As férias continuam na Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Nos dias 20 e 21 de dezembro, o equipamento recebe o Festival Ceará da Diversidade, uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Diversidade e Secretaria da Cultura, com shows e lançamentos. Além disso, a programação do espaço inclui os programas Quinta em Cena, com espetáculos, e Domingo na Estação, com mais uma edição da Feira Negra, música e atividades infantis.
Quinta em Cena fecha o ano com espetáculos teatrais
Na quinta (19), a Estação das Artes promove mais uma edição do Quinta em Cena, programa dedicado à valorização das artes cênicas. O primeiro espetáculo, “Pastoril: A história do menino Deus, contada pela cultura popular tradicional”, do Grupo Raízes da Cultura, tem início às 19h30. A apresentação é um auto natalino formado por vários atos que encenam a vinda de Jesus Cristo, tendo partes teatrais, danças e cantorias em que os brincantes festejam a chegada do Menino Deus da religião cristã.
Na sequência, é a vez da peça “Conversa de Lavadeiras”, do Coletivo Rei Leal, que conta a história de três lavadeiras com muita disposição para o trabalho, a fofoca e o despeito. Em uma época em que sabão em pó era artigo raro, ainda mais no sertão nordestino, onde se ambienta o espetáculo, acontece um rebuliço quando uma das lavadeiras aparece exibindo a novidade, mas sem qualquer disposição em compartilhar o produto com as colegas. Selecionadas por meio do Edital de Projetos Artísticos da Estação das Artes 2024, as montagens contam com acessibilidade em Libras.
Festival Ceará da Diversidade acontece na sexta (20) e no sábado (21)
Nos dias 20 e 21 de dezembro, o “Festival Ceará da Diversidade – Vidas em Movimento, Orgulho que Sustenta”, acontece em diferentes ambientes do Complexo Cultural Estação das Artes. O evento reforça a importância de abrir espaços em todas as esferas sociais para as vozes LGBTQIAPN+, promovendo visibilidade e enfrentando o preconceito com criatividade, representatividade e linguagem acessível.
Na Estação das Artes, a programação tem início na sexta (20) às 16h com apresentação de DJ Fixter e, em seguida, DJ Angel History. Às 18h, Luiza Nobel convida Camaleoa, Daniel Peixoto, Mulher Barbada e Lena Oxa para um espetáculo repleto de swing e alegria. Às 20h, DJ Angel History se apresenta mais uma vez, juntamente com a Performance Transrústica. E, para fechar a noite, o artista pernambucano Johnny Hooker se apresenta pela primeira vez na Gare.
No sábado, a partir das 15h30, marcado pelo glamour e a competitividade, acontece o evento da comunidade Ballroom estabelecido em Fortaleza desde 2018 por Yagaga Kengaral, que promove desfiles, danças e competições em diversas categorias, celebrando estética corporal, moda e performance. Já às 17h15, é a vez do Coletivo Divas, seguido pela Festa Crioula e depois pela cantora Makem, que convida Elivania Monte e Yara Canta. Já a última atração do “Festival Ceará da Diversidade” é Getúlio Abelha, com participação especial de Vanessa, A Cantora.
A Kuya – Centro de Design do Ceará, equipamento integrante do Complexo, promove ainda edição da Feira Kuya de Design Autoral em parceria com o Festival, com produtos de empreendedores LGBTQIAPN+, e oficinas de Customização e Grafismos Indígenas. Nos dois dias do evento, a entrada na Estação das Artes se dá por ordem de chegada, sujeita à capacidade do espaço e por meio do Ingresso Solidário, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) a ser destinado ao Programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade. Os shows contam com interpretação em Libras.
Domingo na Estação tem última edição da Feira Negra no ano
A última edição da Feira Negra de Fortaleza em 2024 acontece neste Domingo na Estação (22). O evento há cinco anos se consolida como espaço criativo e potente em que empreendedores negros expõem sua produção, incluindo alimentos, bebidas, roupas, acessórios, papelaria e outros produtos. A programação conta com o show de samba do Grupo DTF, diretamente do Pagode da Mocinha, às 13h30.
Além disso, o palco da Estação recebe às 10h15 a apresentação “A Gente Canta, Canta e Dança: Cafurnas e Samba de Côco Fulni-Ô”, do Grupo Thynia Thudya da etnia indígena de Águas Belas, em Pernambuco. Com objetivo de fortalecer a difusão da arte e da cultura dos povos indígenas do Nordeste, os guerreiros indígenas fazem uma performance musical com rezos, cânticos sagrados, cafurnas e sambas de coco na sua língua materna, Yaathê. Logo depois é a vez do Projeto Brasil Encanto convidar Renato Black, que apresenta um repertório eclético e vibrante com músicas de carnaval, axé, reggae, samba e MPB e encerra em grande estilo a temporada 2024 da parceria entre a Casa de Vovó Dedé e a Estação das Artes.
Como já é tradição, o domingo reserva espaço para a criançada, que de 10h às 13h pode se divertir com a oficina “Brincando de bordar”, mediada pelas arte-educadoras Talita Késsia e Fleuri Cardoso. Com linha e agulha, as crianças irão bordar seus primeiros pontos na juta, experimentando o bordado de forma livre e sob a orientação de pontos simples.
Serviço
Semana na Estação das Artes
Dias 19 a 22.12
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Programação detalhada da semana: dias 19 a 22 de dezembro
Quinta, 19
QUINTA EM CENA
19h30 às 20h15 – Espetáculo “Pastoril: A história do menino Deus, contada pela cultura popular tradicional”, com Grupo Raízes da Cultura
20h30 às 21h15 – Espetáculo “Conversa de Lavadeiras”, com Coletivo Rei Leal
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 12 anos.
Sexta, 20
FESTIVAL CEARÁ DA DIVERSIDADE
16h às 22h – DJ Fixter, DJ Angel History, Luiza Nobel convida Camaleoa, Daniel Peixoto, Mulher Barbada e Lena Oxa, Performance Transrústica e Johnny Hooker
Acesso: Ingresso Solidário
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Sábado, 21
FESTIVAL CEARÁ DA DIVERSIDADE
15h30 às 22h – Ball da Diversidade, Coletivo Divas, Festa Crioula, Makem convida Otto Nascimento, Elivania Monte e Yara Canta, Getúlio Abelha convida Vanessa A Cantora
Acesso: Ingresso Solidário
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: 18 anos.
Domingo, 22
DOMINGO NA ESTAÇÃO
10h às 15h – Feira Negra
10h às 13h – Oficina “Brincando de bordar”, com Talita Késsia e Fleuri Cardoso
10h15 às 11h15 – “A Gente Canta, Canta e Dança”: Cafurnas e Samba de Côco Fulni-Ô
11h30 às 13h – Projeto Brasil Encanto convida Renato Black (Parceria Casa Vovó Dedé | Plano Bianual CVDD)
13h30 às 15h – Roda de Samba, com Grupo DTF
Acesso gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre.