A cultura negra segue em celebração neste fim de semana na Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. A programação gratuita inclui a festa Boom Boom Black, espetáculos teatrais, samba e até bloco de carnaval.
As atividades têm início na sexta (17), a partir das 18h, com o som da DJ Negona. Soteropolitana da cidade de Salvador (BA), mulher cis negra, artista de linguagens múltiplas, ocupante das terras cearense há oito anos. Atualmente, é pesquisadora de intervenções artísticas independente, estudando possibilidades sonoras como ressignificação de um território.
Em seguida, às 19h, a Praça da Estação das Artes e a Gare recebem o espetáculo Co.VIL, uma peça de teatro musicada e itinerante que transporta o espectador para a cena, convidando a transitar pelos espaços. Co.VIL traz a música, a brasilidade, os questionamentos, as feridas e a crítica às opressões, ambicionando contribuir, por meio do poder do teatro, para a análise do eu e da sociedade.
A montagem tem direção de Juliana Veras e é uma criação da turma manhã 2019 do Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), do Theatro José de Alencar. O espetáculo tem acessibilidade em Libras. Após a apresentação, a DJ Negona retorna, ficando até 22h, enquanto o público desfruta também dos restaurantes do Mercado AlimentaCE.
Boom Boom Black e Domingo na Estação
No sábado (18), a Boom Boom Black volta à Estação, a partir das 17h30, após um ano da primeira ocupação da Gare. A festa teve início no ano de 2018, na inquietação e busca por espaços onde os jovens negros e periféricos pudessem se divertir sem sofrer nenhum tipo de violência ou qualquer tipo de preconceito. As atrações dessa edição são DJ Khamidi, DJ Emmy, DJ Zê e Petty Simas. A classificação indicativa é 18 anos.
O Domingo chega com pintura infantil e teatro para as crianças e muito carnaval e samba para embalar o almoço. A partir das 9h, Iuri Tavares conduz a oficina de Pintura Infantil – Monotipia Botânica, com o auxílio de Jesus Enzo.
A oficina convida a criançada a coletar folhas, flores e ramos presentes no espaço do Complexo Cultural Estação das Artes para experimentar a monotipia botânica, que consiste basicamente de uma técnica de transferência de texturas encontradas na natureza, situada entre a pintura, a gravura e o desenho. Para a realização desta técnica basta apenas entintar com uma esponjinha folhas e outras estruturas vegetais e transferir suas texturas para um papel.
Às 10h, será possível conferir o espetáculo “Histórias de Realezas Negras”, em parceria com o Sesc Ceará. Trata-se de uma proposta de afronarração de histórias com foco no universo de orixás africanas(os), propondo-se à uma hibridização cênica entre oralidade, dança, teatro e música.
A partir das 13h, a música toma conta da Gare com uma atração selecionada pelo Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes. Kahlo, um bloco de Carnaval de Fortaleza formado por aproximadamente 60 mulheres de diferentes idades, lugares, cores e origens sociais se apresenta com o propósito de fomentar o protagonismo feminino através da música e encontros temáticos.
O Grupo Terreiro Tradição assume de 14h às 15h, com repertório que celebra a tradição dos grandes compositores do samba e a força do repertório dos terreiros afrobrasileiros. A ideia é combinar Paulinho da Viola, Cartola, Nelson Cavaquinho, Candeia, Dona Ivone Lara e outros mestres com cânticos e pontos de orixás e entidades da umbanda e do candomblé. A atividade é uma proposição em parceria com o Sesc Ceará.
Serviço
Programação da Estação das Artes
Dias 17 a 19 de novembro
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Sexta-feira (17.11)
Arte na Estação
9h – Abertura do espaço
18h às 19h | 20h às 22h – DJ Negona (Afrocearensidades)
19h – Espetáculo Co.VIL* (Acessível em Libras)
22h – Encerramento das atividades
*O espetáculo tem início na Praça da Estação das Artes e segue para a Gare.
Menores de 18 anos
Entrada permitida apenas aos acompanhados de responsáveis, após assinatura de Termo de Responsabilidade na entrada.
Sábado (18.11)
Boom Boom Black
9h – Abertura do espaço
17h30 – Boom Boom Black, com DJ Khamidi, DJ Emmy, DJ Zê e Petty Simas (Afrocearensidades)
22h – Encerramento das atividades
Classificação indicativa: 18 anos
Acesso gratuito
Entrada até 21h30 e/ou até atingir a capacidade máxima do equipamento. Saída com retorno.
Classificação indicativa: 18 anos
Domingo (19.11)
Domingo na Estação
9h às 12h – Oficina Pintura Infantil – Monotipia Botânica, Iuri Tavares
10h às 10h30 – Histórias de Realezas Negras (Parceria Sesc e Afrocearensidades)
13h às 14h – Bloco Kahlo: Mulheres de Bamba
14h às 15h – Terreiro Tradição (Parceria Sesc)
Acesso gratuito e livre
Saída com retorno até atingir a capacidade máxima do equipamento.
Observação
Não há necessidade de retirada de ingressos ou pulseiras.
Classificação indicativa: Livre