Programação gratuita contará ainda com espetáculo, feira gastronômica e atividade infantil

Foto: Duda Rabelo

No fim de semana em que se celebra o Dia Nacional da Cultura (05), a Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult – CE, com gestão em parceria com o Instituto Mirante – vai celebrar a riqueza das tradições. No sábado (05), de 16h às 20h, haverá a programação de despedida da exposição “Legado dos Mestres”, e no domingo (06), de 9h às 13h, acontecerá a segunda edição da Feira Mais Vinil.

Com curadoria de Silvia Furtado e Dora Freitas e fotos de Jarbas Oliveira, a mostra – que passou dois meses na Gare e na Plataforma da Estação – traz fotos gigantes dos mestres da cultura cearense ainda vivos, uma singela homenagem aos que já se foram, além de vídeos e objetos pessoais da lida cotidiana que resgatam a importância de 106 mestres de várias regiões do Ceará. A iniciativa do projeto, contemplado no Edital Mecenas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-Ce), é da Fundação Waldemar Alcântara.

Para homenagear estes guardiões da tradição, as atrações do sábado incluem uma roda de capoeira, com o Grupo Capoeira Brasil, criado pelo Mestre Paulão e capitaneada pelo Mestre Marcão; o espetáculo “Mateu e a cultura popular”, com o ator Cláudio Ivo; e a apresentação do Boi Ceará, com Mestre Zé Pio. Além disso, a DJ Vivi Siade traz um set também pautado nas raízes culturais brasileiras, e a feirinha gastronômica do Mercado AlimentaCE garante várias delícias regionais.

Domingo na Estação

O domingo (06) será o último dia para visitar essa exposição. O público vai aproveitar ainda a segunda edição da Feira Mais Vinil. Como o nome já diz, é uma feira que tem na sua essência a comercialização de discos, acessórios, equipamentos e materiais relacionados à música, por meio da exposição de vendedores/lojistas da região, sempre conectada com apresentações de DJs que apresentam sets em disco de vinil.

Entre os expositores confirmados, estão 78 Rotações Discos e Áudio, Freelancer Discos, Tome Discos, Sonoro Discos, Marlee’s Vinyl, Pablo Discos e Afins, Vinil Casagrande, Sebo Benfica e Sergio Almeida. Na ocasião, o DJ Vicente de Castro vai comandar três horas de discotecagem.

Domingo será também dia da feira gastronômica e agroecológica do Mercado AlimentaCE. Já a meninada poderá se divertir com a pintura no chão da Gare. Crianças e adultos, juntos, manusearão ludicamente pincéis, tintas coloridas e papel craft, em ação desenvolvida e orientada pelos monitores do Complexo Cultural.

Mesa Brasil Sesc
A partir deste fim de semana, os visitantes que aproveitam a programação cultural e as feiras gastronômica e agroecológica dos equipamentos poderão exercer, também, a solidariedade.

Para levar a comida que sobra para onde está faltando, a Estação das Artes e o Mercado Gastronômico AlimentaCE irão somar esforços com o programa Mesa Brasil, do Sesc. Basta fazer uma doação em dinheiro, comprando o equivalente de 2 kg até 40 kg de alimentos, diretamente no site mesabrasil.sesc-ce.com.br ou via pix (03.612.122/0014-41), ambos disponibilizados em uma das TVs da Estação das Artes.

O programa funciona assim: as famílias em situação de vulnerabilidade social se cadastram em instituições sociais com trabalho reconhecido. As instituições são selecionadas pelo Sesc, que promove a arrecadação dos alimentos junto a empresas apoiadoras e pessoas interessadas em colaborar, e a entrega é realizada ao longo de todo o ano.

Serviço

Fim de semana na Estação
Sábado
Dia 05/11, de 16h às 20h

Domingo
Dia 06/11, de 9h às 13h

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro.

* Eventos gratuitos e abertos ao público.

* É proibida a entrada no equipamento com bebidas alcoólicas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

* Recomenda-se o uso de máscara e a vacinação contra a Covid-19 completa.

Mais informações: @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação completa

Sábado (05/11)
Horário: 16h às 20h

Estação dos Mestres

– Atividades de encerramento da exposição “Legado dos Mestres”
– Roda de Capoeira, com o Grupo Capoeira Brasil
– Espetáculo “Mateu e a Cultura Popular”, com Cláudio Ivo
– Boi Ceará, com Mestre Zé Pio
– DJ Vivi Siade
– Feira gastronômica do Mercado AlimentaCE
– Ação Mesa Brasil Sesc

Domingo (06/11)
Horário: 9h às 13h

Domingo na Estação

– Feira Mais Vinil
– DJ Vicente Castro
– Encerramento da exposição “Legado dos Mestres”
– Pintura infantil
– Feira gastronômica e agroecológica do Mercado AlimentaCE
– Ação Mesa Brasil Sesc

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro
Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

Endereço

Rua das Amélias, nº 1234 – Bairro

Fortaleza – Ceará

Contato

Receba nossas novidades

© Copyright 2022 Instituto Mirante. Todos os Direitos Reservados.