Estação das Artes recebe shows de Saulo Duarte, Pitanga Duo e Orquestra Popular do Nordeste neste fim de semana

Programação de sábado destaca a conexão entre Ceará e Pará, com música e gastronomia da região Norte do País
O cantor, compositor e músico Saulo Duarte, que traz o seu Baile Quente para a Estação das Artes neste sábado (16)

O ritmo do Pará toma conta da Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — neste sábado (16), com o Baile Quente do cantor Saulo Duarte, a partir das 19h30. Na sexta (15) e no domingo (17), a música brasileira segue com destaque nas apresentações de Pitanga Duo e Orquestra Popular do Nordeste.

Inspirado no disco “Pitanga faz confusão no choro”, de 1966, gravado pela Tropicana, o duo formado por Gabriela Santos e Vinícius Mesquita é irreverente, descontraído e repleto de brasilidade. Os dois têm sua iniciação no samba e construíram o duo para poder mostrar outras influências brasileiras em sua formação musical. Nas apresentações, as referências vão do nordeste ao sul do Brasil, apresentando os mais diversos temas, fruto de uma escuta atenta e do desejo de querer cantar e divulgar música brasileira. O show gratuito, que tem início às 19h, conta, também, com a participação da percussionista Fabi Brogliatto, pesquisadora e mestra em música pela UFC.

Estação Pará e Domingo na Estação

No sábado (16), o Baile Quente de Saulo Duarte convida o público para a segunda edição da Estação Pará, cuja primeira edição aconteceu há um ano, em setembro de 2022, com o Baile da Jamburana. Saulo Duarte é um artista nascido em Belém, que atua como cantor, compositor, guitarrista e produtor musical. O som do paraense mixa elementos de reggae, funk e rock aos ritmos latino-amazônicos como carimbó, cumbia e guitarrada.

O principal parceiro de composições, Bruno Rafael, músico instrumentista, assina também a direção musical do show Baile Quente. Bruno é natural de Quixadá, sertão cearense, atua na cena musical de Fortaleza desde 2007, colaborando com artistas como Getúlio Abelha, Lorena Nunes, Daniel Groove, além de ser integrante das bandas Tristeza Tropical, Piracema e Saulo Duarte.

A DJ Bia Turri, uma das integrantes do coletivo Fertinha, também compõe o ciclo de apresentações da Estação Pará. Seu repertório conta com batidas do groove, funky, soul e R&B. Bia também passeia pelo pop e não dispensa do seu set a novíssima geração da música brasileira. Ela assume o som de 17h30 às 19h30 e de 21h às 21h30.

Além disso, a culinária paraense estará em destaque. Neste sábado, o Mercado AlimentaCE recebe três expositores que apresentarão pratos autênticos da região, como maniçoba, tipiti, tacacá, pirarucu de casaca, vatapá e outras delícias.

O acesso ao evento se dará por meio da doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal). A ação social está conectada com a campanha Ingresso Solidário, uma parceria da Secretaria da Cultura, da Secretaria da Proteção Social e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado do Ceará (CEDEC), para atuar em prol da segurança alimentar da população cearense, integrando-se às ações de apoio e suporte emergencial para as famílias em situação de risco.

Já no domingo, a família toda tem diversão garantida com música, gastronomia e atividades infantis. O som da manhã será com o repertório do DJ Kinas, enquanto as crianças poderão desfrutar da pintura infantil mediada pelos monitores da Estação. Após o almoço, às 13h, a Orquestra Popular do Nordeste (OPN), grupo formado em 2014 na Universidade Estadual do Ceará, apresenta um concerto especial com choros de compositores cearenses. O repertório faz parte da pesquisa da OPN e já conta com 3 publicações de livros com partituras dos mestres: Tarcísio Sardinha, Macaúba do Bandolim e Carlinhos Patriolino.

Exposições fotográficas

A Estação das Artes reúne ainda três exposições abertas ao público: nos monitores do Pavilhão de Acesso, a mostra virtual “Todos Somos Uma” narra as trajetórias de luta de 13 mulheres que são referências nos direitos humanos. Realizada pela Defensoria Pública do Estado do Ceará, a exposição fica em cartaz até o fim de setembro.

Na Gare, a mostra “Despertando Olhares” apresenta 35 fotos captadas por jovens e profissionais das unidades socioeducativas Patativa do Assaré, Dom Bosco e Canindezinho. O projeto, realizado pelas entidades Museu da Fotografia Fortaleza, Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo e Secretaria da Juventude do Ceará, dialoga com a fotografia como possibilidade de ressignificação de narrativas.

Já na Plataforma, é possível conferir a série “Warawar wawa, Filho das estrelas”, do boliviano River Claure, que propõe um olhar libertador das narrativas reducionistas e folclóricas da sociedade boliviana mestiça, por meio de um imaginário fantástico, ao recontextualizar o romance do “Pequeno Príncipe’, de Antoine de Saint-Exupéry na cultura andina contemporânea. A exposição é do Fotofestival Solar.

Serviço

Programação da Estação das Artes
Dias 15 a 17 de setembro
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce, @mercadoalimentace e @institutomiranteceara

  • Sexta-feira (15)

Pitanga Duo
Horário de funcionamento do espaço: 9h às 22h – Último acesso 21h30
Horário da programação: 19h às 21h
19h – Pitanga Duo
Acesso: Gratuito
Classificação indicativa: 18 anos

  • Sábado (16)

Estação Pará – Baile Quente com Saulo Duarte
Horário de funcionamento do espaço: 9h às 22h – Último acesso 21h30
Horário da programação: 19h30 às 21h
17h30 – DJ Bia Turri no Mercado AlimentaCE
19h30 – Baile Quente com Saulo Duarte
21h – DJ Bia Turri no Mercado AlimentaCE
Acesso: Ingresso Solidário – doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal)
Classificação indicativa: 18 anos

* Domingo (17)

Domingo na Estação
Horário de funcionamento do espaço: 9h às 15h
Horário da programação: 9h às 15h
9h às 12h – Pintura Infantil
10h às 13h – DJ Kinas no Mercado AlimentaCE
13h às 15h – Orquestra Popular do Nordeste

Acesso: Gratuito
Classificação indicativa: Livre