Estação das Artes recebe festa Suor Preto e projeto francês VorteX com participação de Juçara Marçal

Programação da semana tem ainda abertura de exposição em homenagem ao bairro Moura Brasil, forró do Baila Comigo e atrações infantis no domingo
Yakekerê Mãe Lu

O mês da Consciência Negra inicia com atividades diversas na Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Entre os dias 7 e 11 de novembro, o equipamento inaugura exposição digital sobre o bairro Moura Brasil, promove o tradicional forró do Baila Comigo e recebe a festa Suor Preto, além de apresentar o projeto francês VorteX com participação de Juçara Marçal e as tradicionais atividades infantis no domingo.

Parte da programação integra o Festival Afrocearensidades, iniciativa da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) em articulação com a Secult para celebrar o Novembro Negro em todo o Ceará. Em sua quarta edição, tem como tema “Na Ginga dos Saberes Ancestrais” e promove atividades diversificadas e distribuídas pela Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.

Abertura da exposição “Moura Brasil: fragmentos da memória” e Baila Comigo agitam a quinta (7)

A programação da semana inicia na quinta-feira (7), a partir das 18h30, com a abertura da exposição digital “Moura Brasil: fragmentos da memória”, produzida em parceria com o Sobrado Dr. José Lourenço. A mostra tem a curadoria de Ismael Gutemberg e Débora Soares, do Coletivo Cultural NUPAC, o Núcleo de Patrimônio Cultural do Moura Brasil, e apresenta o contexto histórico de formação do bairro Moura Brasil e como a comunidade se relaciona com o mar, com os trilhos e com a Rede Ferroviária Federal (RFFSA). A mostra faz parte do Festival Afrocearensidades.

A noite fica ainda mais especial com o tradicional forró do Baila Comigo, que a partir das 20h recebe o cantor e sanfoneiro Nonato Lima. Destaque na nova geração da música cearense, ele apresenta neste show uma identidade dos forrós de gafieira que marcaram a época de ouro dos bailes em Fortaleza e aproveita para homenagear grandes sanfoneiros do estado.

Projeto francês VorteX desembarca na Estação com participação de Juçara Marçal na sexta (8)

Pela primeira vez em Fortaleza, o Projeto VorteX, do trio francês Rrêve Sélavy, chega à Estação das Artes nesta sexta (8) em noite especial com participação de Juçara Marçal. O encontro franco-brasileiro, composto ainda por Christophe Rocher, Nicolas Pointard e Frédéric B.Briet, é fruto de vários anos de intercâmbio entre os dois países e de encontros frutíferos entre os músicos. O show promete improvisações deslumbrantes e vibrantes e anuncia um turbilhão de emoções entre o afro-punk-jazz brasileiro e as músicas improvisadas do jazz europeu.

Na ocasião, os músicos franceses recebem uma das principais vozes da música brasileira independente, Juçara Marçal, cantora premiada e reconhecida tanto por trabalhos solos quanto por integrar grupos como Metá Metá e A Barca. Antes, a partir das 18h, o Mercado AlimentaCE recebe a DJ Ada Porã para aquecer a Gare com o projeto Sudamérica, que reúne clássicos sambas populares das décadas de 1930 a 1960, passeando pelos tropicalistas, exaltando os ijexás, o frevo, o baião, o rock, sem perder a cadência alto astral e envolvente. A programação do dia integra o Festival Afrocearensidades.

Suor Preto anima Gare no sábado (9) com samba e discotecagem

A festa Suor Preto retorna à Estação das Artes neste sábado (9), a partir das 17h, em edição dentro da programação do Festival Afrocearensidades. O evento celebra as raízes da cultura negra e em sua oitava edição do evento homenageia Tia Ciata, figura histórica e matriarca do samba, celebrando sua importância para a cultura afro-brasileira.

Produzida e protagonizada por negros, a festa recebe a estreia do samba do Grupo Kizomba, que conta com as participações de Marilene Sales e Yakekerê Mãe Lu, além da discotecagem do DJ Viúva Negra e da performance dos dançarinos Erica Vieira, Emanuelle Nascimento e Luan Nunes.

Domingo na Estação tem atividades infantis e chorinho

E como já é tradição, o Domingo na Estação (10) conta ainda com atividades para a criançada. De 10h às 13h, acontece a oficina “Minha Primeira Paleta de Cores”, mediada por pelas arte-educadoras Fleuri Cardoso e Talita Késsia, que navega pela experiência da descoberta do mundo das cores na infância e as relações colorísticas que dela advém.

Às 10h40, é a vez da contação de histórias de Realezas Negras, com a multiartista e educadora Lia Braga, selecionada por meio do Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024. Através de universos mágicos e encantadores, a atividade propõe às crianças conhecer o universo das divindades africanas por meio da afronarração de histórias, que reúne diversão e elementos de teatro, dança e música e interação com os elementos da natureza. A atividade também integra o Festival Afrocearensidades.

Na sequência é a vez da Companhia de Ritmos e Danças Populares apresentar o espetáculo “Espia Só o Meu Ceará”, promovido em parceria com o Sesc, que traz a fé e o trabalho rural dos agricultores cearenses, presentes em sua maioria no sertão, mostrando desde a esperança com a chuva à comemoração de uma boa colheita, garantindo a fartura para o período da estiagem. O trabalho é fruto da trajetória da Associação e Ponto de Cultura CORDAPES, fundada em 2007, com sede no conjunto Palmeiras, que tem como objetivo estimular crianças, jovens e adultos a pesquisar e divulgar manifestações populares através da dança e música.

Além disso, o almoço no Mercado AlimentaCE é embalado pelo som de Felipe Giffoni com o Projeto Choro All Jazz, que propõe a fusão e a mescla dos elementos históricos, estilísticos e artísticos de cada gênero, trazendo ao público versões e arranjos de clássicos da música brasileira, assim como referências a temas consagrados do jazz e da música pop internacional, em uma proposta de sonoridades ricas em improvisação.

Serviço
Semana na Estação das Artes
Dias 07 a 10.11
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação detalhada da semana: dias 7 a 10 de novembro

Quinta, 7

18h30 – Abertura da exposição fotográfica “Moura Brasil: fragmentos da memória” (Parceria Sobrado Dr. José Lourenço), no Pavilhão de Acesso

Baila Comigo
20h às 21h30 – Nonato Lima

Acesso gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: 18 anos.

Sexta, 8

18h às 19h30 – DJ Ada Porã, no Mercado AlimentaCE

20h às 21h30 – Projeto VorteX, com trio Rrêve Sélavy e participação de Juçara Marçal

Acesso gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: 18 anos.

Sábado, 9

17h às 22h – Suor Preto, com Grupo Kizomba, Marilene Sales, DJ Viúva Negra, Yakekerê Mãe Lu e performances de Erica Vieira, Emanuelle Nascimento e Luan Nunes

Acesso gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: 18 anos.

Domingo, 10

Domingo na Estação

10h às 13h – Oficina Infantil “Minha Primeira Paleta de Cores”, com Talita Késsia e Fleuri Cardoso

10h40 às 11h20 – Histórias de Realezas Negras, com Lia Braga

11h40 às 12h30 – Espetáculo “Espia Só o Meu Ceará”, com Companhia de Ritmos e Danças Populares (Parceria Sesc)

13h às 15h – Felipe Giffoni e Projeto Choro All Jazz

Acesso gratuito

Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço

Classificação indicativa: Livre.