AlimentaCE
Sáb – 16h às 21h
Dom – 9h às 15h
Exposições do Museu Ferroviário na Estação
Qui e Sex – 12h às 20h (última entrada às 19h30)
Sáb e Dom – 9h às 15h (última entrada às 14h30)
Exposições da Pinacoteca
Qui e Sáb – 12h às 20h (última entrada às 19h30)
Dom – 10h às 18h (última entrada às 17h30)
*Horários sujeitos à mudança, com divulgação prévia nos nossos principais canais de comunicação