Estreia do bloco Azul de Prata e Baile do Pra Quem Gosta É Bom marcam Pré-Carnaval da Estação das Artes

Azul de Prata, Meu Bloco Litoral promove encontros entre grupos que já realizam a festa Brasil adentro: Bunytos de Corpo (RJ) e As Gata Pira (CE)

“Quando fevereiro chegar/ Saudade já não mata a gente”: o último fim de semana de Pré-Carnaval chega à Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante — com a estreia de Azul de Prata, Meu Bloco Litoral no domingo (4). A programação, entre 1º e 4 de fevereiro, reúne ainda espetáculo do grupo Pavilhão da Magnólia, samba com Dipas e Theresa Rachel e Baile do Pra Quem Gosta É Bom. As atividades são gratuitas.

A programação começa com o espetáculo “Maquinista”, do grupo Pavilhão da Magnólia, nesta quinta (1º). A obra narra a história de um “ator” que entrou para o bando de Lampião após enganar toda uma cidade: Antônio Maquinista, tipo presepeiro, inteligente e bem-parecido, que se dispôs a promover uma apresentação de teatro na cidade de Floresta, Pernambuco, em meados de 1926. O trabalho nasceu a partir do texto “Maquinista”, de Astier Basílio, e transita entre dramaturgia, música e dança. Fundado há 18 anos, o Pavilhão da Magnólia acumula cerca de 1.200 apresentações em mais de 80 cidades.

Logo após, ainda na quinta-feira, a Estação das Artes recebe a programação da Conferência Temática Cultura e os Povos do Campo, Águas e Florestas, realizada pelo Ministério da Cultura com apoio da Secult Ceará. O evento debate as políticas públicas culturais voltadas aos povos e comunidades tradicionais, camponesas e originárias. A noite encerra com apresentações do cantador e violeiro Pereira da Viola e o Côco da Mestra Maria de Tiê. A atividade conta com arrecadação de alimentos para o programa Ceará Sem Fome.

Na sexta-feira (2), a noite começa com a discotecagem em vinil da DJ Lua Magnética com o projeto Do Quilombo ao Soul. A iniciativa apresenta um recorte histórico de músicas feitas pelo povo negro e para o povo negro, como canto de terreiro, samba, partido alto, samba-rock, samba-soul e música soul que teve berço em São Paulo e Rio de Janeiro com as equipes de som e as tertúlias que chegaram até Fortaleza nos anos 1970 e 1980. A artista pesquisa música brasileira desde 2015.

Em seguida, é a vez da sonoridade do artista Dipas. “Batuque do Dipas” teve início no ano de 2018 e consiste na experimentação e pesquisa de um repertório em samba, que caminha entre sambas tradicionais e modernos, além de um trabalho autoral. A trajetória do artista na música é marcada pelo projeto “Filho de Manicure”, seu primeiro álbum, lançado em setembro de 2014. A convidada de honra desta edição é a cantora, violonista e compositora Theresa Rachel, que comanda o projeto “Samba da Theresa”.

De sexta (2) a domingo (4), Restaurantes São Francisco, Espetinhos dos Sonhos, Cozinha do Frei, Ajeum de Oyá, Petiscos da Citron e Cervejaria Brauhaus compõem os sabores do Mercado AlimentaCE.

Baile do Pra Quem Gosta É Bom

O último fim de semana de Pré-Carnaval na Estação das Artes chega com um dos blocos mais queridos da cena fortalezense: Pra Quem Gosta É Bom. Criado em junho de 2017 com objetivo de colaborar com a pluralidade do carnaval de rua de Fortaleza, o grupo traz um repertório único e vibrante para colorir a Gare.

O Baile do Pra Quem Gosta É Bom se inicia com a DJ Julyanna, integrante do bloco, que assume o som a partir das 15h. Em seguida, o bloco Pra Quem Gosta É Bom realiza a primeira parte de sua apresentação. A DJ volta no intervalo e, até 20h30, a Estação das Artes ferve com as melhores músicas carnavalescas.

A entrada será por ordem de chegada e, após atingir a capacidade máxima do evento (1.500 pessoas), a saída do equipamento não garante retorno, sendo necessário voltar à fila.

Azul de Prata, Meu Bloco Litoral

Em 2024, a Estação das Artes entra no clima carnavalesco com a estreia de Azul de Prata, Meu Bloco Litoral. A proposta é promover encontros entre grupos que já realizam a festa Brasil adentro, intercambiando experiências foliãs. O nome do bloco é inspirado em um trecho da canção Flor da Paisagem, dos compositores Fausto Nilo e Robertinho do Recife: “Azul de prata, meu litoral”.

A primeira apresentação pública acontece no Domingo na Estação (4), um domingo antes do carnaval, com a reunião dos blocos Bunytos de Corpo (RJ) e As Gata Pira (CE). A ideia é que as pessoas possam vir com roupas e acessórios azul e prata, em clima de celebração.

O Bunytos de Corpo desembarca do Rio de Janeiro na Gare da Estação das Artes. Conhecido no universo carnavalesco como um bloco LGBTQIA + que levanta a bandeira da diversidade, o grupo aposta na estética dos anos 1980, com coreografias divertidas, roupas de ginástica e diversas brincadeiras. O bloco faz uma crítica irreverente do culto ao corpo, desconstruindo arquétipos estéticos padronizados, encenando de modo criativo os rituais e coreografias de ginástica criando um espaço onde todas as pessoas são “Bunytes”, independentemente de gênero, raça, ou idade, celebrando a libertação dos corpos.

Já o bloco As Gata Pira é um antigo conhecido da folia cearense. O grupo nasceu em 2012, num contexto de reafirmação do Carnaval na cidade. A ideia do bloco é estreitar novamente a relação do fortalezense com o Centro e, no reencontro na Estação das Artes, as cantoras Natasha Faria, Paula Tesser e Soledad Brandão comandam a festa com arranjos e performances inusitadas.

Para abrir a programação, a atividade Estação Arte na Pele – Pintura Facial para Crianças começa às 9h, conduzida pelos oficineiros Valdênia Araújo e Iuri Tavares. A pintura facial permite a transformação criativa de si mesmo, com cores, símbolos e desenhos. Em seguida, é a vez do Coletivo FusCirco com o espetáculo “A Risita” (Parceria Sesc), repleto de palhaçaria popular, música, malabarismo e equilibrismo.

No domingo, a Feira Agroecológica do Mercado AlimentaCE recebe a cooperativa Caroá.

Serviço

Estação Férias | Pré-Carnaval
Dias 1º a 4 de fevereiro
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Acesso gratuito
Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas em recipientes
de vidro, cooler, bolsa térmica e similares.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Quinta, 1º
Horário da programação: 19h às 22h. Último acesso às 21h30.

Espetáculo “Maquinista”, com grupo Pavilhão da Magnólia
Conferência Nacional Temática de Cultura dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas, com Pereira da Viola e Coco da Mestra Maria de Tiê

Obs: Traga um 1kg de alimento e doe para o programa Ceará sem Fome

Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: 18 anos.

Sexta, 2
Horário da programação: 17h às 22h. Último acesso às 21h30.

DJ Lua Magnética
Dipas convida Theresa Rachel

Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: 18 anos.

Sábado, 3
Horário da programação: 15h às 21h. Último acesso às 20h30.

DJ Julyanna
Baile do Pra Quem Gosta É Bom

Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: 18 anos.

Domingo, 4
Horário da programação: 9h às 16h.

Domingo na Estação

Estação Arte na Pele – Pintura Facial para Crianças
Espetáculo “A Risita”, com Fuscirco (Parceria Sesc)
Azul de Prata, com Bunytos de Corpo e As Gata Pira

Acesso gratuito.
Entrada sujeita à capacidade do espaço.
Classificação indicativa: Livre