Depois de mais de um século como ponto de partida, a Estação Ferroviária João Felipe, há quase dois anos ressignificada como Estação das Artes, é um dos principais destinos da cultura nestas férias. De 1º de dezembro de 2023 a 4 de fevereiro de 2024, todos os caminhos levam à Estação, um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Entre as atrações musicais confirmadas para apresentações no período de férias, estão Di Melo, Ferve e Felipe Cordeiro, Aldo Sena e Carreteira Tropical, Grande Roda de Samba, com Belinho, Kildare, Theresa Rachel e Samba do Brown, além de projetos como A Noite Mais Triste do Mundo, Voyage, Frequência Beatles, Patifaria, Je Treme Mon Amour, Camaleões Selvagens e As Gata Pira.
As quintas-feiras ganham um destaque especial de programação, com espetáculos de artes cênicas, performances e exposições. As sextas receberão festas que já circulam pela cidade, enquanto os sábados de janeiro abrem o circuito pré-carnavalesco no Centro e os domingos reforçam a cultura do samba. Trabalhos selecionados pelo Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes de 2023 integram este calendário gratuito de atividades.
Primeiro fim de semana de dezembro
Na abertura das férias, a Estação recebe o programa Baila Comigo já nesta sexta-feira (1), a partir das 19h30. Quem comanda o som é João Bandeira, que deu início à carreira em 30 de agosto 1963, em Limoeiro do Norte/CE, e teve como inspiração artistas como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Jackson do Pandeiro. O sanfoneiro, cantor e compositor completou recentemente 60 anos de carreira, com uma particularidade: os filhos também são músicos e um deles participará do show na Estação.
No sábado (2), DJ Alan Morais toca rock, soul, MPB e samba-rock, passeando por períodos diversos como a sonoridade setentista, a partir das 17h. Em seguida, às 20h, o pernambucano Di Melo traz à Fortaleza o show mais recente, no qual mistura o repertório de seu aclamado disco de 1975, com sucessos como “Kilariô”, “A vida em seus métodos diz calma”, “Pernalonga” e “Se o mundo acabasse em mel”, além de canções dos últimos álbuns, “O Imorrível” e “Atemporal” e de outros trabalhos.
Com direção musical de Vitoriano e uma banda formada jovens músicos da cidade, como os ex-integrantes da banda Casa de Velho, Plínio Câmara (guitarra), Rami Freitas (bateria) e Marcus Coelho (baixo), o show ainda conta com o percussionista Rossano Cavalcante, o saxofonista Henri Gael, o trompetista Gabriel Trumpet e o próprio Vitoriano nos teclados.
Já o tradicional Domingo na Estação contará com atividades infantis, Feira Mais Vinil e música para todas as idades. A pintura infantil será temática, com a oficina “Oceania, O Mar: Colagem com Formas Orgânicas”, com Iuri Tavares e o auxiliar Jesus Enzo. Nesta ação educativa, as crianças serão convidadas a observar as formas da natureza para extrair seres vivos de papéis coloridos, e também serão instigadas a entender como as diferentes cores interagem, criando contrastes e semelhanças ao serem sobrepostas na colagem.
A Feira Mais Vinil contará com a presença de diferentes expositores e o som da DJ Lua Magnética, trazendo o trabalho Do Quilombo ao Soul, um projeto que narra a história da música preta brasileira por meio da discotecagem. A organização da feira, realizada pela Direct Discos, promove ainda uma ação solidária neste domingo: trazendo 1kg de alimento, uma pessoa pode trocar por dois vinis da curadoria. As doações serão destinadas ao projeto Brincando com a Terceira Idade, do bairro Moura Brasil.
Para fechar o primeiro fim de semana de férias e celebrar o Dia Nacional do Samba, a Estação recebe ainda uma Grande Roda de Samba. A celebração destacará renomados artistas locais. Às 11h, Samba do Brown dará início à festividade com o fino da batucada, contando com a participação especial de Theresa Rachel. Em seguida, às 13h30, Belinho assume o palco, recebendo Kildare para encerrar o dia com autêntico samba raiz.
A programação detalhada das férias será divulgada semanalmente no Instagram @estacaodasartes.ce.
Serviço
Estação Férias
Dias 1º a 3 de dezembro
Acesso gratuito
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Programação
Sexta-feira (1)
Horário de funcionamento do espaço: 17h às 22h – Último acesso 21h30
19h30 – João Bandeira & Forró do Mestre
22h – Encerramento das atividades
Acesso: Gratuito
Classificação indicativa: 18 anos
Sábado (2)
Horário de funcionamento do espaço: 17h às 22h – Último acesso 21h30
17h30 – DJ Alan Morais
20h – Di Melo
22h – Encerramento das atividades
Acesso: Gratuito
Classificação indicativa: 18 anos
Domingo (3)
Horário de funcionamento do espaço: 9h às 16h
9h às 16h – Feira Mais Vinil*
9h às 11h – DJ Lua Magnética
9h às 12h – Pintura Infantil – Oficina “Oceania, O Mar: Colagem com Formas Orgânicas”, com Iuri Tavares
11h às 16h – Grande Roda de Samba, com Samba do Brown, Theresa Rachel, Belinho e Kildare
Acesso: Gratuito
Classificação indicativa: Livre
*Doe 1kg de alimento não perecível (exceto sal) e ganhe 2 vinis. Os alimentos serão doados para o Projeto Brincando com a Terceira Idade, do Moura Brasil.
Horários de funcionamento:
SEXTA: 17h às 22h
SÁBADO: 17h às 22h
DOMINGO: 9h às 16h