Quadrilha Junina Babaçu, banda Zú do Forró, comidas típicas e ateliê para crianças compõem programação gratuita

O clima de São João toma conta do Complexo Cultural Estação das Artes neste fim de semana, com o lançamento do XXII Festejo Ceará Junino 2022. A programação de sábado (23) terá início a partir das 18h e segue até 21h, com atividades gratuitas de dança, quadrilha, forró, além de uma diversidade de comidas típicas. O domingo (24) mantém essa proposta, de 9h às 12h, garantindo ainda ateliês de criação para o público infantil.

No sábado, a Cia de Danças Populares Txai, referência em festivais de folclore nacionais e internacionais, é a primeira a se apresentar na Gare da Estação. Em seguida, logo após o cerimonial de abertura com a presença da Mestra da Cultura Junina Dona Mazé Costa, a quadrilha Junina Babaçu conduz a festa, com uma homenagem a Ariano Suassuna e ao Movimento Armorial.

O arrasta pé continua com a banda Zú do Forró, trazendo um repertório de músicas tradicionais de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Três do Nordeste, Genival Lacerda, entre outros.

E não vai faltar comida típica para quem estiver no embalo. Bolos, salgados e pratinhos estão garantidos na feira gastronômica do Mercado AlimentaCE.

Programação de domingo

O domingo pela manhã igualmente abraça o ritmo do Trem Junino. Das 9h às 12h, será possível apreciar as delícias culinárias do Mercado AlimentaCE ao som da DJ Deydianne Piaf, com uma mescla de ritmos que incluem do axé ao forró das antigas.

Já as crianças terão a oportunidade de participar de dois ateliês criativos. O primeiro deles lembra o Dia Internacional da Arqueologia e será conduzido pelo artista Victor Cavalcante. A proposta inicial é uma visita ao sítio arqueológico da Estação das Artes, com uma reflexão sobre passado, presente e futuro. Em seguida, a experiência será materializada em uma oficina de pintura, utilizando o contorno das mãos.

O outro ateliê infantil, intitulado Arqueologia das Palavras, será com a artista visual Érica Nógui. No exercício de composição imagética, ela propõe criar narrativas, construindo imagens a partir de colagens de palavras retiradas de trechos selecionados de obras de escritores contemporâneos cearenses. A proposta é estimular a criatividade, o hábito da investigação, da leitura, da escrita e do conhecimento de escritores locais como: Letícia Bailante, Socorro Acioly, Uirá dos Reis, Anna K. Lima etc. A atividade é especialmente elaborada para celebrar o Dia Nacional do Escritor, comemorado no dia 25 de julho.

Para encerrar o domingo, a banda Zú do Forró garante o arrasta pé em família até 12h.

Serviço

Fim de semana na Estação das Artes

Sábado
Dia 23/07, das 18h às 21h

Domingo
Dia 24/07, das 9h às 12h

Entrada gratuita | Aberto ao público
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540, Centro.

Obrigatória a apresentação do comprovante de vacina contra a Covid-19 e recomendado o uso de máscara de proteção facial conforme decreto estadual vigente.

Mais informações: @institutomiranteceara

Programação completa

Sábado (23/07)

18h30 às 19h – Apresentação de Dança – Cia Txai
19h às 19h30 – Cerimonial Trem Junino
19h30 às 20h – Quadrilha Junina Babaçu
20h às 21h – Apresentação da Banda Zú do Forró
18h às 21h – Feira Gastronômica do Mercado AlimentaCE

Domingo (24/07)

9h às 11h – DJ Deydianne Piaf
11h às 12h – Banda Zú do Forró
9h às 12h – Trem das Cores – Especial dia Internacional da Arqueologia – Ateliê para crianças com Victor Cavalcante
9h às 12h – Trem das Cores – Arqueologia das Palavras – Ateliê para crianças com Érica Nógui
9h às 12h – Feira Gastronômica do Mercado AlimentaCE

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.