Estação Férias: Di Melo, Felipe Cordeiro, Aldo Sena, Frequência Beatles, entre outras atrações, compõem programação de férias na Estação das Artes

Primeiro fim de semana de dezembro contará com forró de João Bandeira, na sexta, Di Melo, no sábado, e Grande Roda de Samba, no domingo

Depois de mais de um século como ponto de partida, a Estação Ferroviária João Felipe, há quase dois anos ressignificada como Estação das Artes, é um dos principais destinos da cultura nestas férias. De 1º de dezembro de 2023 a 4 de fevereiro de 2024, todos os caminhos levam à Estação, um espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante.

Entre as atrações musicais confirmadas para apresentações no período de férias, estão Di Melo, Ferve e Felipe Cordeiro, Aldo Sena e Carreteira Tropical, Grande Roda de Samba, com Belinho, Kildare, Theresa Rachel e Samba do Brown, além de projetos como A Noite Mais Triste do Mundo, Voyage, Frequência Beatles, Patifaria, Je Treme Mon Amour, Camaleões Selvagens e As Gata Pira.

As quintas-feiras ganham um destaque especial de programação, com espetáculos de artes cênicas, performances e exposições. As sextas receberão festas que já circulam pela cidade, enquanto os sábados de janeiro abrem o circuito pré-carnavalesco no Centro e os domingos reforçam a cultura do samba. Trabalhos selecionados pelo Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes de 2023 integram este calendário gratuito de atividades.

Primeiro fim de semana de dezembro

Na abertura das férias, a Estação recebe o programa Baila Comigo já nesta sexta-feira (1), a partir das 19h30. Quem comanda o som é João Bandeira, que deu início à carreira em 30 de agosto 1963, em Limoeiro do Norte/CE, e teve como inspiração artistas como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Jackson do Pandeiro. O sanfoneiro, cantor e compositor completou recentemente 60 anos de carreira, com uma particularidade: os filhos também são músicos e um deles participará do show na Estação.

No sábado (2), DJ Alan Morais toca rock, soul, MPB e samba-rock, passeando por períodos diversos como a sonoridade setentista, a partir das 17h. Em seguida, às 20h, o pernambucano Di Melo traz à Fortaleza o show mais recente, no qual mistura o repertório de seu aclamado disco de 1975, com sucessos como “Kilariô”, “A vida em seus métodos diz calma”, “Pernalonga” e “Se o mundo acabasse em mel”, além de canções dos últimos álbuns, “O Imorrível” e “Atemporal” e de outros trabalhos.

Com direção musical de Vitoriano e uma banda formada jovens músicos da cidade, como os ex-integrantes da banda Casa de Velho, Plínio Câmara (guitarra), Rami Freitas (bateria) e Marcus Coelho (baixo), o show ainda conta com o percussionista Rossano Cavalcante, o saxofonista Henri Gael, o trompetista Gabriel Trumpet e o próprio Vitoriano nos teclados.

Já o tradicional Domingo na Estação contará com atividades infantis, Feira Mais Vinil e música para todas as idades. A pintura infantil será temática, com a oficina “Oceania, O Mar: Colagem com Formas Orgânicas”, com Iuri Tavares e o auxiliar Jesus Enzo. Nesta ação educativa, as crianças serão convidadas a observar as formas da natureza para extrair seres vivos de papéis coloridos, e também serão instigadas a entender como as diferentes cores interagem, criando contrastes e semelhanças ao serem sobrepostas na colagem.

A Feira Mais Vinil contará com a presença de diferentes expositores e o som da DJ Lua Magnética, trazendo o trabalho Do Quilombo ao Soul, um projeto que narra a história da música preta brasileira por meio da discotecagem. A organização da feira, realizada pela Direct Discos, promove ainda uma ação solidária neste domingo: trazendo 1kg de alimento, uma pessoa pode trocar por dois vinis da curadoria. As doações serão destinadas ao projeto Brincando com a Terceira Idade, do bairro Moura Brasil.

Para fechar o primeiro fim de semana de férias e celebrar o Dia Nacional do Samba, a Estação recebe ainda uma Grande Roda de Samba. A celebração destacará renomados artistas locais. Às 11h, Samba do Brown dará início à festividade com o fino da batucada, contando com a participação especial de Theresa Rachel. Em seguida, às 13h30, Belinho assume o palco, recebendo Kildare para encerrar o dia com autêntico samba raiz.

A programação detalhada das férias será divulgada semanalmente no Instagram @estacaodasartes.ce.

Serviço
Estação Férias
Dias 1º a 3 de dezembro
Acesso gratuito
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação

Sexta-feira (1)
Horário de funcionamento do espaço: 17h às 22h – Último acesso 21h30

19h30 – João Bandeira & Forró do Mestre
22h – Encerramento das atividades

Acesso: Gratuito
Classificação indicativa: 18 anos

Sábado (2)
Horário de funcionamento do espaço: 17h às 22h – Último acesso 21h30

17h30 – DJ Alan Morais
20h – Di Melo
22h – Encerramento das atividades

Acesso: Gratuito
Classificação indicativa: 18 anos

Domingo (3)
Horário de funcionamento do espaço: 9h às 16h

9h às 16h – Feira Mais Vinil*
9h às 11h – DJ Lua Magnética
9h às 12h – Pintura Infantil – Oficina “Oceania, O Mar: Colagem com Formas Orgânicas”, com Iuri Tavares
11h às 16h – Grande Roda de Samba, com Samba do Brown, Theresa Rachel, Belinho e Kildare

Acesso: Gratuito
Classificação indicativa: Livre

*Doe 1kg de alimento não perecível (exceto sal) e ganhe 2 vinis. Os alimentos serão doados para o Projeto Brincando com a Terceira Idade, do Moura Brasil.

Horários de funcionamento:

SEXTA: 17h às 22h
SÁBADO: 17h às 22h
DOMINGO: 9h às 16h