Estação das Artes recebe encerramento da Festa de Iemanjá neste sábado (17)

Programação do equipamento no fim de semana inclui ainda baile de favela, samba e atividades infantis

A Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, recebe neste sábado (17) o encerramento da tradicional Festa de Iemanjá de Fortaleza, celebrada nas areias da Praia de Iracema a cada dia 15 de agosto. A programação do equipamento no fim de semana inclui ainda a festa “Baile de Favela” na sexta (16) e atividades infantis e Samba Terreiro Tradição no domingo (18).

“Baile de Favela” recebe Emiciomar e GABIVIC na sexta (10)

Na sexta (10), a Gare é animada pela festa “Baile de Favela”, que reúne duas atrações cearenses selecionadas pelo Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024.

Às 18h40, o rapper Emiciomar sobe ao palco com o show “Marrom, Preto”, cujo repertório conjuga seus EPs autorais “Marrom”, lançado em 2022, e “Preto”, de dezembro do ano passado. Apostando na representatividade do afrofuturismo, o beatmaker integra a acessibilidade das DAWs (software que simula um estúdio de gravação) com a versatilidade do beat, percorrendo referências do boom bap ao reggaeton. Natural de Pacajus, o músico narra em suas letras as visões da juventude que vivencia as bordas da metrópole.

Em seguida é a vez da cantora e compositora GABIVIC embalar o público com um repertório que passeia do funk aos sucessos que estão na boca do público. Enérgica e acompanhada por dançarinos e DJ, ela promete não deixar ninguém parado do início ao fim do show, que conta com efeitos especiais. Em 2024, a artista lança seu primeiro EP intitulado “Meus Gostos”, repleto de batidas envolventes e letras cativantes.

Estação das Artes recebe encerramento da Festa de Iemanjá no sábado (17)

As comemorações da Festa de Iemanjá em Fortaleza têm encerramento em grande estilo no sábado (17), na Estação das Artes. A partir das 15h acontece roda de conversa sobre “Patrimônio, Fé e Luta: Iemanjá nos conduz”, tema da edição deste ano. Às 17h se apresenta o Afoxé Filhos de Oyá, fundado em 2008 por Mãe Taquinha de Oyá, no bairro Siqueira, em Fortaleza. O afoxé é um candomblé de rua que mostra para a sociedade como são cultuados os orixás por meio da música e dança no ritmo do ijexá.

Logo depois é a vez do Grupo Cultural Toque de Senzala, fundado em 2008 no Centro Espírita de Umbanda São Miguel, terreiro radicado no bairro Granja Lisboa, em Fortaleza. Com uma trajetória de 16 anos, o coletivo se dedica a preservar e promover a rica herança das religiões de matriz africana e afro-brasileiras por meio das apresentações da curimba, responsável pelos cantos e os toques sagrados dentro do terreiro. O grupo é composto por jovens e adultos que no dia tocam uma louvação especial a Iemanjá.

Realização conjunta do Fórum Permanente do Povo de Terreiro do Ceará (Pró Terreiro) e da União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum), a comemoração da Festa de Iemanjá já virou tradição em Fortaleza, celebrada anualmente no dia 15 de agosto nas areias do Aterro da Praia de Iracema. Neste ano, conta com parceria da Secult-CE e do Instituto Mirante, por meio da Estação das Artes, e da Secretaria da Igualdade Racial do Ceará.

Domingo na Estação tem oficinas artísticas infantis e samba

O Domingo na Estação traz oficinas artísticas pensadas especialmente para o público infantil. De 10h às 13h, as crianças podem se divertir na Oficina de Artes Manuais, que, sob mediação de Iuri Tavares e Fleuri Cardoso, promove o contato dos participantes com a técnica do bordado. No mesmo horário acontece também a Oficina de Zine e Colagem, com facilitação de ULYZZZ e Mad Mari, cuja proposta é produzir fanzines, pequenas revistas montadas a partir de desenhos e recortes.

Às 11h é a vez da Cia Teatral Criando Arte entrar em cena com o espetáculo “A Lenda do Mosquito e a Lâmpada”, contemplado pelo Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024. A montagem parte do texto em cordel de Yane Cordeiro inspirado em poema homônimo de Mailson Furtado. Por meio da teatralidade e da musicalidade, a obra provoca de forma lúdica uma explicação para um fato cotidiano, a ronda dos mosquitos às lâmpadas acesas, e brinca com o imaginário e a poética infantil para apresentar aspectos da evolução das cidades e a urbanização do sertão.

Na hora do almoço, a programação do Mercado AlimentaCE recebe o show “MPB – Mironga Popular Brasileira”, com o Samba Terreiro Tradição. Celebrando a essência do samba de raiz e do samba de terreiro, o repertório exalta as raízes do ritmo nas religiões de matriz africana, oferecendo uma experiência rica e autêntica. Com energia contagiante, o grupo pretende valorizar a herança cultural e espiritual que molda essa expressão musical tão brasileira.

 

 

SERVIÇO

Semana na Estação das Artes
Dias 16 a 18.08
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em
recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação detalhada da semana: dias 16 a 18 de agosto

Sexta, 16

Baile de Favela
18h40 às 19h40 – Show “Marrom, Preto”, com Emiciomar
20h às 21h30 – “Baile da Gabivic”, com Gabivic

Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.

Sábado, 17

Encerramento da Festa de Iemanjá
15h às 16h30 – Roda de Conversa “Patrimônio, Fé e Luta: Iemanjá nos conduz”
17h às 18h – Afoxé Filhos de Oya
18h30 às 19h30 – Grupo Cultural Toque de Senzala

Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.

Domingo, 18

Domingo na Estação
10h às 13h – Oficina “Bordado para Crianças e Processo Criativo”, com Iuri Tavares e Fleuri Cardoso
10h às 13h – Oficina infantil “Zine e Colagem”, com ULYZZZ e Mad Mari
11h às 11h40 – “A Lenda do Mosquito e a Lâmpada”, com Cia Teatral Criando Arte
12h30 às 14h30 – Show “MPB – Mironga Popular Brasileira”, com Samba Terreiro Tradição, no Mercado AlimentaCE

Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre.